Molho madeira combina com peixe, frango e carne

Inicio » Agronegócio » Molho madeira combina com peixe, frango e carne
20/10/2020 Por
Molho madeira combina com peixe, frango e carne

Receita tradicional da cozinha, o molho madeira é coringa para acompanhar carnes. Sem dúvidas, os molhos são parte fundamental da culinária. Eles são responsáveis por trazer uma maior cremosidade ao prato principal. Sem eles, muitos pratos complexos se tornariam simples e sem muito gosto. Assim, conhecer e saber preparar os molhos básicos da gastronomia é essencial para aqueles que desejam aprimorar os conhecimentos culinários. Nesse cenário, um dos molhos mais tradicionais e utilizados na cozinha brasileira é o molho madeira.

Embora se discuta um pouco sobre a verdadeira origem desse molho, é certo que já se tornou um clássico para acompanhar carnes em festividades e comemorações familiares no país. Com efeito, uma das receitas mais prestigiadas é o famoso lagarto bovino ao molho madeira. Quer aprender como fazer esse molho em casa? Continue lendo a seguir para descobrir a receita de molho madeira.

Molho madeira

O que é molho madeira?

Molho madeira é uma receita tradicional e bastante conhecida no mundo todo, sendo utilizado para acompanhar pratos em restaurantes. Seu uso é principalmente para receitas que levem carne vermelha, como assados e churrasco, por exemplo.

Comumente, esse molho também pode ser utilizado para agregar maior sabor a peixes e frango, além dos cortes bovinos. Com efeito, uma de suas principais características é trazer uma maior suculência para qualquer prato que o contenha. A textura do molho madeira é, em regra, encorpada e aveludada, preenchendo o paladar daqueles que o consomem.

Sobretudo, o destaque deve ser dado ao gosto do molho, que é realmente mais amadeirado, ao mesmo tempo que tem também sabor doce. Por isso, essa receita pode ser muito bem harmonizada com pratos de carne vermelha. Os principais cortes para acompanhar são o lagarto e o filé. Além disso, é uma combinação perfeita com pratos como arroz a piemontesa e massas.

Origem do molho madeira

Embora o molho madeira já seja praticamente um patrimônio brasileiro, a sua origem vem do continente europeu. Sobretudo, a invenção da receita é comumente atribuída aos portugueses. Isso porque o preparo tradicional inclui a adição de vinho da Ilha da Madeira, em Portugal.

No entanto, outro lado da história afirma que quem inventou o molho foram, na verdade, os ingleses. Isso se deve ao fato de que a Inglaterra ocupou, durante certo período, a Ilha da Madeira, de onde surgiu o famoso vinho produzido pelos portugueses. Acredita-se que os britânicos apreciavam muito essa bebida, por isso, decidiram incorporá-la na culinária.

Com efeito, durante o início dos anos de 1800, os ingleses ocuparam a ilha de Portugal em razão do conflito bélico que havia sido instaurado entre os britânicos e os franceses. Por tal razão, a Inglaterra acabou dominando os itens que tinham produção na região, incluindo o vinho da Madeira. O vinho foi adicionado nas mais variadas receitas, como carnes e bolos, dando origem ao molho.

Por causa de sua origem, esse preparo era tido como uma das atrações principais do menu, estando presente no sabor de receitas requintadas da época da monarquia na Europa. Ao longo do tempo, contudo, o molho foi ficando cada vez mais popular, podendo ser encontrado nos mais variados tipos de restaurante e cozinhas.

Como visto, a receita clássica exige o acréscimo do vinho produzido na Ilha da Madeira em Portugal. Além disso, levava também outros ingredientes como cenoura, ervas variadas, alho poró e aipo, que eram misturadas a um caldo de carne para ficar em cozimento por várias horas.

Molho madeira

Receita de molho madeira

Ficou interessado em como acrescentar esse sabor aos pratos mais tradicionais da cozinha brasileira? Veja a seguir como fazer molho madeira, em receita que pode ser preparada em casa.

Para fazer esse molho madeira fácil e caseiro, serão necessários os seguintes ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina;
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • Metade de uma cebola média;
  • 2 dentes de alho;
  • ½ litro de caldo de carne (pronto ou caseiro);
  • 100 ml de vinho madeira;
  • 1 colher de chá de mostarda;
  • Champignon fatiado (quantidade que desejar);
  • Sal;
  • Pimenta do reino.

Para preparar o molho, é só seguir os passos indicados abaixo.

Primeiramente, faça o derretimento da manteiga e, ao mesmo tempo, adicione a cebola já picada e o alho. Refogue bem até que os ingredientes fiquem dourados, usando o fogo médio.

Em seguida, acrescente a farinha de trigo e misture vigorosamente, sem parar. Logo depois, despeje a quantidade indicada do vinho madeira. É preferível que essa mistura seja batida com um batedor de arame ou fouet, o que deixará o molho mais aerado e encorpado.

Depois disso, vá misturando bem os ingredientes e adicione o caldo de carne. Mexa até que o líquido esteja mais homogêneo, sem que haja pelotas de manteiga ou farinha de trigo.

Despeje os temperos desejados, como a mostarda, pimenta do reino e sal a gosto.

Após, retire a panela do fogo e reserve o molho. Peneire o líquido cozido para deixá-lo com aspecto mais liso e limpo, retirando os pedaços pequenos dos ingredientes utilizados.

Ao final, retorne com o molho para a panela em fogo baixo e adicione o champignon. Misture bem mais uma vez e estará finalizado.

É importante servir o molho imediatamente após o preparo, em temperatura quente.

Molho madeira

Popularidade do molho madeira

Gostou? O preparo do molho madeira, mesmo de forma caseira, é simples e pode ser realizado por qualquer pessoa que deseja trazer um sabor de carne mais adocicado e aveludado ao prato principal.

O molho madeira, de origem inglesa, mas com uso de um importante ingrediente de produção portuguesa, hoje é conhecido e utilizado no mundo todo por chefs renomados. Ter a receita desse molho na cabeça é fundamental para aqueles que desejam incrementar os pratos que levam carne vermelha, peixe e frango. Sem dúvida, a mistura de sabores é super agradável.

Além disso, é importante lembrar que é sempre possível fazer os próprios testes com a receita do molho através do acréscimo de novas especiarias. Isso pode trazer ainda mais sabor ao molho madeira. Com certeza, essa receita já é um dos coringas da cozinha tradicional para complementar os mais variados pratos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo