Mel de laranjeira é natural e uma ótima opção gastronômica

Inicio » Agronegócio » Mel de laranjeira é natural e uma ótima opção gastronômica
25/03/2021 Por
Foto: OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Mel de laranjeira é natural e uma ótima opção gastronômica

Existem diferentes tipos de mel, produzidos com o néctar de diferentes plantas. Neste artigo, vamos falar sobre o mel de laranjeira, bastante conhecido na região sudeste do Brasil.

Antes de mais nada, é importante entender o quanto o mel contribui para o agronegócio brasileiro. O país é um grande produtor do alimento, estando entre os 10 maiores produtores no mundo. Além disso, está no Brasil o melhor mel do mundo, produzido no Estado de Santa Catarina; e o mel de laranjeira não poderia ficar de fora deste artigo.

O último dado da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do IBGE, mostra que o Brasil produziu quase 46 mil toneladas de mel, vindo de um aumento crescente na produção desde 2015. Portanto, vamos conhecer sobre a produção do mel de laranjeira e descobrir mais sobre os produtos que saem do Brasil para conquistar o restante do mundo.

O que é mel de laranjeira?

O mel de laranjeira é considerado bastante especial para o paladar brasileiro. Ele é produzido a partir do néctar das flores de laranjeira. As abelhas, que produzem esse mel, têm suas colmeias com acesso à cultura da laranja, visitando flores específicas e produzindo o alimento.

Nesse sentido, ele ganha características próprias, já que as propriedades da laranjeira influenciam até na cor e sabor do mel. A textura do mel de laranjeira é mais leve se comparada aos demais tipos do alimento. Além disso, sua coloração é mais clara e seu sabor tem um leve sabor cítrico.

mel de laranjeira e mel de abelha no pote

Conheça as propriedades do mel de laranjeira

A flor de laranjeira, por si só, já possui benefícios para o nosso organismo. Quando as abelhas se alimentam do néctar dessas flores, muitas dessas propriedades permanecem na produção do mel.

O mel de laranjeira, assim como os demais tipos de mel, é um alimento. Apesar de muitas pessoas acreditarem que se trata de um medicamento, não é. Na verdade, ele é um alimento bastante indicado para adoçar as refeições, já que é um adoçante natural.

Além disso, o mel de laranjeira também atua como um regulador de intestino e facilita o processo digestivo. O alimento tem bastante açúcares naturais em sua composição, então também se trata de um ingrediente que oferece bastante energia na rotina das pessoas.

Importância do mel para a culinária brasileira

O mel é considerado tão especial que até um dia só pra ele já existe no calendário. Dia 17 de março é comemorado o Dia Nacional do Mel. Ou seja, uma data que tem o objetivo de ressaltar a importância do alimento em todo o país.

Atualmente, o mel produzido no Brasil tem grande procura no exterior e acaba sendo exportado. No entanto, o incentivo à utilização do alimento na culinária é constantemente reforçado por profissionais da nutrição.

O mel é natural, saudável e nutritivo. Por isso, deve ser um grande aliado na gastronomia, fortalecendo o consumo dos produtos brasileiros e dando mais sabor para os pratos. Já pensou uma deliciosa fatia de bolo de fubá com um fiozinho de mel de laranjeira para complementar? Uma receita que parece cheia de sabor e com a cara do Brasil.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo