Monjolo é uma máquina hidráulica utilizada para moer grãos

Inicio » Agronegócio » Monjolo é uma máquina hidráulica utilizada para moer grãos
14/10/2019 Por
Monjolo é uma máquina hidráulica utilizada para moer grãos

O primitivismo do monjolo agregando agilidade no processamento de grãos

A origem do monjolo pode ser rastreada até Portugal. É difícil dizer quando os portugueses começaram a construir essas engenhocas. Entretanto, o uso da energia hidráulica fornecida por uma cachoeira ou córrego para o esmagamento de grãos remonta à Dinastia Zhou, na China.

É possível que uma versão aparentemente mais avançada do monjolo tenha sido inventada pela primeira vez em 1050 a.C. Contudo, não se tem dados históricos suficientes para a confirmação da informação.

monjolo

O que é monjolo?

Monjolo é um tipo de máquina primitiva hidráulica, usada para o processamento e moagem dos grãos. Foi introduzida no Brasil pelos portugueses durante o período colonial.

Esta foi a primeira máquina construída usando tecnologia antepassada que produz trabalho sem esforço humano. A queda de água substitui os braços de um homem para realizar uma tarefa repetitiva.

Para a confecção, eram utilizados troncos duros de madeiras – como a peroba, a maçaranduba, o guatambu, a canela preta, assim como o limoeiro. Estes eram escavados no fogo.

Sua haste, também chamada de mão de pilão, era produzida com pedaços aparelhados dessas madeiras. A altura do pilão variava de 30 até 70 cm. A haste media 60 cm e 1,2 m.

Pode ser utilizado para se descascar e também moer os grãos secos, o que resulta em uma farinha mais grossa. É formado por uma viga suspensa de madeira, onde o que sustenta o pilão tem um tamanho maior, terminando com uma calha.

monjolo

Um bico enche a calha com água, elevando o pilão. Quando a calha está cheia, se abaixa. Assim que derrama a água, o feixe cai, fazendo com que o pilão atinja a massa.

Como tal, a definição de o que é monjolo pode ser concluída como um tipo ferramenta importante para a facilitação agrícola.

É comum que as pessoas rurais procurem viver perto de um rio ou córrego como fonte de água. Assim sendo, o monjolo é comumente considerado uma das máquinas mais úteis para o plantio de várias culturas.

Qual é o significado de monjolo?

O significado de monjolo é traduzido como uma tradicional máquina que se move pela água. Destina-se ao beneficiamento de diversas culturas.

Contrariando o que a maioria imagina, essa ferramenta não é muito utilizada para se fabricar farinhas. Isso porque o peso que o braço de madeira tem não se mostra suficiente para a moagem dos grãos.

monjolo

Para a produção de farinha utiliza-se o moinho, que causa o maior atrito dos grãos contra a mó. A mó é uma pedra bem pesada com a capacidade de reduzir um grão a pó.

É raro, mas pode ser utilizado para se socar grãos secos, o que resulta em uma farinha bem mais espessa. Forma-se com uma boa haste suspensa de madeira, criando a parte capaz de suportar a parte do pilão. Esta termina com um cocho onde se enche da água vinda da calha. É isso o que levanta o pau proveniente do pilão.

O termo monjolo tem proveniência do sânscrito, uma vez que sua origem vem de outra palavra: mucala. Este quer dizer “pilão que descasca arroz”.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo