Hidráulica é a ciência que estuda as águas, suas soluções e utilização

Inicio » Agronegócio » Hidráulica é a ciência que estuda as águas, suas soluções e utilização
12/07/2019 Por
Hidráulica é a ciência que estuda as águas, suas soluções e utilização

A ciência da hidráulica: do básico às soluções hidráulicas

As soluções hidráulicas são o resultado do estudo da  hidráulica. Este é o ramo da física que estuda como os líquidos se comportam. Isso é feito com base em suas propriedades específicas.

Especificamente, as propriedades mecânicas dos líquidos são estudadas dependendo das forças a que são submetidas. Tais estudos permitiram – e permitem – o desenvolvimento de soluções relacionadas à hidráulica que são tão importantes em diversos âmbitos.

Hidráulica

O que é hidráulica?

Hidráulica é uma ramificação da ciência que estuda a aplicação prática de águas, principalmente águas em movimento.

O significado de hidráulica relaciona-se à mecânica de “fluidos”, sendo que onde boa parte oferece uma fundamentação de base teórica.

A hidráulica trata de assuntos como os fluxos de águas em:

  • Rios;
  • Tubulações;
  • Canais;
  • Seus confinamentos por tanques e barragens.

Determinados princípios também podem ser aplicados aos gases, mas, em geral, nos casos onde as variações de densidade relativamente são pequenas.

Em consequência, o gerenciamento da hidráulica estende-se a dispositivos de ordem mecânica. Exemplos são a turbina a gás, ventiladores e também sistemas com controle pneumático.

A origem da hidráulica

Saber o significado de hidráulica é importante, mas sua origem também. Sua aplicação às civilizações mais antigas. As que mais sabemos são da Grécia e do Egito.

Ambas desenvolveram, ao longo dos rios mais importantes da Terra, suas criações para solucionar os problemas relacionados à água. Um bom exemplo disso é a drenagem de áreas pantanosas.

Eles também usaram a água em seu favor, criando numerosas obras hidráulicas necessárias para:

  • A defesa do rio;
  • A navegação;
  • O uso da água como um motor para gerar energia.

Os sistemas de energia hidráulica

Nesses sistemas, podemos encontrar cinco elementos:

  1. Os acionadores;
  2. As bombas;
  3. A válvula de controle;
  4. Os motores;
  5. As cargas.

Os acionadores podem ser motores elétricos ou motores de todo tipo. As bombas atuam principalmente para o aumento da pressão. A válvula de controle, por conseguinte, pode ser a contraparte das bombas, transformando as entradas hidráulicas em saídas mecânicas. O motor pode produzir movimentos rotativos ou recíprocos nas cargas.

O avanço da tecnologia com relação à energia hidráulica advém da Guerra Mundial e vem se mostrando fenomenal. Algumas ações competem com sistemas elétricos e mecânicos. Entre elas, estão:

  • Controles de máquina-ferramentas;
  • Maquinários agrícolas;
  • Maquinários de construção;
  • Maquinários de mineração.

Sua principal vantagem é a flexibilidade, assim como a capacidade de multiplicação de forças de forma eficiente. Os sistemas hidráulicos também fornecem resposta rápida e precisa aos controles.

Esse tipo de energia tornou-se uma das principais formas de transmissão utilizadas pela maioria das fases das atividades:

  • Industriais;
  • Agrícolas;
  • De defesa.

Hidráulica

Hidráulica na agricultura

O setor agrícola está constantemente desenvolvendo e integrando novas tecnologias superiores. Isso ocorre para ajudar a tornar o trabalho mais fácil através da aplicação da hidráulica na agricultura.

A este respeito, os fabricantes de máquinas e equipamentos hidráulicos concentraram-se na produção de produtos competitivos. Assim, poderão corresponder às exigências atuais do mercado.

Um fato é que há a necessidade de avanços rápidos em tecnologia envolvendo o projeto e a produção de produtos hidráulicos de alta qualidade. Entretanto, também há a necessidade da agilização da oferta de serviços na indústria.

Tal conduta poderia reduzir o tempo de inatividade. Também permitiria a reparação e manutenção fácil e rápida de máquinas e equipamentos agrícolas de alta tecnologia.

Sabemos que o estudo da hidráulica está alimentando o mundo. No entanto, a importância da tecnologia nesse sentido se torna bem aparente quando ausente.

No passado, os trabalhadores agrícolas muitas vezes passavam por atividades pesadas. Contudo, suas tarefas hoje em dia são fisicamente menos exigentes, pois tudo se dá graças à adoção e avanços na tecnologia hidráulica. A contribuição para melhorar as práticas agrícolas é imensurável.

Tecnologia hidráulica realmente ajuda

Quando a tecnologia hidráulica foi adotada para substituir cavalos, ocorreu um frenesi, já que havia esperança de que a produção agrícola aumentasse. A aplicação começou em tratores anteriores, que usavam hidráulica internamente para direcionar e frear equipamentos. Externamente, usavam para levantamento pesado e escavação tediosa para preparar terrenos de plantio.

Apesar da necessidade de intervenção humana, o advento da tecnologia hidráulica contribuiu significativamente, pois:

  • Reduz a dependência de seres humanos para arar a terra;
  • Executa a remoção de ervas daninhas;
  • Colhe o resultado das plantações.

Os trabalhadores agrícolas e especialistas concordam que a hidráulica na agricultura avançou consideravelmente. Isso ocorreu não só com a execução de tarefas simples, mas com a elevação até implementos mais complexos.

A tecnologia agrícola avançou a um nível em que:

  • Operadores não tocam em nenhum botão;
  • Não movem nenhuma alavanca para facilitar o fluxo de fluido na direção necessária.

Hidráulica

Tal falta de ação ocorre, pois minúsculos processadores de computador agem em bombas e válvulas. Eles emitem comandos a velocidades mais rápidas do que a mente humana pode pensar e processar.

Os sistemas hidráulicos modernos são considerados sistemas complexos de engenharia. Entretanto, as tecnologias permitem que os operadores de máquinas realizem diversas tarefas. Entre elas, estão aquelas onde os agricultores possam produzir alimentos suficientes para alimentar a população a preços competitivos.

Sem tecnologia avançada e aplicações de hidráulica na agricultura, os preços dos alimentos permaneceriam drasticamente altos. Tal situação deixaria muitas pessoas incapazes de pagar pelo que comer, uma vez que acarretaria uma grave crise econômica.

Cada vez mais, torna-se importante que os proprietários de tratores e agricultores entendam a tecnologia por trás dos sistemas hidráulicos.

Ser informado sobre o avanço dos sistemas hidráulicos permitirá que:

  • Eles aproveitem ao máximo os recursos adicionais;
  • Maximizem sua produção e se beneficiem das máquinas e equipamentos de várias maneiras.

Futuro da hidráulica

O acoplamento do poder da hidráulica com a precisão da eletrônica abre todos os tipos de possibilidades interessantes, mas não só isso. Em um nível muito básico, ele pode ser usado simplesmente para aumentar a eficiência com a qual o trator opera. Sendo assim, isso reduzirá a quantidade de combustível usado.

Mas, em um nível mais complexo, poderia ser usado para aumentar o alcance e o escopo das tarefas que os tratores podem realizar. Seria a possibilidade de efetivar a micro-agricultura: um meio de cultivo em que sensores em todo o campo fornecem informações sobre as condições precisas em cada parte.

A hidráulica pode ser tida como parte de uma era, pois será onde todos os sistemas fomentarão uma qualidade de vida superior em diversos sentidos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo