Micronutrientes são elementos essenciais para plantas e humanos

Home » Agronegócio » Micronutrientes são elementos essenciais para plantas e humanos
28/09/2019 by
Micronutrientes são elementos essenciais para plantas e humanos

Micronutrientes são essenciais para uma alimentação balanceada e uma vida saudável

Os micronutrientes, assim como o próprio nome sugere, são os nutrientes que o organismo necessita em pequenas quantidades. No entanto, eles devem ser consumidos diariamente para uma alimentação rica e saudável.

Vitaminas e minerais são dois exemplos de micronutrientes que devem fazer parte da nossa dieta. A falta desses pequenos nutrientes podem provocar doenças e outros problemas, mas o seu excesso também não é recomendável.

MicronutrientesQual a diferença entre micro e macronutrientes?

Antes de compreendermos a diferença entre micronutrientes e macronutrientes, vale ressaltar o que são os nutrientes. Os nutrientes se referem aos elementos que um ser vivo necessita para fazer o seu metabolismo.

No entanto, existem seres que não conseguem produzir os elementos no próprio corpo, e portanto, precisam adquiri-los por meio da alimentação. Por isso é importante saber o que são micronutrientes.

Os micronutrientes são os nutrientes que o organismo necessita em menor escala. Já aqueles necessários em quantidade superior são os macronutrientes. Cada organismo irá se beneficiar dos elementos de uma determinada forma, e além disso, dependendo do ser vivo, os nutrientes são encontrados em locais diferentes.

No nosso organismo, os carboidratos e lipídeos são alguns dos exemplos de macronutrientes, enquanto as vitaminas são um dos locais onde podem ser encontrados os micronutrientes.

Nas plantas, por outro, os nutrientes são encontrados em quantidade superior em elementos como nitrogênio, carbono, oxigênio, hidrogênio e em escala menor, temos o cloro, ferro, manganês e zinco como exemplos.

Benefícios dos micronutrientes para o organismo

Os micronutrientes são essenciais para que aconteçam as reações químicas no corpo, isso porque facilitam o seu trabalho. As vitaminas, por exemplo, auxiliam no funcionamento do metabolismo e também regulam as funções das células. Já os minerais atuam na manutenção da saúde óssea, além de ajudar na manutenção do sistema nervoso.

Em relação as vitaminas, as A,B, C, D, E e K são de grande importância. A vitamina A, por exemplo, atua na saúde da pele e no nosso sistema imunológico. Já a produção de colágeno é de responsabilidade da vitamina C. Outro grupo de micronutrientes são o de minerais.

São exemplos de micronutrientes do grupo de minerais, o potássio, ferro, cálcio, sódio, zinco, magnésio, flúor e cobalto. Dentre eles, o cálcio é indispensável para saúde dos ossos e é, ainda, um neurotransmissor.

Outro mineral de suma importância é ferro, responsável pela formação da hemoglobina, ou seja, das células vermelhas do sangue, que são imprescindíveis para o organismo absorver oxigênio.

Importância dos micronutrientes para as plantas

Assim no caso do corpo humano, as plantas necessitam dos micronutrientes em pequenas quantidades, e não contar com eles, resulta em perdas de produtividade.

Em relação aos vegetais, estes nutrientes são classificados em dois grupos, os essenciais e benéficos. Fazem parte do grupo de micronutrientes essenciais, o zinco, ferro, molibdênio, manganês, cloro e boro. Os micronutrientes benéficos, por sua vez contam com o elementos, cobalto, níquel, silício e sódio.

micronutrientes

Os micronutrientes encontrados nas plantas sofrem influência direta daqueles que estão localizados no solo. Isso porque os vegetais sofrem interferências das características do solo como teor de matéria orgânica e interação entre cada nutriente.

Para que uma determinada lavoura tenha uma produção maior, é preciso que haja relação entre as culturas e ações de fornecimento de micronutrientes somadas as condições locais adequadas. A fim de possibilitar que as plantas adquiram os micronutrientes necessários para se desenvolverem, é indicado a aplicação de fertilizantes via solo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo