Melão orange é fruta sensível e um excelente laxante natural

Inicio » Agricultura » Melão orange é fruta sensível e um excelente laxante natural
12/10/2020 Por
Melão orange é fruta sensível e um excelente laxante natural

Melão orange não tem idade para ser consumido. Altamente revigorante e benéfico para a saúde, o melão orange é uma fruta saborosa e que rende ótimos lucros para profissionais agricultores. Desde muito tempo, a fruta é consumida como uma forma de amenizar o calor e oferecer bem-estar.

Além disso, o melão orange é um dos melões mais populares e de grande consumo. Muito disso se deve ao fato de seus benefícios e também da aparência exótica que possui, que faz com que muitas pessoas sintam imensa curiosidade pela fruta.

Melão orange

O que é melão orange?

Melão orange é um dos mais populares melões e com grandes benefícios à saúde. Ainda assim, é muito comum ver pessoas o confundindo com outros tipos de frutas ou de melão, em alguns casos, até mesmo com alguma espécie de moranga.

Além disso, as propriedades do melão orange são altamente benéficas, já que a fruta é uma fonte enorme de vitaminas e um ótimo laxativo intestinal. Por conta disso, é visto como um laxante altamente natural por quem possui o intestino preso e problemas com gases.

O melão orange é originado da África e da Ásia. É cultivado em território europeu desde quando iniciou-se a era Cristã, logo, faz muito tempo. Aqui em território brasileiro, o seu cultivo virou oficial somente em 1960.

Hoje em dia, a maior produtora de melões é a região Nordeste do país. Afinal, nessa região é possível encontrar condições climáticas altamente favoráveis ao cultivo da fruta. Não só durante um certo período do ano, mas durante todo o ano a temperatura é altamente favorável e a produção não cessa nunca.

Importante frisar que, dependendo do método de cultivo, a cor e textura da casca, cor e sabor da polpa, mudarão completamente. Portanto, é perfeitamente possível plantar o melão orange, mas se quiser que ele fique com a aparência exatamente como a tradicional e já bem conhecida, é preciso conversar com quem entende do plantio.

Benefícios do melão orange

Obviamente, o melão orange não substitui a necessidade do corpo humano de estar sempre hidratado e bem cuidado. Porém, a fruta dispõe de uma enorme quantidade de água: cerca de 90% de sua composição.

Outras vitaminas presentes e que merecem ser destacadas são:

  • Fósforo;
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Vitaminas A, C, E e também do complexo B.

Além disso, é uma fruta fortemente consumida por todas as pessoas que desejam emagrecer, já que, como é possível notar, é rico em vitaminas e contém uma quantidade baixíssima de calorias. Portanto, é uma fruta que pode ser consumida sem culpa.

Outro fator interessante é que o melão orange ter o incrível poder de deixar as células cancerígenas inativas. Mesmo ainda presentes no corpo, ao contrário do glúten, lactose e demais componentes, ele não as alimenta. Isso não significa, porém, que o melão cura o câncer, apenas que inibe a multiplicação das células cancerígenas.

Melão orange

Venda e plantio do melão orange

O melão orange é uma fruta fácil de registrar quedas durante o seu plantio e comercialização. Em geral, feriados costumam afetar em grande escala a produção da fruta. Em 2019, ao mesmo tempo em que valorizou mais de 20% em diversos locais, em poucos meses acabou tendo uma queda brusca.

Ainda assim, o orange é altamente consumido por apresentar menor tempo de prateleira e ser mais vulnerável às mudanças bruscas de temperatura. Logo, é consumido mais rapidamente e, por ser um melão raramente visto em alguns locais, é comprado rapidamente também.

É importante frisar ainda que os melões variam de preço e consumo conforme a qualidade dos lotes. Como o melão orange é um pouco mais sensível, deve-se ter muito cuidado na hora de cultivá-lo e colhê-lo.

Afinal, caso seja posto à venda em supermercados, feiras e demais locais, e estiver com uma aparência um pouco machucada, a sua valorização cai bruscamente e isso é um prejuízo enorme para os produtores, mesmo quando não pareça muita coisa para o consumidor.

Mas não somente isso. Com a chegada das estações mais frias do ano, quais sejam, outono e inverno, a produção do melão orange tende a cair, já que a fruta é mais consumida no verão e torna-se um pouco gelada para essas estações. Nesses momentos, indica-se uma menor produção da fruta para que não haja perdas significativas.

Tipos de melão

Alguns tipos de melão podem ser confundidos até mesmo com uma abóbora, tamanha semelhança que possuem. Se não fosse pela grande quantidade de suco que o melão apresenta, provavelmente a fruta seria extremamente semelhante.

Além disso, o melão caipira, por exemplo, é muito semelhante ao mamão. O que entrega que ele não se trata de tal fruta é a parte externa, a quantidade de suco e as sementes, que também são completamente diferentes.

É perfeitamente comum encontrar diversas espécies de melão, embora a grande maioria seja plantada exatamente da mesma forma. De qualquer maneira, há um grande interesse no melão orange por parte de diversos profissionais.

Os outros melões também não ficam para trás. Afinal, é uma fruta extremamente rica em vitaminas e agrega diversos benefícios para a saúde, como por exemplo:

  • Emagrece;
  • Equilibra a flora intestinal;
  • Hidrata o corpo;
  • Sacia a sede;
  • Melhora a pele;
  • Previne doenças cardiovasculares.

Melão orange

Por conta disso, é extremamente comum encontrar consumidores, nutricionistas e diversas outras pessoas interessadas em saber mais a respeito dos benefícios do melão, já que é uma fruta que praticamente não exclui ninguém do seu consumo.

Dito isso, os tipos mais comuns são:

  • Pele-de-sapo;
  • Caipira;
  • Israelense;
  • Matisse;
  • Melão roxo ou cruá/croá.

Uma das maiores vantagens do melão é que, independente do tipo, todos eles são altamente saborosos e muito indicados para colocar a saúde em dia. É um tipo de fruta que somente agrega benefícios quando consumida de forma correta. Isto porque sabemos que tudo que é consumido em excesso pode fazer mal, e não seria diferente com o melão.

De qualquer forma, o melão orange é um dos tipos de melão que mais agrega vantagens ao corpo, sendo altamente conhecido por fazer parte de dietas, doces, sorvetes e alimentos em geral. Quando consumido puro, é uma fortíssima fonte de vitamina!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo