Néctar é substância de vegetais que destaca grande utilidade para animais

Home » Agronegócio » Néctar é substância de vegetais que destaca grande utilidade para animais
24/10/2019 by
Néctar é substância de vegetais que destaca grande utilidade para animais

Néctar é adoçante natural que pode ser encontrado em forma de substância líquida em vegetais

O néctar é uma substância muito associada ao pólen, ou seja, ao produto que as abelhas utilizam para produzir a geleia que servirá de alimento para as operárias e a rainha da colmeia. No entanto, as substâncias não são a mesma coisa, já que existem algumas diferenças significativas entre elas; incluindo o fato de o néctar ser rico em açúcares e carboidratos.

O néctar é, ainda, muito associado aos sucos, tendo em vista que em alguns casos a polpa de frutas é chamada por este nome. Contudo, uma das formas pela qual o termo é mais conhecido é significando algo muito delicioso e saboroso: um néctar dos deuses.

néctarO que é o néctar?

O néctar é uma substância aquosa expelida por vegetais por meio de glândulas. Geralmente, sua composição é rica em açúcares. Mas, comumente associamos o produto a polpa extraída das frutas, o que é um erro, já que o néctar da fruta é diferente do extraído de vegetais.

O nome associado à fruta é uma espécie de suco que foi diluído em água, e ainda passou por uma alta adição de açúcar. Nos produtos em caixinhas, a substância pode ser encontrada em teores que variam entre 20 e 50%. Isso porque o produto feito a partir da fruta foi uma maneira encontrada para deixar os preços dos sucos mais acessíveis.

Existe ainda o néctar de agave, que é, na verdade, um adoçante feito a partir de uma planta de mesmo nome.

néctar

O néctar na mitologia e sua simbologia

A substância é, ainda, lembrada na mitologia greco romana sob o nome de néctar dos deuses. Isso porque ele se referia a uma bebida ou comida que tinha o poder de remeter à boas lembranças; e somente os deuses do Olimpo podiam consumi-lo e desfrutar do seu sabor.

Ele é também muito importante para religiões como o hinduísmo, o budismo e o taoismo. Para estas escolas religiosas, a substância esta associada a sabedoria, ao espírito que foi iluminado, à cura e à renovação da vida.

Conforme citado anteriormente, no Brasil, o nome é mais conhecido por ser associado ao significado de algo muito saboroso; e existe, inclusive, um doce que foi batizado com esse nome, feito a partir de creme de leite, leite condensado, chocolate e ovos.

Néctar de agave

Ainda não se sabe ao certo se o néctar de agave traz malefícios ou benefícios para o organismo. No entanto, algumas pesquisas demonstram que o seu consumo exagerado pode ser mais prejudicial que o do açúcar. Logo, utilizá-lo como adoçante não é uma alternativa tão saudável quanto se imagina.

néctar

Esse tipo de extrato é retirado de uma planta chamada de Agave, de origem mexicana. Na região, os povos nativos costumavam se reunir para tomar um líquido denominado “Aguamiel“, produzido por meio de diversas variedades da planta.

Além disso, o agave era presente em outras celebrações; isso porque possui uma seiva de fácil extração e o potencial adoçante do seu néctar pode ser considerado maior que o do próprio açúcar.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo