Nematoides são tipos de vermes que atacam as culturas

Inicio » Agricultura » Nematoides são tipos de vermes que atacam as culturas
28/06/2019 Por
Nematoides são tipos de vermes que atacam as culturas

Os nematoides podem se alimentar de raízes, bulbos e rizomas, e trazem prejuízos para a produção agrícola

Os nematoides são seres muito pequenos, por isso muitas vezes é difícil constatar a sua presença. Embora muitas vezes eles sejam subestimados, estes parasitas podem causar sérios danos à plantação, como baixa de produtividade e até a morte das plantas.

Os parasitas nematoides podem afetar diversos cultivares, como a soja, cenoura, cebola, arroz e batata. Para o seu combate, o ideal então é que se faça o preparo do solo, através do manejo integrado de diferentes técnicas.

nematoides

O que são nematoides?

Nematoides são vermes muito pequenos, quase imperceptíveis, que parasitam algumas culturas e, assim, prejudicam a plantação. Eles são quase transparentes e possuem o corpo alongado, em formato cilíndrico.

São vermes com capacidade muito ampla de adaptação, portanto, podem sobreviver em regiões muito frias, assim como em desertos sob altas temperaturas. Há, ainda, algumas espécies desses parasitas que conseguem sobreviver com baixas quantidade de água por meses.

Além das plantas, alguns tipos de nematoides também parasitam animais, ou insetos. O seu tamanho pode ser bastante variável, dependendo do parasita.

Que prejuízo os nematoides podem causar?

Estes parasitas se alimentam dos tecidos da planta e, assim, podem causar diversos prejuízos para a cultura. Alguns estragos que os vermes podem causar na agricultura, então, são os seguintes:

  • Atacam os órgãos subterrâneos das plantas
  • Se alimentam de raízes
  • Bulbos
  • Tubérculos
  • Rizomas
  • Também prejudicam o caule
  • Folhas
  • Sementes

Além de retirar os nutrientes da planta, os parasitas se alimentam de seus tecidos, causando danos mecânicos. Ao enfraquecer o vegetal, então, os nematoides também facilitam a entrada de fungos e bactérias.

Um dos parasitas mais conhecidos é o nematoide de galha. Ele possui a capacidade de infectar diversos tipos de vegetação e, assim, se proliferam e sobrevivem facilmente na natureza. Geralmente seus ataques causam danos e apodrecem as raízes das plantas.

Outro sintoma, então, é o baixo desenvolvimento do sistema radicular. As raízes apresentam galhas, por isso o nome do parasita.

A infestação desses parasitas na cultura da soja

É grande a preocupação dos produtores rurais em relação aos nematoides da soja. A cultura pode ter atacada por mais de um tipo de parasita, sendo que os mais comuns são:

  • Nematoides de galha (Meloidogyne spp)
  • Nematoide de cisto da soja (Heterodera glycines)
  • Nematoide das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus)

nematoides

O controle desses parasitas, então, deve englobar diversas metodologias, visto que apenas um tratamento pode ser ineficaz para o combate dos invasores. O primeiro passo, com o auxílio de profissionais da área, é realizar a análise do solo.

A partir daí, então, pode-se verificar os tipos de parasitas que estão atacando a planta. A amostragem do solo também é importante para identificar o nível de ataque que a cultura vem sofrendo.

Uma das opções de combate aos nematoides é o plantio e produção de cultivares resistentes, que não sofrerão com os ataques. Contudo, se isso não for possível, também se pode combater os parasitas através de alguns métodos, como a rotação de culturas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo