Toranja, também chamada de grapefruit, é uma fruta cítrica híbrida

Inicio » Agricultura » Toranja, também chamada de grapefruit, é uma fruta cítrica híbrida
22/04/2020 Por
Toranja, também chamada de grapefruit, é uma fruta cítrica híbrida

Argentina é a maior exportadora de toranja para o Brasil

A toranja é deliciosa, refrescante e cheia de nutrientes. O melhor de tudo é que atualmente elas estão cada vez mais populares.

No Brasil, é possível encontrá-las em supermercados devido à exportação argentina de toranja.

toranja

O que é toranja?

Toranja é uma árvore cítrica subtropical conhecida por suas frutas azedas a semi doces. De fato, o fruto é um híbrido originário de Barbados, sendo considerado um cruzamento acidental entre duas espécies: a fruta laranja e o fruto pomelo.

Quando foi encontrada pela primeira vez, essa curiosa fruta recebeu o nome de “fruto proibido”. Atualmente, é conhecida como uma das “Sete Maravilhas de Barbados”.

Em suma, a toranja vem em várias cores, entre elas rosa, vermelho, branco e dourado. O seu nome, “toronja” ou “toranja”, é derivada de turanj, o equivalente persa para o termo árabe, onde aparece como turünjâ.

No Brasil, a fruta é também reconhecida e chamada pelos nomes de:

  • laranja melancia;
  • laranja romã;
  • pamplemussa;
  • laranja vermelha;
  • jamboa;
  • laranja moro.

A toranja tem 92% de água a mais do que praticamente qualquer outra fruta, o que é, sem dúvida, uma porcentagem elevada. De acordo com um estudo do instituto de sabores e aromas de Chicago, os homens acreditam que as mulheres se sentem até seis anos mais jovens do que realmente são quando sentem o cheiro de toranja.

Grapefruit

A grapefruit, como também é conhecida internacionalmente, não foi cunhada assim até o século XIX. Afinal, foi somente nessa época que um fazendeiro jamaicano deu o nome pelo qual conhecemos a fruta hoje.

O nome grapefruit, por sua vez, apareceu inicialmente em uma obra do botânico John Lunan, em 1814, chamada Hortus Jamaicanensis.

Contudo, botanicamente falando, a toranja não foi distinguida do pomelo até a década de 1830. De fato, foi nesse período que o fruto recebeu o nome científico de Citrus paradisi.

Mas os mistérios sobre esse “fruto proibido” perduraram por mais um século. Isto é, suas verdadeiras origens não foram determinadas até a década de 1940. Por isso, o nome oficial da fruta foi alterado novamente.

Apesar de sua “descoberta” em 1814, e fruta se tornou popular apenas a partir do final do século XIX. Antes disso, a espécie era cultivada apenas como uma planta ornamental.

Benefícios da toranja

Sem dúvida, a toranja tem muitos elementos nutritivos. Por exemplo, ela é uma excelente fonte de vitamina A (na forma de carotenoides) e vitamina C. Além disso, a grapefruit também é uma boa fonte de ácido pantotênico, cobre, fibra, potássio, biotina e vitamina B1. O fruto também contém fitoquímicos, incluindo limonoides e licopeno.

toranja

Os benefícios da toranja para a saúde incluem:

  • Perda de peso;
  • Fortalecimento da saúde cardíaca;
  • Diminuição do risco de câncer;
  • Aumento do sistema imunológico;
  • Aumento no controle do diabetes;
  • Diminuição no nível do colesterol;
  • Regularização do trato digestivo saudável.

Além disso, o fruto também fornece benefícios para uma pele saudável e melhorias para memória e cognição. A toranja está ainda associada com a prevenção de condições neurodegenerativas e diminuição do risco de derrame em mulheres.

Suco de toranja

Apesar de angariar inúmeros benefícios e vantagens nutritivas à saúde, a toranja deve ser consumida com extremo cuidado. Afinal, tanto o fruto quanto o suco de toranja tendem a ter diversas interações com medicamentos, frequentemente aumentando a potência efetiva dos compostos.

O efeito da toranja e do suco de toranja em relação à absorção do medicamento foi originalmente descoberto em 1989. No entanto, o efeito só se tornou divulgado após ser responsável por várias mortes devido à overdose de medicamentos.

Por conta desse conflito causado pela fruta, é indicado que ela não seja combinada com quimioterapia, remédios imunossupressores, medicamentos psiquiátricos e para colesterol alto. Além disso, os pacientes que tomam medicamentos para doenças cardíacas devem conversar com seu médico ou farmacêutico antes de consumir toranja ou qualquer fruta cítrica.

Como cultivar toranja?

  • Clima

Sem dúvida, a influência exercida pelo clima da longevidade e vigor dos frutos cítricos é expressiva. Afinal, ele determina tanto a quantidade quanto a qualidade das frutas. No que diz respeito às toranjas, climas amenos garantem um melhor desenvolvimento.

Isto é, o cultivo é indicado para regiões onde há boa distribuição de chuva, com regimes pluviais de aproximadamente mil e duzentos milímetros por ano. A coloração da polpa e da casca são beneficiadas pelo cultivo em climas de temperaturas baixas, além de maximizar os teores de ácidos e açúcares.

Embora a toranja possa ser cultivada em temperaturas mais altas, os frutos não atingem seu potencial de sabor e coloração.

  • Detalhes de cultivo

Para cultivar grapefruit, é necessário propagá-la por enxertia e expô-la ao sol pleno. O espaçamento deve ser de 5 x 4 metros, com quinhentas mudas por hectare. Para que cresçam saudáveis, as regas devem ser abundantes.

Os frutos brotam ao longo do ano a depender da época em que foi realizado o plantio. De modo geral, a colheita é mais produtiva dos meses de abril a setembro.

  • Tipo de solo

O cultivo de grapefruit é adaptável a solos argilosos, bem como arenosos. Solos areno argilosos são os mais recomendados para cultivos comerciais. Solos que encharcam fácil ou são rasos são contraindicados para o cultivo da fruta, portanto, preste bastante atenção a estes detalhes antes de preparar sua plantação de toranja.

  • Adubação

É necessário adubar o solo previamente com material mineral e orgânico. Os adubos químicos comumente usados para toranja são:

  • Sulfato de potássio;
  • Superfosfato triplo;
  • Superfosfato simples;
  • Fosfato monoamônico;
  • Fosfato diamônico;
  • Sulfato de amônia;
  • Ureia.

toranja

Toranja no Brasil

Em território brasileiro, esses frutos são encontrados mais facilmente em mercados durante os meses de janeiro, fevereiro e março. Afinal, as frutas são importadas da Argentina, que se classifica como o país latino que mais exporta e produz toranja.

De fato, hoje, a China é o principal produtor de toranja. O país é seguido pelos Estados Unidos e pelo México. No entanto, a maior toranja do mundo foi cultivada por Cloy Dias Dutra, um brasileiro. O fruto pesava 3,210 kg e tinha uma circunferência de 70 centímetros. O cultivo desse recorde aconteceu na cidade de Niterói, no dia 9 de novembro de 2006.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo