Óleo de laranja é extraído da fruta e traz benefícios para a saúde

Inicio » Agronegócio » Óleo de laranja é extraído da fruta e traz benefícios para a saúde
25/03/2021 Por
Foto: Cut and whole orange fruits with green leaves isolated on white background. Closeup shot. Natural vitamin or organic food concept
Óleo de laranja é extraído da fruta e traz benefícios para a saúde

O Brasil é consolidado no mercado internacional como um grande produtor de laranja. A fruta faz parte da movimentação do agronegócio nacional e atende outros países por meio de exportação. Diversos mercados se abrem diante de grandes produções, como é o caso da fabricação de óleo de laranja.

Aliás, quando o assunto é produção do fruto que dá origem ao óleo de laranja, o Estado de São Paulo tem, sozinho, o título de maior produtor e exportador da fruta e de suco de laranja do mundo.

Na safra de 2018/2019, 13,2 milhões toneladas de laranjas foram produzidas, de acordo com a Pesquisa Agrícola Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já o Brasil atingiu a marca de 17 milhões de toneladas de laranja. A média de produção se mantém com pouca variação de 2015 a 2019, consolidando o Brasil no topo do ranking de países que mais produzem o fruto. O segundo maior produtor mundial é os Estados Unidos.

laranjas cortadas em cima de madeira para fazer óleo de laranja

Óleo de laranja

Um mercado beneficiado com a produção da laranja é o de subprodutos. Dentre eles, está o óleo de laranja, também conhecido como óleo essencial de laranja. Esse tipo de produto é extraído da fruta, em um processo que faz a prensagem sem aquecimentos.

A utilização dos óleos essenciais é bastante comum para tratamentos de aromaterapias, produção de produtos naturais, produção de artesanatos, entre outros. Além disso, existem diferentes tipos de óleos de laranja, já que ele pode ser extraído de casca, flores brancas e folhas. O uso deste óleo pode trazer diversos benefícios aos seres humanos. 

Para que serve o óleo de laranja?

O óleo de laranja tem uma procura grande por aqueles que desejam aromas de frutas cítricas. Além disso, popularmente conhecido como essência da alegria, o óleo é eficaz no estímulo de sensações de bem-estar. Ainda mais, sua procura está atrelada ao tratamento de sintomas de estresse emocional.

É comum que praticantes da aromaterapia – uma técnica que utiliza aromas para estimular partes do cérebro e liberar sensações corporais – busquem o óleo essencial de laranja para aliviar o estresse. Afinal, a indicação dos terapeutas dessa forma de medicina alternativa é que o óleo da alegria estimula a positividade.

Os tratamentos indicam que o óleo também provoca hidratação, fluidez digestiva, além de estimular o sistema linfático, ou seja, o sistema de defesa do nosso organismo.

Nesses tratamentos, os óleos ficam em aromatizadores e difusores para adentrar no sistema respiratório. Além disso, também é aplicada na pele, mas em doses bem baixas e controladas.

Óleo de laranja na agricultura

Uma das formas de uso para o óleo essencial de laranja é na otimização da pulverização nas lavouras. O óleo beneficia as plantas ao melhorar a absorção de produtos. Ainda mais, o óleo promove uma absorção mais rápida por parte da planta, contribuindo para a otimização de aplicação de produtos como inseticidas e fungicidas.

Em muitos casos, produtos de origem do petróleo fazem parte destes processos, deixando resíduos prejudiciais para o plantio. O óleo de laranja é natural, então não causa danos ao solo, além de ser efetivo como inseticida no combate de pragas.

Imagens: Jessica Lewis e Tim Mossholder

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo