Mexerica é uma das frutas cítricas mais consumidas no Brasil

Inicio » Agricultura » Mexerica é uma das frutas cítricas mais consumidas no Brasil
02/02/2020 Por
Mexerica é uma das frutas cítricas mais consumidas no Brasil

Mexerica chegou ao Brasil com a colonização portuguesa

Além de manter a cor do cabelo vívida por mais tempo e atrasar o envelhecimento da pele, a mexerica também traz muitos benefícios positivos ao corpo.

A tangerina pode, por exemplo, melhorar a digestão, regular a pressão sanguínea, proteger o coração e reduzir o risco de câncer, diabetes e osteoporose. Conheça mais sobre a mexerica, esse fruto cítrico repleto de benefícios que pode crescer aí, no seu quintal!

Mexerica

O que é mexerica?

Mexerica é um fruto cítrico de sabor adocicado e casca de cor laranja. A espécie (Citrus reticulata) recebe diversos nomes no Brasil, como, por exemplo:

  • clementina;
  • mimosa;
  • bergamota;
  • laranja mimosa;
  • manjerica;
  • fuxiqueira;
  • mandarina;
  • poncã.

Especula-se que a Citrus reticulata seja uma espécie antiga e selvagem oriunda da Ásia. Isto é, China, Japão, Índia e outros países de climas tropicais úmidos e subtropicais do continente.

Benefícios da mexerica

Os benefícios da merexica para saúde são inúmeros. Afinal de contas, não é segredo que as frutas cítricas são ricas em vitamina C. Assim, consumir uma laranja, goiaba ou fruta semelhante definitivamente trará benefícios adicionais. As tangerinas, em particular, estão nessa categoria e, embora sejam pequenas, são poderosamente nutritivas.

Por exemplo, a tangerina pode adiar os cabelos brancos por mais tempo. De fato, o corpo pode se beneficiar largamente das vitaminas da mexerica em termos estéticos. Enquanto a vitamina C ajuda o corpo a produzir mais colágeno, a vitamina A ajuda o cabelo a se hidratar.

Como mencionado acima, a vitamina B12 das tangerinas também pode ajudar a retardar o processo de embranquecimento dos fios, que ocorre quando o corpo carece da referida vitamina, causando a produção de peróxido de hidrogênio. Portanto, quanto mais B12 (tangerinas), menos cabelos brancos!

Embora pele e cabelos lindos sejam definitivamente vantagens convincentes para consumir mais tangerinas todos os dias pelo resto da vida, esse certamente não é o único benefício. Confira abaixo o que a mexerica pode fazer por você e sua saúde.

Mexerica

  • Combate doenças de pele e artrite

A fruta tangerina tem sido usada com bastante frequência em tratamentos médicos, pois combate efetivamente contra doenças de pele e artrite.

  • Cura cortes e feridas

A casca dos frutos ajuda na cicatrização de pequenos cortes e feridas.

  • Absorve o ferro dos alimentos

Eles também ajudam a absorver o ferro dos alimentos com maior facilidade.

  • Restringe a absorção de colesterol

A tangerina contém fibras como pectina e hemicelulose que, por sua vez, restringem a absorção de colesterol no intestino, o que reduz o risco de obesidade.

  • Melhora a digestão e previne doenças crônicas

A fibra alimentar desta fruta também melhora a digestão, o que é positivo para o funcionamento geral do corpo. Além disso, várias doenças crônicas, como câncer e problemas cardíacos, podem ser evitados com o consumo adequado de tangerinas e outras variedades de frutas cítricas.

  • Atua como um agente depurativo

Um agente purificador do sangue também é conhecido como “depurativo”. Dito isto, é sabido que o óleo essencial de tangerina é um depurativo eficaz. Afinal, o óleo ajuda a eliminar o excesso de ácido úrico, sal extra, poluentes e água através do sistema excretor.

  • A fruta serve como sedativo

O óleo essencial de tangerina também conta com propriedades sedativas. Isto é, ele ajuda a curar a inflamação e reduzir a hiperatividade nos sistemas circulatório, digestivo, nervoso e excretor.

Além de reduzir a inflamação, o óleo essencial de tangerina também ajuda a aliviar a febre, ansiedade, estresse e até depressão. As propriedades sedativas também o tornam um agente eficaz contra a insônia.

A mexerica ajuda a perder peso?

Tangerinas, assim como as laranjas, são ricas em fibras e razoavelmente baixas em calorias. Estudos demonstraram que manter uma dieta rica em fibras pode ser benéfico para redução de peso, diminuindo o risco de doenças cardíacas e melhorando os níveis de açúcar no sangue. Ou seja, a mexerica é uma ótima alternativa de café da manhã e lanche para uma dieta saudável e equilibrada!

Tipos de mexerica

Existem muitos tipos de mexerica no mundo. No entanto, os cultivos mais populares são de:

  • mexerica ponkan;
  • mexerica;
  • dekopon;
  • montenegrina;
  • laranja cravo (tangerina cravo);
  • dancy.

Como plantar mexerica?

Com tantos benefícios, você deve estar interessado em saber como plantar mexerica. Mesmo em climas mais quentes, é melhor escolher um local protegido para o plantio. Além disso, o crescimento das árvores de tangerina depende do sol, portanto, escolha um local ensolarado também.

Sem dúvida, você pode ficar tentado a cultivar tangerinas a partir de suas tantas sementes. Com tudo, com toda certeza, as mexericas resultantes não produzirão os frutos tão esperados pelos cultivadores da espécie. Portanto, é muito melhor comprar as mudas de mexerica de um viveiro de sua confiança. Assim, a planta será enxertada e dará frutos dentro de um ano ou dois de crescimento.

Mexerica

Confira abaixo o raio-x dos requisitos de plantio da mexerica.

  • Solo

As mexericas requerem um solo bastante fértil, permeável e profundo para o seu plantio. Além disso, é ideal que o solo não seja muito ácido, oscilando entre um pH de cinco a seis e uma reserva ampla de nutrientes.

  • Clima

O clima ideal para o cultivo de bergamotas é o subtropical, tropical e tropical úmido. A temperatura indicada para a árvore crescer e frutificar de modo saudável e satisfatório é de 23 a 32 °C.

  • Local

A árvore de mexerica não requer um amplo espaço para plantio. Em suma, ela pode ser plantada em qualquer quintal.

  • Produção

A árvore de tangerina costuma frutificar (isto é, produzir frutos) dois anos após seu plantio. A vida produtiva da árvore é de cerca de vinte anos, arrecadando aproximadamente duzentos e cinquenta frutos por cada pé.

  • Custo

Como dito, não é indicado plantar tangerina a partir das sementes, uma vez que o resultado é insatisfatório. Ademais, a muda tem baixo preço no mercado, custando uma média de seis reais.

Produção de mexerica no Brasil

A mexerica ponkan chegou ao Brasil no ano de 1892, junto dos imigrantes portugueses. Geralmente, a colheita é realizada entre os meses de maio e agosto. Contudo, a safra da tangerina pode se estender até o mês de setembro.

Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor de mexerica a nível mundial. Contudo, durante os picos das safras, os produtores do fruto enfrentam fortes quedas nos preços.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo