Blue cheese são os queijos que utilizam fungos em sua composição

Inicio » Agronegócio » Blue cheese são os queijos que utilizam fungos em sua composição
27/05/2019 Por
Blue cheese são os queijos que utilizam fungos em sua composição

A cor azulada do blue cheese acontece devido à ação do fungo, que cria veios coloridos no queijo

O blue cheese é conhecido por ser um produto fino e, assim, faz sucesso entre as pessoas que gostam de alimentos refinados.

Um dos diferenciais do blue cheese, além de sua coloração, são sua textura e sabor bastante peculiares.

Blue cheese

O que é blue cheese?

Blue cheese está relacionado a tipos de queijos finos, com veios azulados que lhe dão um tom peculiar. O queijo azul, como é chamado em português, exige uma produção mais elaborada e possui um valor comercial mais alto do que os queijos normais.

Uma de suas características principais é a massa macia, que se quebra facilmente. Os queijos azuis mais famosos têm origem na Itália e na França. Já no Brasil, este tipo de produto até chega a ser consumido, entretanto, de forma ainda tímida.

Tipos de queijo azul

Todos os blue cheese são produzidos com o auxílio de técnicas especiais e recebem a adição de um fungo específico em sua produção. Este fungo, então, age sobre o alimento e permite que o queijo ganhe a coloração azulada.

A descoberta do queijo azul foi por acaso, e aconteceu há muitos anos ainda no século X. Na época, alguns queijos de coloração azulada foram encontrados em uma caverna com temperaturas muito baixas. Foi descoberto, então, que as peças de queijo deixadas na caverna passaram pela ação do fungo do gênero Penicillium.

Atualmente a produção se expandiu bastante e os métodos de produção evoluíram. Além do fungo, então, alguns tipos de queijo também são fabricados com corantes. Dessa forma, eles ganham uma cor verde-azulada.

Quais os queijos azuis mais conhecidos?

Apesar de possuírem tons parecidos, existem diferentes tipos de blue cheese no mercado. Cada um se difere pelo saber e textura específicos. Conheça alguns tipos de queijo azul:

  • Gongonzola: o queijo gorgonzola tem o sabor intenso e é um dos mais conhecidos no Brasil. É produzido com leite de vaca e tem sua origem na Itália, cidade de Milão.
  • Roquefort: assim como o exemplo anterior, apesar de não ser tão consumido quanto os queijos tradicionais, o queijo roquefort já possui um público conhecido no Brasil. Tem o sabor mais picante e massa mole. Ao contrário do gorgonzola, ele é produzido com leite de ovelha.
  • Stilton: o queijo stilton é fabricado à base de leite de vaca e sua origem é inglesa.
  • Bleu de Bresse: este tipo de queijo também é fabricado com leite de vaca, contudo, teve origem na França. A delicadeza é uma de suas principais características, e é composto por cerca de 50% de gordura.

Blue cheese

Como consumir um blue cheese?

Como visto, o Brasil não está entre os países maiores consumidores de queijo azul. Assim, a preferência nacional ainda são os tipos branco e amarelo. Contudo, muitos mercados já existem o produto nas prateleiras, assim como os restaurantes, que utilizam o ingrediente na preparação de pratos.

Além do leite de vaca, os chamados de blue cheese podem ser produzidos também com leite de cabra e ovelha. Uma das dicas para fazer o corte é utilizar uma faca chamada: fio cortante. Isso porque ela é um instrumento especial que possui um arame evitando, assim, que os queijos azuis se quebrem.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo