Limão taiti é o tipo de limão usado na brasileiríssima caipirinha

Inicio » Agricultura » Limão taiti é o tipo de limão usado na brasileiríssima caipirinha
14/05/2019 Por
Limão taiti é o tipo de limão usado na brasileiríssima caipirinha

O limão taiti é um dos mais consumidos no Brasil

O limão Taiti, ou lima ácida “tahiti”, é o tipo de limão mais popular no Brasil. Se caracteriza por ser uma uma das espécies de frutas cítricas de maior precocidade, ou seja, cuja árvore começa a produzir frutos em pouco tempo.

O limão taiti tem algumas particularidades, entre elas o fato de ser consumido verde. Além disso, é o limão menos ácido.

O que é limão taiti?

O limão taiti é um fruto da família dos citros, a qual também pertencem a laranja, a tangerina, o pomelo e outros tipos de limão, como o galego. É uma variedade híbrida, resultante do cruzamento do limão siciliano com a lima da pérsia.

Diferentemente do limão siciliano, possui uma casca mais fina, o que o torna facilmente identificável nas feiras e supermercados. Além disso, o fruto dificilmente tem sementes. No entanto, quando elas aparecem são muito poucas, com formato mais arredondado.

É bastante suculento e produz volume considerável de suco, por isso é muito usado no preparo de limonadas e drinks como a caipirinha, principalmente no Brasil.

Origem do limão

Os limões, assim como outros frutos cítricos como as limas e laranjas tem origem na Ásia, em sua maioria. As espécies silvestres de limoeiros eram simplesmente arbustos que se espalhavam espontaneamente nos campos compreendidos entre Índia e o sudeste do Himalaia. Nesta região, a propósito, ainda é possível encontrar variedades silvestres e primitivas do limão.

Origem do limão taiti

Nas Américas, por sua vez, este fruto foi trazido pelos primeiros conquistadores portugueses e espanhóis, no século XVI.
Estima-se que os primeiros pomares cultivados foram de limão siciliano (citrus limon). No entanto, essa é uma variedade mais adequada aos climas mais frios e secos, por isso apresenta dificuldades para se desenvolver em clima tropical, ou seja, quente e úmido. Exatamente como o da maior parte do Brasil.

Por esse motivo, o país precisou desenvolver variedades mais adaptadas ao seu clima e solo. A origem do limão taiti no restante do mundo não tem explicação precisa, mas acredita-se que o fruto tenha sido introduzido no Brasil a partir do século XVII, vindo do Mediterrâneo.
Atualmente, ele o tipo de limão mais popular e consumido por aqui.

Diferença entre limão e lima ácida

Tanto o limão taiti quanto o limão galego, outro tipo amplamente consumido no Brasil, não são considerados limões. Esses cítricos, na verdade, são classificados como limas ácidas.

O limão siciliano, por sua vez, é o único chamado de limão verdadeiro. maior que o limão taiti e coberto por uma casca amarela, o siciliano é a espécie mais consumida na Europa e nos Estados Unidos.

Os limões e as limas ácidas se diferem sobretudo pelo tamanho e pela acidez, sendo que os primeiros apresentam um sabor um pouco menos azedo e mais suave. Embora mais azedas, as limas ácidas são melhores para fazer suco, pois rendem um volume maior de caldo.

Produção de limão taiti

Atualmente, o Brasil é um dos mais importantes produtores mundiais de limão, especialmente do limão taiti. Este fruto é muito procurado pelo mercado consumidor brasileiro. Por essa razão, sua importância comercial é significativa. O cultivo do limão Taiti é, portanto, fonte de renda quase certa para o produtor rural.

Entre os estados brasileiros que investem na produção do limão taiti, São Paulo é o maior produtor, representando quase 70% do total da safra nacional. O Rio de Janeiro, segundo colocado, aparece bem atrás, com uma oferta da ordem de 8%. Os limoeiros dão frutos durante quase todo o ano.

Benefícios do limão taiti

O limão, como se sabe, é uma excelente fonte de vitamina C, conhecida por seus benefícios à saúde e também à beleza. Esta vitamina age, por exemplo, contra os radicais livres, que causam envelhecimento precoce. Além disso, contribuem para a renovação celular.

Entre outros benefícios, o limão também serve como antibactericida e antiviral, ajuda na digestão, combate vermes, ajuda no combate ao estresse, à ansiedade e a depressão.

Conheça alguns benefícios do limão taiti:

  • É rico em fitonutrientes com propriedades antibióticas, agindo então como um antiinflamatório natural;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Ajuda a prevenir e combater o câncer;
  • Ajuda a controlar os níveis de colesterol ruim no organismo;
  • Protege contra a rinite reumatoide;
  • Melhora a digestão;
  • Combate a gengivite e mau-hálito;
  • Atua como um diurético natural

Limão taiti emagrece?

A perda de peso está relacionada a uma dieta equilibrada e à prática de exercícios. No entanto, há quem adote a ingestão de um copo de água morna com limão em jejum como uma das medidas para emagrecer.

Não há uma prova definitiva, mas especialistas também defendem o consumo da água com limão porque hidrata o corpo e ajuda a melhorar a digestão e controlar a acidez estomacal.

Na verdade, o suco de limão pode ser um bom coadjuvante para a redução de peso porque possui uma grande quantidade de fibra pectina, que auxilia o organismo contra a fome compulsiva.

Portanto tomar de suco de limão espremido em água pode ser, sim um remédio facilitador da perda de peso.

Limão taiti

Uso do limão taiti

O suco do limão taiti in natura é usado não apenas na culinária, mas como um agente de limpeza. Muitas pessoas substituem os produtos químicos pelo suco de limão para remover gordura de utensílios de cozinha, por exemplo. O limão taiti é conhecido por ser usado na produção da famosa caipirinha, uma bebida tipicamente brasileira.

É muito utilizado também na produção de suco concentrado. A indústria de suco utiliza apenas 40% a 50% do fruto, enquanto o restante é considerado resíduo industrial.

Esses resíduos, entretanto, contém pectina, vitamina C e fibras, por isso são reaproveitados como matéria-prima para as indústrias alimentícia, farmacêutica e de rações.

Além disso, o óleo essencial da casca deste limão é altamente valorizado, com uso amplo na indústria farmacêutica e de refrigerantes.

Limão taiti na culinária

O limão taiti não é tão usado na culinária mundial quanto o limão siciliano, mas é um fruto igualmente versátil e saboroso. No Brasil, ele faz parte de diversas receitas.

A acidez do limão taiti pode ser usada, por exemplo, para “cozinhar” o peixe sem calor, em um prato peruano conhecido como “ceviche”. Você também pode usá-lo no preparo de marinado para frango, peixe e porco, além de destacar o sabor de outros pratos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo