Melão croá é um fruto da Amazônia com cerca de 12cm de diâmetro

Inicio » Agricultura » Melão croá é um fruto da Amazônia com cerca de 12cm de diâmetro
12/10/2020 Por
Melão croá é um fruto da Amazônia com cerca de 12cm de diâmetro

Melão croá é altamente saboroso e possui diversos benefícios nutricionais. Doce e rico em diversas vitaminas, principalmente Vitamina C, o melão croá é o responsável por aliviar dores de garganta e trazer diversos benefícios à saúde. Conhecido também como melão salsicha ou melão mortadela, causa grande estranheza por conta de seu tamanho.

Mesmo assim, é considerado uma fruta um tanto quanto rara. Por isso, o melão croá é muito valorizado por quem o encontra ou por quem o planta. Para saber mais sobre o plantio, lucros e demais características dessa espécie, confira o artigo!

Melão croá

O que é melão croá?

Melão croá é conhecido cientificamente como Sicana odorifera ou, popularmente, como melão roxo. É altamente famoso por conta das incríveis vitaminas e propriedades que possui. É um dos melões mais polêmicos, já que promete auxiliar no tratamento de doenças de sério quadro.

Além disso, o melão croá é, na verdade, uma trepadeira rasteira e de rápido crescimento. É muito comum vê-lo em muros, tetos ou árvores. Suas folhas não possuem grandes diferenciais, apenas são irregulares e simples.

Produção de melão croá

Entre todos os tipos de melão, o que mais desperta a curiosidade é o melão croá. Fruto que não exige uma grande quantidade de cuidados, cresce rapidamente e é altamente procurado para plantio.

Logo, há uma grande quantidade de pessoas procurando-o para consumo, mas não há plantio suficiente para atender toda a demanda. Logicamente, existem agricultores que dedicam a vida ao plantio de diversas frutas, inclusive o melão croá.

Infelizmente, muitos não sabem da grande quantidade de pessoas que procura esse tipo de melão para consumo. Seja por falta de uma pesquisa aprofundada ou simplesmente por direcionar o foco para outros produtos, com isso, perde-se uma grande chance de se promover com a fruta.

Afinal, por conta dos benefícios do melão croá, a fruta que até alguns anos atrás possuía uma existência quase imperceptível, hoje em dia está extremamente em alta. Por conta disso, os profissionais que estão se dedicando a produzir a fruta estão percebendo um ótimo retorno.

Uma das características da fruta que ainda a faz ser tão lucrativa é justamente o fato de possuir um aroma intenso e agradável. Esse aroma lembra muito a maçã e o maracujá, o que faz com que a fruta tenha uma aparência altamente suculenta.

Melão croá

Exportação do melão

A China, o maior consumidor de melão do mundo, visa oficializar o Brasil como o fornecedor oficial de melões, logicamente incluindo o melão croá. É uma forma altamente satisfatória de aumentar os lucros de agricultores que possuem a planta para comercialização.

Caso nosso país consiga 1% de vendas de melão para a China, a produção e venda duplicaria em pouco tempo, trazendo um lucro altamente satisfatório para o país e com uma maior possibilidade de expandir a fruta para locais onde o consumo não é tão grande ainda.

Afinal, por conta de se tratar de um país tropical, o Brasil possui um consumo e uma produção muito grande de frutas em geral, principalmente os melões. Com isso, a cultura do consumo saudável de fruta pode se espalhar.

Assim, o melão croá pode ter seus benefícios e propriedades medicinais espalhadas para pessoas do mundo todo que possuem a necessidade de aliviar sintomas de doenças cancerígenas, diminuir miomas, aumentar imunidade e demais propriedades benéficas.

Logo, tem-se ainda a esperança de que a produção da fruta chegue a muitos outros países e continentes, independente de seu consumo já ser popular ou não.

Propriedades medicinais do melão croá

Uma coisa que muitas pessoas não sabem é que o melão croá tem um nível muito grande de vitamina e propriedades altamente curativas para a saúde, muito maior até que os outros melões. Suas propriedades medicinais deixam qualquer pessoa extremamente curiosa para consumi-lo.

Afinal, entre suas maiores propriedades, é possível encontrar:

  • Cálcio;
  • Caroteno;
  • Fósforo;
  • Fibra;
  • Niacina;
  • Tiamina;
  • Vitamina C.

Além disso, é uma fruta muitíssimo consumida para eliminar vermes e melhorar o trânsito intestinal. Além disso, por conta de ser dotado de Vitamina C, é uma fruta que fortalece o sistema imunológico.

Logo, com tantos benefícios para a saúde, o suco de melão croá é indicado para ser consumido uma vez ao dia, preferencialmente em jejum, pela manhã. Quando consumido dessa forma, o organismo está limpo e pronto para absorver todos os nutrientes do suco.

Dessa forma, o suco de melão croá emagrece, desincha e diminui a vontade por doces, massas e demais alimentos com uma grande quantidade de farinhas e demais ingredientes que estufam e causam uma grande dependência.

Também é muito utilizado melão croá para miomas e para aumentar a libido. Para isso, basta adicionar uma xícara do melão croá picado, dois talos de aipo picado e água suficiente para virar um suco. Tome imediatamente, porém, evite o uso se estiver grávida.

Melão croá

Como plantar melão croá?

Muitas pessoas se perguntam como plantar melão croá e sentem-se receosas na hora de cultivá-lo. O fato é que a fruta não necessita de uma atenção exacerbada, já que é de facílima adaptação e pode ser cultivada tranquilamente em climas tropicais, temperados e subtropicais também.

Indica-se sempre adubar o solo com composto orgânico duas vezes ao ano, sendo uma vez no início de outubro e a outra no final de dezembro. As sementes devem ser retiradas dos frutos maduros, despolpadas em água e secas no sol por até 4 horas.

As sementes que estiverem secas e limpas podem ser armazenadas em frascos de vidro escuro por até 5 anos ou mais. Caso ache mais fácil, procure as sementes já prontas para vendas ou a muda pronta para plantio.

Essa espécie de melão é uma ótima alternativa para quem procura sempre se alimentar pensando nos benefícios que seu corpo pode receber. A saúde, hoje em dia, é o bem mais precioso do ser humano e, justamente por isso, o melão desse tipo é tão procurado.

Além disso, o melão croá prova que é perfeitamente possível ter lucro e saúde ao mesmo tempo. Com tantas pessoas procurando a fruta para consumi-la, é normal que haja muito mais saúde e a economia consiga dar uma guinada satisfatória para os produtores e demais profissionais.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo