Fontes de energia e as possibilidades da produção de eletricidade

Inicio » Meio Ambiente » Fontes de energia e as possibilidades da produção de eletricidade
25/03/2019 Por
Fontes de energia e as possibilidades da produção de eletricidade

Fontes de energia e a alta produção de eletricidade

O período pré e pós industrial foi altamente importante para o desenvolvimento das fontes de energia em todo o mundo. Elas foram desenvolvidas e aplicadas conforme as necessidades humanas foram surgindo, sendo aprimoradas constantemente.

Atualmente, existem diversas opções de fontes de energia que garantem a produção de eletricidade, sejam elas renováveis ou não. Elas permitem que todas as atividades cotidianas sejam realizadas, seja para afazeres simples até cuidado com animais, plantas, entre outros.

Usinas de fontes de energia

O que são fontes de energia?

Fontes de energia consistem em matérias primas que produzem energia de forma direta e indireta, com o intuito de dar movimento à máquinas, indústrias, transportes, agricultura, residências e comércios. Podendo ser ou não renováveis, elas podem ser tanto naturais quanto artificiais. Petróleo, luz do sol, carvão, vento, alimentos e água de oceanos e rios são alguns exemplos.

Energia é definida pela capacidade de produzir trabalho. No entanto, ao longo da história da humanidade o homem teve evolução significativa na sua capacidade de trabalhar e de desenvolver-se. Ou seja, ao longo dos anos fez-se necessário que o homem evoluísse em relação à busca de fontes de energia para que o trabalho fosse realizado.

Com o surgimento da indústria, o carvão mineral foi a fonte básica até meados do século XIX. Quando queimado, era responsável por liberar grande quantidade de calor que aquece a água, possibilitando que este calor proporcionasse movimentação das máquinas à vapor, muito utilizadas na produção e no transporte.

Após o carvão, o petróleo passou a ser a principal fonte de energia para dar movimento às máquinas, com motores de combustão interna. Além disso, serviu como combustível para as primeiras usinas que geravam eletricidade. E, então, já no século XX, a eletricidade passou a servir como fonte de energia utilizada pela sociedade e pelos serviços industriais.

Fontes de energia renováveis

Fontes de energia renováveis são tipos de fontes que dependem de recursos não esgotáveis, ou seja, recursos que se mantêm ativos por um período de tempo indeterminado. Os principais recursos são naturais, reparados pela natureza, como a água, o vento e a radiação solar. Pode-se dizer que é uma fonte de energia limpa.

Essas fontes são inesgotáveis primeiramente por se renovarem, como, por exemplo, as fontes obtidas através da queima de vegetais que podem ser replantadas. O segundo motivo é o pelo fato de que nunca deixarão de existir, como água, o vento e o calor solar.

As vantagens principais destes tipos de energia estão associadas a natural e constante renovação, não têm tendência para o esgotamento e nem pela emissão de gases pertencentes ao efeito estufa. Além disso, age em contribuição para a prevenção do aquecimento global.

Tipos de energias renováveis

Fontes de energia solar

Os tipos de fontes de energia renováveis são:

  • Energia solar: a fonte de energia solar é caracterizada pelo uso da radiação solar que é emitida sobre o planeta. Além de ser inesgotável, é uma das mais potentes devido a grande quantidade de radiação diariamente. A principal questão está no aproveitamento dela para a geração de eletricidade. Pode ser dividida em fotovoltaica (placas que convertem a radiação em energia elétrica) e térmica (aquecem o ambiente e a água).
  • Energia eólica: a fonte de energia eólica é caracterizada pelo uso da força gerada pelos ventos e por não espalhar poluentes no ar. Cataventos são usados em grandes usinas eólicas, principalmente em regiões que as massas de ar são movimentadas intensa e constantemente.
  • Energia hidroelétrica: a fonte de energia hidroelétrica faz uso da água dos rios e oceanos para que a eletricidade seja produzida. No Brasil, por exemplo, ela é empregada por usinas responsáveis de fazer a transformação de energia hidráulica em eletricidade.
  • Energia da biomassa: fonte de energia da biomassa é caracterizada pelo uso de matéria orgânica que não é fóssil. A biomassa pode ser utilizada para a produção de energia e a queima. Sua grande vantagem é a disponibilidade dos materiais, como restos agrícolas e a possibilidade de cultivo, como a cana de açúcar.
  • Energia geotérmica: a fonte de energia geotérmica faz uso do calor do interior do planeta Terra, principalmente em regiões que as temperaturas são elevadas. A eletricidade é gerada pela aplicação da água no subsolo através de tubos. A água é evaporada e conduzida para as turbinas, gerando movimentação do gerador.
  • Energia oceânica: a fonte de energia oceânica faz utilização da água de mares, pelo uso das ondas e da energia proporcionada pelas marés. A água faz com que as turbinas ativem os geradores de energia.

Fontes de energia não renováveis

As fontes de energia não renováveis são aquelas em que fazem a utilização de recursos que não podem ser reaproveitados e que são esgotáveis. Esses tipos de fontes estão ligadas aos debates sobre extração e comercialização das matérias primas utilizadas.

As matérias primas utilizadas não são reutilizáveis, cultiváveis e nem encontradas caso venham a ser extintas. Dessa forma, os exemplos de fontes de energia não renováveis são:

  • Petróleo: é a principal matéria prima e uma das principais fontes de energia no mundo. Sua utilização é muito comum em meios de transporte, fabricação de produtos (como o plástico). Tem alto poder econômico e político. Embora algumas empresas estejam optando por biocombustíveis, já o petróleo pode liberar alguns poluentes na atmosfera.
  • Carvão mineral: é a segunda fonte de energia mais utilizada mundialmente. Sua propagação se deu após o período de revoluções industriais. Antigamente era muito utilizada como combustíveis para trens e em algumas usinas de termelétricas.
  • Gás natural: mistura de propano, butano, etano e metano. Passa pelo mesmo processo de constituição do petróleo. É uma das matérias primas que menos poluem o meio ambiente, por isso é muito utilizado em usinas termoelétricas. Seu transporte possui uma maior facilidade e não tem necessidade de armazenamento.
  • Xisto betuminoso: é um recurso natural muito encontrado em regiões com rochas sedimentares. Após aquecido, seu óleo é utilizado para a geração de energia. No entanto, é pouco produtivo e eficiente.
  • Energia nuclear: é realizada por meio dos átomos de urânio. Com a separação de seu núcleo, ele libera alta quantidade de energia, possibilitando a produção de eletricidade.

Fontes de energia no Brasil

Fontes de energia: água de rios

O Brasil tem intensificado a busca por fontes de energia alternativas. O intuito é diminuir a grande dependência que possui em relação ao petróleo. Além disso, visa a redução da poluição e dos impactos ambientais.

Dessa forma, uma dessas alternativas foi a utilização do álcool como fonte de energia – a gasolina. Obtida através da cana de açúcar, seu uso expandiu após a crise do petróleo.

Portanto, a utilização da energia eólica e solar tem sido mais desenvolvida como fontes de energia. Assim como a energia hidráulica, que é a fonte mais explorada atualmente.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo