Melão é fruta que destaca uma série de benefícios e tem baixas calorias

Inicio » Agricultura » Melão é fruta que destaca uma série de benefícios e tem baixas calorias
13/08/2019 Por
Melão é fruta que destaca uma série de benefícios e tem baixas calorias

A inclusão do melão na alimentação pode trazer vários benefícios para a saúde

O melão é uma fruta que ganha cada vez mais espaço entre os brasileiros, tanto no mercado quanto na mesa de quem faz questão de incluir diversos tipos de frutas na sua alimentação.

Refrescante e nutritivo, o melão também pode ser um grande aliado para melhorar o funcionamento do organismo em geral.

Melão

O que é melão?

Melão é uma fruta vinda da Ásia e de países da África que se ambientou no território brasileiro. Apesar de ser uma fruta muito conhecida e consumida em todo o Brasil, o melão não é de origem brasileira. Por isso, existe uma grande variedade de tipos de melão em várias partes do mundo.

Da mesma família da melancia e da abóbora, o melão é o fruto do meloeiro, planta rasteira que se desenvolve com mais facilidade em regiões com clima semiárido.

Assim como as outras frutas de sua família, o melão tem como uma de suas principais características sua composição de cerca de 80% de água. Além disso, é uma fruta que reúne uma grande quantidade de nutrientes.

O melão é uma fruta que se adaptou perfeitamente ao clima e solo brasileiros.

Tipos de melão

Mesmo não sendo conhecidos em todas as regiões do país, é possível encontrar diferentes variedades do fruto do meloeiro no mercado, cada um com características bastante interessantes.

Veja a seguir os principais tipos de melão:

  • Melão Amarelo: com sua casca de um tom amarelo vivo e polpa levemente esverdeada, esse é o tipo de melão mais consumido em todo o Brasil;
  • Melão Orange: tipo de melão pertencente à mesma família do melão amarelo, mas sua polpa é mais doce e com um tom alaranjado e casca lisa de tom amarelo esbranquiçado;
  • Melão Matisse: bastante utilizado em saladas e com carnes defumadas, esse é o mais recente dos tipos de melão a chegar ao Brasil. Sua polpa é branca assim como a casca que apresenta rajadas esverdeadas;
  • Melão Gália: dono de um perfume delicado e sabor adocicado, esse é um tipo de melão mais difícil de ser encontrado. Possui formato redondo com casca rendada amarela e polpa esverdeada;
  • Melão Cantaloupe: esse tipo de melão tende a estragar mais rápido que outros, por isso, o ideal é que ele seja armazenado em geladeira para maior durabilidade. Com sua casca clara rendada e polpa alaranjada, é considerado um dos tipos de melão mais doces e perfumados;
  • Melão Pele de sapo: diferente dos outros tipos da fruta, esse possui um formato ovalado e sua casca é muito semelhante à da melancia, mas sua polpa é doce e branca, muito utilizada na culinária em recheios de massas e drinques.

Quais são os benefícios do melão para a saúde?

Ainda que não esteja entre as frutas mais comentadas quando o assunto são as vantagens que o seu consumo pode trazer para o organismo, os benefícios do melão para a sua saúde podem ser enormes.

Por possuir uma composição de cerca de 80% de água, entre as propriedades do melão se destaca um poderoso efeito diurético. Isso por si só já é extremamente valioso para o organismo de qualquer pessoa.

Melão

Além disso, estamos falando de uma fruta com altos níveis de potássio, fibras, antioxidantes, cálcio e magnésio.

Os principais benefícios do melão para a saúde são:

  • Controla a pressão arterial;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Efeito laxante leve;
  • Auxilia na formação de glóbulos vermelhos;
  • Ajuda o organismo a absorver o ferro presente nos alimentos de origem vegetal;
  • Contribui para a formação dos ossos;
  • Estimula a produção de colágeno;
  • Previne o envelhecimento;
  • Previne o surgimento de doenças;
  • Auxilia no controle de peso.

A quantidade de nutrientes presentes em uma unidade pode ser analisada de acordo com a cor da polpa da fruta. Quanto mais alaranjada sua polpa, maior a quantidade de nutrientes.

Como é feito o cultivo do melão?

O meloeiro é uma planta rasteira que se desenvolve melhor em regiões que apresentam temperatura média acima dos 25ºC. Porém, em locais onde os termômetros ultrapassem os 35ºC, a produção da fruta pode ser prejudicada. Nessas condições o meloeiro conseguiria absorver umidade do solo e do ar; mas isso faria com que os frutos apresentassem um teor de açúcar bastante reduzido.

Por possuir um clima com baixa umidade do ar e um volume de chuvas baixo, o Nordeste brasileiro é a região mais favorável para o cultivo da fruta no país.

A colheita é realizada quando os frutos já estão maduros, o que ocorre entre sessenta e setenta e cinco dias após o plantio.

Dependendo da variedade plantada e da região, a produtividade pode ser de mais ou menos 15 toneladas por ano. Além disso, o período de colheita da fruta pode durar cerca de um mês em média.

Usos mais comuns do melão

Por se tratar de uma fruta rica em água em sua composição, o consumo in natura pode ser bastante refrescante e saudável.

Mas o melão pode ser utilizado de diversas maneiras, o que faz com que seja uma fruta muito versátil.

Como conservar o melão?

Mesmo sendo utilizada em alguns pratos, saladas e na produção do suco de melão, grande parte do consumo da fruta é in natura. Por isso é importante armazenar a fruta de maneira correta. Isso porque, dessa forma, a fruta se mantém suculenta por mais tempo.

Melão

Quando cortado, ele absorve odores de outros alimentos com extrema facilidade. Essa absorção pode acabar estragando a fruta toda, mesmo que você tenha consumido apenas uma fatia.

Para que isso não aconteça, o ideal é embalar o restante da fruta com papel filme ou papel alumínio. Um recipiente com tampa também pode ser uma boa opção para armazená-lo na geladeira.

Considerações finais

O melão é uma fruta que pode trazer vários benefícios para o seu organismo, como pudemos observar. Além disso, trata-se de uma fruta extremamente refrescante, ideal para ser consumida nos dias quentes do verão brasileiro. Portanto, chegou a hora de incluir o melão na sua alimentação e se beneficiar de tudo que essa fruta oferece.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo