Mudas permitem um fácil manejo e podem render bons cultivos

Inicio » Agronegócio » Mudas permitem um fácil manejo e podem render bons cultivos
14/10/2019 Por
Mudas permitem um fácil manejo e podem render bons cultivos

As mudas podem originar cultivos incríveis se tratadas da forma correta

Criar mudas em vasos ou bandejas é como proporcionar a elas um bom suporte de vida. Cuidados intensivos são necessários para garantir que cresçam capazes de absorver corretamente luz, água e nutrientes.

Frequentemente, a luz precisa ser suplementada para impedir o crescimento das pragas. A rega precisa ser diária e até o solo também reabastecido para que cresçam mudas fortes.

mudas

O que são mudas?

Mudas são plantas muito jovens que crescem a partir de uma semente. Quando as condições de umidade, luz e temperatura estão corretas, o desenvolvimento começa com a germinação das sementes e a formação de três partes principais:

  • Radícula: raiz embrionária;
  • Hipocótilo: broto embrionário;
  • Cotilédones: folhas de sementes.

As melhores mudas de hortaliças

Depois de entender o que são mudas, devemos focar no que é mais prático para cultivo. Uma atividade que se tornou bem comum nas grandes cidades é o plantio de hortas urbanas.

As mudas de hortaliças dão origem a alimentos ricos em minerais, vitaminas e fibras essenciais para todo o corpo humano. O plantio aumenta o incentivo à variedade e consumo, uma vez que é possível efetivar a produção de diferentes alimentos ao longo do ano.

mudas

Entre as principais hortaliças estão:

  • Alface: a alface possui diversos tipos de cultura. A muda pode ser plantada em vasos, devendo permanecer em locais iluminados. O solo precisa ter um alto teor da melhor matéria orgânica, assim como ser mantido bem úmido;
  • Rúcula: as rúculas são hortaliças que crescem em climas amenos, com temperatura aproximada de 16 °C até 22 °C. É recomendado que o plantio seja feito nos meses de março e de julho. As sementes devem ser plantadas diretamente no lugar definitivo, de forma superficial em até 0,5 cm debaixo do solo, ou nas sementeiras;
  • Couve: a couve cresce melhor nos climas frios ou amenos, durante o inverno e o outono, nas áreas com partes sombreadas. O calor mais acentuado é prejudicial às folhas, que têm seu crescimento reduzido, assim como alteração no sabor e aparência.

As melhores mudas de plantas frutíferas

A escolha entre os vários tipos de mudas de plantas frutíferas disponíveis é uma atividade bastante difícil. Isso porque existe uma enorme quantidade de espécies.

Assim, é preciso que o cultivador preste atenção às necessidades das espécies em particular. É o que garantirá a isenção de quaisquer tipos de problemas no crescimento.

mudas

Algumas são mais populares, como os seguintes tipos de mudas:

  • Limão siciliano: o limão siciliano é utilizado para uma gama de funções. Entre elas está a boa manutenção do organismo, a alimentação e até mesmo a retirada de gordura para se produzir compostos químicos. O cultivo das mudas é capaz de proporcionar muitos benefícios não só para o consumidor, mas também para os produtores;
  • Jabuticaba: é a fruta encontrada com abundância durante o ano todo. Ela é uma opção excelente de cultivo nos diversos tipos de regiões, assim como de climas. Traz frutos comestíveis, saborosos, mas também bem rentáveis financeiramente;
  •  Maracujá: o sabor bem característico torna as demandas de consumo extremamente altas. É uma ótima opção de cultivo para consumo familiar;

Vale mencionar, ainda, as mudas de laranjas, que dão origem a um ingrediente importante na vida dos brasileiros. A fruta é utilizada em diversas bebidas e pratos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo