Microrganismo é ser microscópico que pode pertencer a diferentes grupos

Home » Agronegócio » Microrganismo é ser microscópico que pode pertencer a diferentes grupos
27/09/2019 by
Microrganismo é ser microscópico que pode pertencer a diferentes grupos

Microrganismo é essencial para desenvolvimento da vida

O microrganismo foi o primeiro ser vivo a ocupar o nosso planeta. Eles são caracterizados por terem apenas uma célula e por não serem visíveis ao olho nu. Os micro-organismos fazem parte do nosso dia a dia, e apesar de, muitas vezes serem associados a malefícios, alguns deles são benéficos, como é o caso das bactérias da flora intestinal.

Outra característica do microrganismo é que ele pode ser encontrado em qualquer habitat, ou seja, em qualquer local da Terra, mesmo os lugares inabitáveis por animais ou espécies vegetais.

Microrganismo

Exemplos de microrganismos

Bactérias, vírus, protozoários e fungos são os exemplos mais conhecidos de micro-organismos. Entenda sobre cada um deles.

  1. Bactérias: as bactérias são seres procariontes (não apresentam núcleo organizado) e unicelulares. Assim como qualquer outro micro-organismo é um ser minúsculo que consegue se reproduzir tanto de maneira sexuada como assexuada. Os seres habitam os mais diversos ambientes e provocam doenças como tuberculose e sífilis.
  2. Vírus: os vírus também são seres microscópicos. Além disso, são acelulares e para sobreviver parasitam outras células. Este micro-organismos são capazes de provocar doenças em vegetais, animais e até em bactérias. Eles provocam as viroses que atacam desde vegetais até animais.
  3. Protozoários: estes seres também possuem uma única célula em sua composição e são eucariontes (o núcleo é separado da citoplasma pela membrana carioteca) e heterótrofos (aqueles que não conseguem produzir seu alimento, portanto alimentam-se de moléculas de outros organismos).
  4. Fungos: os organismos podem seres minúsculos e não visíveis a olho nu, ou maiores e visíveis, como os cogumelos. Fora isso, são classificados como heterótrofos e podem se reproduzir de maneira sexuada e assexuada. Alguns alimentos, como por exemplo, o queijo blue cheese são produzidos a base de fungos.

Microrganismo

Microrganismo nos alimentos

Os micro-organismos também podem ser encontrados nos alimentos e são classificados em micro-organismos patogênicos e deteriorantes. Do ponto de vista nutricional, alguns deles podem provocar danos aos alimentos.

Os microrganismos deteriorantes, por exemplo, são responsáveis por provocar estragos aos alimentos. Além de alterar características como cor, odor, textura e sabor. Por outro lado, temos os patogênicos que não provocam danos visíveis aos alimentos e portanto, podemos ingerir algum produto contaminado sem perceber. Um exemplo são as bactérias patogênicas.

Além dos dois tipos citados, existem ainda outros tipos de micro-organismos nos alimentos, sendo eles, os produtores e os indicadores. O primeiro provoca mudanças nos produtos e são responsáveis por dar características distintas ao alimento original. Já os indicadores indicam que a comida é de boa qualidade e apresenta segurança.

Microrganismo

Relação de microrganismos com a atividade agropecuária

Apesar de muitas vezes serem associados a danos nas culturas, ou a malefícios, os micro-organismos são seres vivos de suma importância, principalmente, em plantações de soja e feijão. Os dois grãos são grandes aliados do desenvolvimento do agronegócio.

A própria Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, utiliza estes seres vivos microscópicos em suas pesquisas. Para tanto, ela chega a conservar os micro-organismos em diferentes períodos de tempo.

O microrganismo auxilia no desenvolvimento de pesquisa em diversos setores desde agricultura, pecuária, bioindústria e alimentação. Com isso, também contribuem para que o campo se desenvolva cada vez mais.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo