Mosca pode transmitir doenças e prejudicar gado e plantações

Inicio » Agronegócio » Mosca pode transmitir doenças e prejudicar gado e plantações
02/10/2020 Por
Mosca pode transmitir doenças e prejudicar gado e plantações

Higiene e controle de pragas é essencial para manter mosca longe do plantio. Apesar de serem difíceis de eliminar, a vida útil de uma mosca não é tão longa. Em média, o ciclo de vida desse inseto dura apenas cerca de trinta dias, o que significa que eles não vivem por muito tempo para nos azucrinar. Mas há uma má notícia nisso.

A mosca pode botar até quinhentos ovos durante a vida útil, geralmente em grupos de cerca de setenta e cinco a cento e cinquenta. Portanto, embora não durem muito, uma infestação pode surgir rapidamente através de novos ovos.

Mosca

O que é mosca?

Mosca é um inseto da ordem Diptera, cujo nome é derivado do grego δι- di- “duas” e πτερόν- pteron- “asas”. Os insetos dessa ordem usam somente um único par de asas para voar. Afinal, as patas traseiras evoluíram para órgãos mecanossensoriais avançados, conhecidos como halteres.

Os halteres das moscas atuam como sensores de alta velocidade do movimento rotacional. Assim, permitindo que os dípteros realizem acrobacias avançadas. Além disso, a anatomia de uma mosca doméstica permite que ela caminhe e suba na maioria das superfícies, seja horizontal, vertical ou mesmo de cabeça para baixo.

Os seus olhos, por outro lado, proporcionaram aos insetos um campo de visão de quase 360 ​​graus, o que lhes permite ver atrás de si. Diferente dos nossos olhos, os olhos de uma mosca doméstica não se mexem. Ou seja, ser capaz de ver em todas as direções, ao mesmo tempo, permite que elas voem enquanto estão atentas ao perigo.

Isso nos leva invariavelmente a uma pergunta: você já se perguntou por que é tão difícil golpear uma mosca? Em suma, a resposta para essa questão está basicamente no tempo de reação e na agilidade do inseto. Isto é, as moscas domésticas são capazes de processar o que veem e reagir em uma velocidade incrível!

Só para você ter uma noção, nosso cérebro processa cerca de sessenta imagens por segundo. Enquanto isso, uma mosca pode processar cerca de duzentas e cinquenta imagens em um único segundo! É uma vantagem e tanto contra nossos movimentos para acertá-las.

Tipos de moscas

Existem outros tipos de moscas além da variação mais comum e conhecida, ou seja, a chamada “mosca doméstica”. Entre as mais perigosas e ameaçadoras para homens, animais e plantios, estão a branca, a tse tse e a varejeira.

Mosca

Mosca branca

Além da introdução de toxinas em plantas, a espécie de mosca branca (que, na realidade, não é uma mosca legítima) também é responsável pela transmissão de severas doenças, que prejudicam sobretudo as lavouras de feijão e soja. Além disso, a variedade branca ainda pode contaminar plantações de hortaliças, algodão e tomate, afinal, a espécie acabou se adaptando a diversas culturas.

Em geral, as moscas brancas se alimentam extraindo importantes nutrientes das plantas. Assim, causam desfolhamento, atrofia e baixo rendimento. A substância melosa e pegajosa que é excretada pelas ninfas e moscas brancas adultas promove o crescimento de mofo nas folhas.

A variedade branca do inseto também é responsável por causar vários distúrbios fisiológicos das plantas como, por exemplo, o amadurecimento irregular do tomate. Além disso, acredita-se que a praga injete enzimas estranhas na planta hospedeira durante a alimentação, afetando os processos fisiológicos normais.

Para o combate da praga, o produtor deve promover a eliminação de todas as hospedeiras, tanto antes dos plantios quanto imediatamente após as colheitas, destruindo o restante da cultura e usando corretamente inseticidas e controle de ninfas.

Uma segunda medida está na rotação da cultura, pois assim o produtor estará quebrando o ciclo do inseto. Em lavouras que já foram infestadas pela praga, é indicado fazer o Manejo Integrado de Praga. Isto é, um conjunto de medidas para um controle eficiente e completo.

Mosca tse tse

Outra espécie perigosa é a mosca tse tse. Essa mosca pode transmitir THA (Tripanossomíase Humana Africana), conhecida também como a doença do sono. Quando não há tratamento, a doença transmitida pela mosca tse tse é fatal.

Na África Ocidental, essa espécie de mosca predomina, sendo a causa de quase 100% dos quadros de transmissão. Em geral, a doença leva anos e anos até matar o hospedeiro. Contudo, quando é transmitida através da mosca tse tse, o indivíduo pode vir a óbito em questão de alguns meses.

Além disso, existem formas da doença que também afetam o gado, sendo assim suscetíveis à mosca. Em geral, após a picada de transmissão, os sintomas da doença começam a se manifestar através de dores musculares, dores de cabeça e febre.

Conforme o estágio da doença avança, os infectados pela mosca se tornam mais e mais indispostos e cansados. Por essa razão, a condição recebe o nome de “doença do sono”.

Mosca

Mosca varejeira

A mosca varejeira não é apenas uma das espécies mais comuns, como também uma das mais perigosas – podendo, inclusive, levar a vítima a óbito.

Em suma, essa parasita usa a vítima – isto é, quaisquer animais e humanos de sangue quente – como um hospedeiro para sua prole. Desse modo, utiliza de feridas abertas para depositar seus ovos.

Quando as larvas eclodem dos ovos, elas promovem uma invasão na pele, corroendo e se alimentando de todo tecido vivo que puderem. Nesse processo, as larvas da mosca varejeira podem devorar até mesmo cartilagens e ossos. Esse estágio da infecção é denominado miíase e pode conduzir a vítima à morte uma vez que não for tratado a tempo.

Mosca e a queda na produção agro

Para os criadores de gado e outros animais de produção, as moscas podem desencadear mais do que um mero incômodo. Afinal, os prejuízos econômicos causados pelas doenças transmitidas por moscas são demonstrados desde a perda de peso até o adoecimento severo do animal.

Assim, há grandes quedas na produção de ovos, carne e leite da fazenda, devido não apenas às doenças, mas também ao estresse causado aos animais.

Em suma, a medida mais eficaz contra mosca é o controle da higiene. Isto é, deve-se manter estábulos, currais e cochos limpos e sem resíduos de alimentos. Além disso, o produtor pode fazer uso de medicamento antiparasitário para tratar os animais.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo