Nutracêuticos são compostos alimentares importantes, não indispensáveis

Inicio » Agronegócio » Nutracêuticos são compostos alimentares importantes, não indispensáveis
02/08/2020 Por
Nutracêuticos são compostos alimentares importantes, não indispensáveis

Nutracêuticos são uma espécie de suplemento dietético

A palavra nutracêutico, em si, é a combinação das palavras nutrição e farmacêutico. O termo “nutracêuticos” foi cunhado em 1989, por Stephen DeFelice, fundador e presidente da Fundação para a Inovação em Medicina.

Stephen definiu nutracêuticos como “alimentos ou partes de um alimento que fornecem benefícios médicos e saudáveis, incluindo a prevenção e o tratamento de doenças“.

Nutracêuticos

O que são nutracêuticos?

Nutracêuticos são uma espécie de nova sensação de suplemento dietético. Embora não seja, por si, um alimento, o produto conta com componentes alimentares funcionais isolados.

Assim sendo, o produto nutracêutico é alimento fortificado que não apenas complementa a dieta. O nutracêutico também auxilia no tratamento ou prevenção de doenças (bem como da anemia), além de proporcionar outros benefícios medicinais.

Produtos nutracêuticos

Os produtos nutracêuticos são suplementos alimentares enriquecidos. Isso que significa que não apenas complementam a dieta. De fato, eles também podem ajudar a prevenir outros problemas de saúde e doenças.

Alguns dos principais componentes nutracêuticos presentes em produtos são:

Nutracêuticos

Vitamina B12

Sem dúvida, a vitamina B12 pode ajudar no metabolismo, pois demonstra aumentar os níveis de energia.

Ácidos graxos ômega 3

Esses ácidos graxos essenciais são necessários para a saúde humana. No entanto, o corpo não pode produzi-los sozinho.

Os ácidos graxos ômega 3 reduzem a inflamação e podem ajudar a diminuir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, câncer e artrite.

Probióticos

Os probióticos, por sua vez, podem ajudar a manter as boas bactérias no corpo. Ao suplementar uma dieta saudável com probióticos, eles podem ajudar o metabolismo.

Cetonas de framboesa

Outro complemento de saúde nutracêutico são as cetonas de framboesa. De fato, elas agem como um agente termogênico, funcionando eficientemente como um agente bloqueador de gordura.

Vitamina D3

A vitamina D3 é importante para manter uma boa saúde, um bom desenvolvimento e uma boa manutenção de dentes e ossos. Alguns estudos demonstram que a vitamina D3 também pode aumentar o sistema imunológico e promover o bom humor.

Garcinia cambogia

A perda de peso é uma busca frequente no setor de saúde e no mercado fitness. Como resultado, a garcinia cambogia se consagra no topo da lista de produtos nutracêuticos. Em suma, a garcinia cambogia pode ajudar a aumentar a taxa metabólica, ajudando na queima de calorias.

Nutracêuticos

Alimentos funcionais e nutracêuticos

O termo “nutracêutico” é usado para descrever esses alimentos medicinais ou nutricionalmente funcionais. Em geral, os alimentos funcionais e nutracêuticos são chamados de “suplementos alimentares”.

Por definição, os nutracêuticos são qualquer alimento completo – não somente um nutriente ou vitamina isolado – concentrado e reembalado em um formato não alimentar, como uma cápsula. Muitos termos e definições diferentes são usados, o que pode gerar dúvidas quanto à procedência do produto.

Para simplificar, os alimentos funcionais se parecem com alimentos, mas são modificados para maior valor nutricional.

Os suplementos alimentares, por outro lado, parecem medicamentos e são feitos de alimentos, nutrientes isolados ou substâncias semelhantes a alimentos para melhorar a saúde.

Os nutracêuticos, por fim, são um setor de suplementos alimentares feitos apenas de alimentos integrais para melhorar a saúde.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo