Nitrogênio é substância de grande utilidade para o cultivo agrícola

Inicio » Agronegócio » Nitrogênio é substância de grande utilidade para o cultivo agrícola
29/07/2019 Por
Nitrogênio é substância de grande utilidade para o cultivo agrícola

Nitrogênio pode ser obtido e utilizado para favorecer o cultivo da agricultura

O nitrogênio é um elemento bastante conhecido pelas pessoas. Também chamado de azoto, o seu nome possui um significado bastante curioso: sem vida – onde o “a” indica sem e “zoto” indica vida.

Trata-se de um elemento muito importante, embora o nitrogênio ainda seja um dos mais abundantes de todo o universo; representando cerca de 78% da atmosfera terrestre em volume. Logo, podemos observar que apesar do significado de seu nome, ele é encontrado em larga escala em nosso planeta.

Nitrogênio é uma substância importantíssima para a agricultura

O que é nitrogênio?

Nitrogênio é um elemento químico não metálico, encontrado no segundo período da tabela periódica. Também é importante dizer que o seu número atômico é 7, o que indica que ele possui 7 prótons no interior de seu núcleo e 7 elétrons espalhados em seus níveis.

Origem do nitrogênio

Como dissemos, a importância do nitrogênio é tremenda, o que faz da substância muito conhecida em todo o mundo. Mas, por acaso você sabe como ele foi descoberto e como era utilizado inicialmente? Bom, para começar é necessário dizer que o elemento é conhecido desde a época da idade média.

Era bastante comum que ele fosse utilizado por alquimistas para dissolver ouro com aquafortis, uma espécie de ácido nítrico da época. Mais adiante, ele foi apresentado ao famoso químico e físico Daniel Rutherford, que precisava de algumas características do elemento para suas experiências.

Entretanto, é essencial ressaltar que o responsável pelo isolamento do nitrogênio foi Scheele. Em seguida, no ano de 1877, uma dupla de cientistas, chamados Pictet e Cailletet liquefizeram o elemento. Sua forma líquida, atualmente, possui diversas utilizações tanto na indústria quanto nos laboratórios.

Como é o ciclo do nitrogênio?

Outro fator importante a ser comentado sobre o elemento é o famoso ciclo do nitrogênio. Trata-se de um processo natural, que representa um fluxo de energia e matéria que ocorre de maneira constante na natureza. Ele é dividido em 4 diferentes etapas, que serão comentadas agora:

  • Fixação: apesar do processo ser cíclico, esta é considerada por muitos como a parte inicial dele. A fixação consiste na transformação do nitrogênio gasoso em substâncias aproveitáveis pelos seres vivos, como amônia e nitrato. Durante esta ação, os organismos responsáveis pela fixação são bactérias retiram o nitrogênio do ar fazendo com que este reaja com o hidrogênio para formar amônia;
  • Amonificação: é comum que parte da amônia presente no solo seja originada pelo processo de fixação, o que explica a sua classificação como parte inicial de todo o processo. Entretanto, a outra é proveniente do processo de decomposição das proteínas e outros resíduos nitrogenados, contidos na matéria orgânica morta e nas excretas. Ainda é importante dizer que a decomposição ou amonificação é realizada por bactérias e fungos bastante específicos;
  • Nitrificação: é a parte mais simples de todo o ciclo do nitrogênio. Nitrificação é apenas o nome dado ao processo de conversão da amônia em nitratos;
  •  Desnitrificação: as bactérias desnitrificantes são capazes de converter os nitratos em nitrogênios molecular. Assim, ele pode voltar à atmosfera fechando o  seu ciclo.

Ciclo do nitrogênio na agricultura

É interessante que você saiba como este processo é aplicado na agricultura. Tudo ocorre através da rotação de culturas. No procedimento, é alternado o plantio de leguminosas e não leguminosas. Dessa forma, enquanto as não-leguminosas retiram os nutrientes nitrogenados do solo, as leguminosas os devolvem ao meio.

Trata-se de uma técnica muito importante e que pode angariar uma série de benefícios ao cultivo. Ela propicia o desenvolvimento de grãos com maior tolerância a doenças, insetos e pragas. Além disso, outras vantagens apresentadas são:

  • Ganhos na fertilidade do solo, diminuindo a necessidade de fertilização;
  • Estabilidade na produção diante de variações climáticas bruscas;
  • Melhoria considerável na produtividade.

Fora isso, ainda é possível estabelecer outras considerações sobre o nitrogênio na agricultura. Ele é um dos 3 elementos mais demandados pelos vegetais e até por isso é utilizado na fabricação de alguns tipos de fertilizante um dos macronutrientes primários sendo o mais utilizado, mais absorvido e mais exportado pelas culturas.

Nitrogênio

Entretanto, como tudo na vida, o nitrogênio também apresenta algumas desvantagens. Ele é um nutriente de obtenção relativamente cara, além de necessitar de cuidados especiais em seu manejo, devido ao risco de contaminação de lençóis freáticos. Entretanto, estes fatores não diminuem a importância do nitrogênio para a agricultura.

Outra forma do nitrogênio se fixar no solo é através das chuvas. Isso acontece principalmente quando descargas elétricas precipitam o ácido nítrico, absorvido pelo solo em forma de nitratos.

Características dos fertilizantes nitrogenados

Entre as principais características dos fertilizantes nitrogenados, podemos citar:

  • Aumentam a acidez do solo;
  • Possuem um índice salino relativamente elevado;
  • Apresentam alta solubilidade em água;
  • São isentos de macronutrientes secundários;
  • Tem baixa retenção nos solos e são altamente dinâmicos.

Outra aplicações importantes do nitrogênio

É bacana destacar que as aplicações do nitrogênio não se limitam unicamente a agricultura. Isso porque ele ainda pode ser utilizado em diversas funções além desta, conforme exposto na lista a seguir:

  • no congelamento e transporte de alimentos, e outros compostos orgânicos;
  • no processo de fabricação de componentes eletrônicos (transistores, diodos, circuitos integrados, etc.);
  • na produção de aço inoxidável;
  • na fabricação de compostos orgânicos de nitrogênio, como a nitroglicerina e o Trinitrotolueno (TNT).

Principais fontes de nitrogênio

Com citamos anteriormente, a principal fonte de nitrogênio é o gás atmosférico. Entretanto, o nitrogênio atômico pode estar presente em diversas outras substâncias, tais como:

  • Aminas;
  • Amidas;
  • Sais de amônio quaternário;
  • Nitrocompostos;
  • Nitrilos;
  • Isonitrilos;
  • Nitratos (sais);
  • Nitritos (sais);
  • Nitretos (sais);
  • Óxidos de nitrogênio;
  • Ácidos nitrogenados;
  • Amônia.

Nitrogênio é uma substância importantíssima para a agricultura

Curiosidades sobre o nitrogênio

Agora que você já sabe tudo sobre o uso do nitrogênio, está na hora de falarmos algumas curiosidades sobre esta substância. E é interessante saber que ele é o elemento mais caro entre os fertilizantes, uma vez que sua produção é extremamente cara e cheia de despesas bastante específicas.

Além disso, fertilizantes que contém o nutriente tendem a poluir o solo e os lençóis freáticos. Apesar disso, ele não é maléfico em quantidades moderadas. Não é a toa que o nitrogênio pode ser encontrado em todos os organismos vivos, sem exceção.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo