Ciclo de vida e o processo de evolução dos seres vivos

Inicio » Veterinária » Ciclo de vida e o processo de evolução dos seres vivos
19/02/2019 Por
Ciclo de vida e o processo de evolução dos seres vivos

O ciclo de vida das plantas e dos animais que fazem parte da agropecuária

O ciclo de vida, dentro da agricultura, está diretamente relacionado ao tempo em que todos os seres vivos passam em atividade até o momento de sua morte.

O ciclo de vida pode estar relacionado a forma natural ou não. Desse modo, no campo, existem normas pré estabelecidas para o abate animal e o término do seu ciclo em função de atividades comerciais. 

ciclo de vida das vacas

O que é ciclo de vida?

Ciclo de vida se refere ao conjunto de atividades e processos pelos quais passa uma espécie para buscar sua continuidade. Ele envolve desde o nascimento de um ser vivo até a sua morte, passando por todos os diferentes estágios desse percurso; incluindo seu desenvolvimento, período reprodutivo e toda a fase após este período. 

Ciclo de vida animal

No campo é diferente. O gado de corte, por exemplo, tem a sua vida já planejada (desde o nascimento) com o objetivo do abate. Isso já é pré moldado pelo setor da pecuária e todos os animais de corte passam por este processo não natural. Portanto, no segmento são os pecuaristas que determinam o ciclo de vida do animal.

No caso da vaca leiteira, sua vida está relacionada ao tempo em que é produtiva para produzir leite; o que geralmente engloba um período entre 6 e 7 anos. 

Ciclo de vida das plantas

O ciclo de vida das plantas é um dos mais naturais e completos que existem. Isso porque, além de passarem por todo o ciclo de vida, elas ainda deixam sementes; para que as próximas gerações possam passar pelo mesmo processo evolutivo.

ciclo de vida das plantas

Assim como na vida das plantas, o ciclo de vida dos humanos é totalmente ligado ao processo evolutivo. Os ciclos se completam, porém, outros seres são deixados no lugar para também cumprirem o seu período de vida.

Para que o ciclo de vida seja completo, é importante que o ser vivo passe pelas seguintes etapas:

  • Nascimento: necessário para que uma vida se inicie, de fato, o nascimento é uma das mais importantes do processo evolutivo. A fase que vem logo após este marco é, também, de grande relevância; já que é quando o ser vivo precisa de mais atenção e cuidados.
  • Fase reprodutiva: para atingir essa etapa, o ser vivo já deve ter vivido um tempo relativamente grande e, a partir daí, está apto a dar sequência na sua evolução e gerar novos seres. Nesta fase o animal já se desenvolveu corporalmente por completo e, por isso, é capaz de dar continuidade à espécie. 
  • Fase pós-reprodutiva: essa fase está ligada ao cuidado do ser vivo com as suas reproduções, e é dividida entre a adaptação (onde o ser vivo ainda depende de cuidados para viver) e evolução, para a reprodução de novos seres.

Fica claro, portanto, que todo e qualquer ser vivo tem o seu próprio ciclo de vida seja ele natural ou não; e que cada fase deste ciclo tem a sua determinada importância para a evolução da vida em todos os sentidos. 

Agro20 | Portal Vida No Campo