Nim é espécie vegetal que pode ser utilizada para diversas finalidades

Inicio » Agricultura » Nim é espécie vegetal que pode ser utilizada para diversas finalidades
01/11/2019 Por
Nim é espécie vegetal que pode ser utilizada para diversas finalidades

Nim é um vegetal com propriedades medicinais usado, também, na indústria de cosméticos para hidratar a pele

O nim (também conhecido com neem) é uma planta que carrega consiga inúmeras propriedades. Esta variedade, cujo nome científico é Azadirachta indica, se adapta bem as regiões de calor e secas.

O nim é empregado na agropecuária, na indústria cosmética e química, além de ser considerado uma planta que pode ser utilizada para fins medicinais. Além disso, a árvore da planta é indicada para a prevenção da erosão do solo e no processo de salinização.

Nim

O que é neem?

O neem é uma planta de caráter medicinal também conhecida por outros nomes, incluindo árvore-da-vida e árvore sagrada. Além disso, em alguns locais, ele é considerado um alimento, podendo ser consumido maduro.

As suas folhas são frequentemente utilizadas para find medicinais, e o chá de nim é conhecido por ajudar a amenizar febre e curar os sintomas de doenças que vão desde a artrite até a catapora.

Como plantar nim?

A plantação de nim tolera bem condições de seca e precisa de pouca chuva para se desenvolver. Logo, é uma variedade típica de regiões subtropicais e tropicais. Temperaturas muito baixas, no entanto, podem impedir o seu crescimento e até levar a planta à morte.

Embora tenha a capacidade de se adaptar a outros tipos de solo, o mais recomendado para o seu cultivo é o drenado e arenoso. Quanto a luminosidade, a árvore de neem prefere locais com maior luminosidade; mas as mudas também conseguem crescer em áreas sombreadas.

Para que serve o nim?

As propriedades do nim incluem uma série de características benéficas, incluindo a vantagem de incluir antioxidantes na sua composição. Além disso, a planta conta com vitaminas importantes para o organismo, incluindo os seguintes exemplos:

  • proteínas
  • cálcio
  • fósforo
  • ácidos graxos
  • aminoácidos

Nim também é conhecido como neem

Do ponto de vista medicinal, suas vantagens são muitas por suas folhas possuírem ação antisséptica e anti-inflamatória, e auxiliam no combate ao aumento de colesterol ruim.

Além disso, o óleo extraído da planta tem apresentado bons resultados em relação a tratamentos referentes a infertilidade. Mas se engana quem pensa que os benefícios desta planta são exclusivamente medicinais, uma vez que a planta nim também é benéfica para a agricultura.

Suas propriedades – que incluem o tanino –  são úteis para afastar insetos das plantações. Dessa forma, muitos fazem o uso de extratos da planta com a finalidade de afastar insetos indesejados, contando com o nim inseticida.

Benefícios do nim

A seguir, conheça alguns dos principais benefícios do neem.

  • É utilizado no tratamento de doenças da pele, incluindo acne e alergias;
  • Trata inflamações como bronquite e artrite;
  • Auxilia no controle dos níveis de colesterol, da diabetes e até de doenças como conjuntivite, catapora ou do fígado;
  • Ajuda no combate a dores de cabeça, dores nos dentes e dores de ouvido;
  • Auxilia na hidratação da pele em sua versão de óleo;
  • Por possui ação antimicrobiana, pode ajudar na higienização da pele.

nimVale citar que quase todas as partes do neem podem ser aproveitadas,incluindo as raízes, as sementes, as folhas, o extrato, a casca e as flores. Mas vale, também, ressaltar que o consumo do produto deve ser supervisionado por especialistas como nutricionistas ou fitoterapeutas.

Isso porque, dependendo da dose em que o nim for ingerido, ele pode provocar malefícios no lugar de vantagens; incluindo o surgimento de problemas no fígado ou, ainda, alterações prejudiciais na tireoide.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo