17 benefícios do melão que você precisa conhecer

Inicio » Agronegócio » 17 benefícios do melão que você precisa conhecer
29/04/2020 Por
17 benefícios do melão que você precisa conhecer

Perda de peso está entre os benefícios do melão

Os benefícios do melão são, de fato, inúmeros. Afinal, seu alto teor de água significa que o melão ajuda na prevenção da desidratação. No entanto, seu alto teor de água não é sinônimo de que o melão tenha poucos benefícios nutricionais – muito pelo contrário!

Além dos benefícios do melão, o fruto também é popular devido ao seu sabor suave. Afinal de contas, os melões são frutas aromáticas e deliciosas, ao contrário de outros alimentos saudáveis. Dito isto, as sementes de melão também trazem benefícios à saúde se consumidas da maneira correta.

Ficou curioso para saber mais sobre esse fruto? Conheça mais sobre esse fruto, suas propriedades nutricionais e seus dezessete incríveis e inesperados benefícios a seguir.

benefícios do melão

 

O que é melão?

Melão é um fruto comestível (Cucumis melo) oriundo do Oriente Médio, cultivado em razão do seu sabor suave e seu cheiro de almíscar.

A planta do melão é nativa da Ásia Central, enquanto suas muitas variedades são amplamente cultivadas em regiões de climas quentes ao redor do mundo inteiro. De fato, a maioria dos melões comercialmente importantes é doce, sendo consumidos frescos, embora algumas variedades possam ser transformadas em conservas.

Propriedades do melão

As propriedades do melão, considerando a quantidade de cem gramas de polpa, representam uma grande proporção de água. Contudo, isso não significa que o fruto seja pobre em nutrientes.

Na verdade, as propriedades do melão incluem proteínas, lipídios, carboidratos e fibras alimentares.

Quanto aos minerais, o melão contém potássio, ferro, fósforo e cálcio. Vitamina C, niacina e vitamina B3, além de pequenas porcentagens de vitamina A, também são encontradas no fruto.

Para que serve o melão?

Mas você sabe para que serve o melão? De fato, graças aos nutrientes, vitaminas e minerais que possui, o melão serve para vários fins saudáveis.

Por exemplo, o melão possui propriedades diuréticas. Além disso, a presença de vitamina A fornece propriedades antioxidantes ao melão, que podem ser benéficas para neutralizar a atividade destrutiva dos radicais livres.

A presença de betacaroteno no melão, por sua vez, estimula o corpo a produzir melanina, o principal pigmento da pele. Enquanto isso, a vitamina B desempenha um papel ativo na depressão, uma das finalidades desconhecidas desse fruto.

Até os ossos se beneficiam do consumo de melão! De fato, a presença abundante de fósforo e cálcio desempenha um papel protetor contra a osteoporose. Não menos importante, a boa porcentagem de potássio no suco de melão tem efeitos benéficos na circulação e pressão sanguínea.

benefícios do melão

Os 17 incríveis benefícios do melão

Mas esses não são os únicos benefícios do melão. Confira abaixo dezessete formas como o melão pode colaborar para uma boa saúde e nutrição.

1. Gerencia a hipertensão

Sendo rica em potássio, a fruta ajuda a regular a pressão arterial.

2. Melhora a visão

Entre os benefícios do melão estão suas altas doses de vitamina A. De fato, isso fortalece os músculos oculares, protegendo-os de problemas futuros.

3. Ajuda a perder peso

O melão também tem um ínfimo teor de gordura. Além disso, contém uma boa porcentagem de potássio, o que, de fato, auxilia na manutenção do peso. A carga glicêmica nos melões (isto é, a quantidade de açúcar e carboidratos) é muito baixa.

Além disso, um dos benefícios do melão para o emagrecimento é seu alto teor de água, o que nos mantém hidratados e com o estômago cheio. Assim, resulta em menor consumo de alimentos ricos em calorias e ajuda na perda de peso.

Contudo, é preciso consumi-lo com moderação, como qualquer outro alimento, quando o intuito é manter a boa forma.

4. Auxilia no controle do diabetes

Devido ao alto teor de fibras e à baixa proporção de gordura, essa deliciosa e saudável fruta também controla os níveis de açúcar no sangue de maneira muito eficaz.

5. Atua como um estimulador da imunidade

Entre os benefícios do melão está a vitamina C, que fortalece a imunidade. De fato, ela estimula a produção de glóbulos brancos que ajudam a combater infecções.

6. Alivia as úlceras estomacais

A alta quantidade de vitamina C nos melões ajuda a curar os problemas da úlcera.

7. Reduz a constipação

Em suma, o melão é uma mistura de água e fibra, o que é uma ótima cura natural para pessoas que sofrem regularmente de constipação. Implementar esses remédios caseiros na dieta pode ser muito benefício para evitar a constipação.

8. Inibe as pedras nos rins

O extrato de melão tem qualidades comprovadas na cura de problemas renais.

9. Auxilia mulheres grávidas

O alto teor de folato no melão remove o excesso de sódio e reduz os problemas de retenção de líquido nas mulheres grávidas. Novamente, é saudável para mulheres grávidas apenas quando consumido moderadamente.

10. Suprime o distúrbio do sono

Um dos benefícios do melão é relaxar os nervos e os músculos do cérebro que, por sua vez, suprimem os distúrbios do sono, como a insônia.

11. Reduz as cólicas menstruais

Além disso, pesquisas revelam que a vitamina C presente no melão ajuda a regular o fluxo menstrual, assim, as mulheres contam com alívios nas cólicas menstruais. Assim sendo, o indicado é consumir essas frutas pelo menos nos primeiros dois dias do período menstrual.

benefícios do melão

12. Previne a ocorrência de câncer

A vitamina C elimina os radicais livres e previne o câncer.

13. Alivia o estresse

De fato, comer melão aumenta o fluxo de oxigênio para o cérebro, o que eventualmente torna nosso cérebro mais tranquilo e menos suscetível ao estresse.

14. Melhora a pele

Os melões possuem propriedades antienvelhecimento que tornam a pele brilhante e livre de acnes.

15. Acalma a dor de dente

A casca da fruta contém certos extratos que, quando fervidos em água, ajudam na cura da dor de dente. Para tanto, o paciente só precisa enxaguar a boca com esta mistura uma vez ao dia.

16. Corrige problemas de refluxo

Os melões têm pH neutro, o que é benéfico para pessoas que sofrem de problemas de refluxo gastroesofágico.

17. Alivia a tosse e a congestão

Outro dos benefícios do melão se encontra em suas sementes. Afinal, elas liberam o excesso de muco do sistema, fornecendo alívio da tosse.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo