Oligopsônio é mercado com poucos compradores e muitos vendedores

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28/10/2020 Por
Oligopsônio é mercado com poucos compradores e muitos vendedores

O oligopsônio reflete uma anomalia de mercado. Oposto ao oligopólio, o oligopsônio é uma forma de mercado considerada irregular e imperfeita. Apresenta uma pequena quantidade de compradores, desta forma, tornando o mercado problemático e sem fluidez.

O oligopsônio é uma estrutura de mercado muito estudada em microeconomia. Este tipo de mercado acaba forçando os preços a diminuírem, pela baixa demanda e produtos homogêneos e altamente substituíveis.

Oligopsônio

O que é oligopsônio?

Oligopsônio é uma estrutura de mercado, oposta à concorrência perfeita, caracterizada pelo grande número de vendedores e poucos compradores. Assim sendo, esta estrutura é considerada como imperfeita. Este é o conceito de oligopsônio.

Isso ocorre quando um determinado setor possui um pequeno número de empresas. Desta forma, cria-se um nicho de mercado que possui um certo isolamento do restante do mercado e ainda assim possui um número baixo de compradores.

No caso de ser oposto, um nicho que possui um pequeno número de empresas ou vendedores, mas possui um grande número de clientes e compradores, cria-se um oligopólio. Além disso, tanto o oligopsônio quanto o oligopólio caracterizam uma concorrência imperfeita.

Desta forma, os preços no oligopsônio fogem ao conceito do “ótimo de Pareto”. Isso porque não há equilíbrio de mercado e os preços são forçados para baixo devido à demanda ser inferior à oferta dentro de determinado nicho.

É preciso exemplificar para melhor entender o que é oligopsônio, então, continue a leitura!

Exemplos práticos de oligopsônio

Um exemplo bem comum de mercado oligopsônio em nosso dia a dia são os supermercados. Geralmente, em uma determinada cidade, poucas redes de supermercados dominam. Em contrapartida, os produtores de alimentos são muitos.

Isso acaba gerando uma grande competitividade entre os produtores para vender às redes de supermercados. A consequência disto são os preços baixos, que acabam forçando os produtores a reduzirem seus preços para conseguir vendas.

Esta é uma situação comum para os produtores rurais. Ademais, por produzirem commodities, seus produtos não possuem diferencial entre produtores e precisam se adequar aos preços de mercado, gerando assim a situação de mercado chamada oligopsônio.

Em nosso país, podemos observar uma situação similar no mercado de carnes. Além disso, os produtores de gado foram forçados a baixar os preços devido à grande concentração de frigoríficos. Desta forma, os produtores competem entre si, desequilibrando o mercado.

Oligopsônio

As consequências do oligopsônio

Assim como no oligopólio, o oligopsônio força uma determinada formação de preços e produção. Consequentemente, os preços e a demanda recebem influências absolutas de seus poucos compradores.

O poder de mercado está na mão dos compradores e isto pode gerar efeitos colaterais. Os fornecedores geram seus preços baseados nos concorrentes, a fim de amenizar os efeitos da escassez de demanda.

Além de favorecer falências, o oligopsônio pode gerar situações inusitadas. O comprador de um oligopsônio é geralmente o vendedor de um oligopólio, desta forma, estando em uma situação muito confortável no mercado.

Entrar em um mercado em que a mesma empresa atua, conforme mencionado acima, é quase impossível. A alta burocracia, o interesse das empresas que vivem nele e o investimento astronômico impossibilitam que se adentre nesse mercado facilmente.

Uma empresa que queira se tornar compradora em um oligopsônio e vendedora em um oligopólio é uma ameaça para as outras vendedoras oligopolistas. Ademais, é preciso manter um grupo pequeno e seleto para que permaneça o oligopólio.

Um belo exemplo desta situação é justamente o vendedor de tabaco e a empresa de cigarros. Nesse cenário, o produtor de tabaco é o vendedor do oligopsônio e a empresa que compra deste produtor é o vendedor do oligopólio.

No caso do monopsônio, que é caracterizado por apenas um comprador e diversos vendedores, temos como exemplo a situação empregado e empregador. Outrossim, o empregador é o comprador no oligopsônio, e o empregado é o vendedor. O excesso de oferta gera preço baixo.

Desta forma, fica clara a diferença entre oligopsônio e monopsônio. Basicamente, o oligopsônio é caracterizado por poucos compradores e muitos vendedores. Já o monopsônio é justamente quando existe somente um comprador para diversos vendedores.

Aprofundando o entendimento

Podemos então conceber que o oligopsônio é uma anomalia de mercado que é altamente prejudicial para o produtor rural, entre outros vendedores. Além disso, este sistema da microeconomia acaba de forma trágica, forçando o pequeno produtor à se adaptar ao mercado.

Todavia, este produtor terá que investir em maior produtividade para sanar o preço forçosamente baixo, podendo então ganhar no volume de suas vendas. Desta forma, inevitavelmente o concorrente sofrerá o avanço do produtor que ampliou a produtividade.

A tendência futura de um oligopsônio é justamente derrocar a grande parte de seus vendedores e permanecer alguns poucos que obtiveram avanços significativos em seus processos produtivos.

O significado do nome oligopsônio vem do grego. A palavra “oligo” significa pouco, e a palavra “psonio” significa comprar. Desta forma, a síntese desta palavra pode ser interpretada como poucos compradores.

Oligopsônio

Benefícios do oligopsônio

Esta situação de mercado influencia principalmente os preços. Além disso, evidentemente, tal situação pode trazer outros benefícios para os compradores, os quais vamos listar abaixo:

  • Qualidade;
  • Quantidade;
  • Prazo de entrega;
  • Embalagem
  • Entre outros.

Esta é uma forma de os vendedores conseguirem destaque e diferenciação diante de uma competição imperfeita. Para os compradores, resta ainda mais vantagens para além do preço, que também garante um atendimento e fornecimento diferenciados.

Além dos pequenos produtores de commodities, podemos também citar outros exemplos de oligopsônios no mercado, que podem ser encontrados em nichos bem segmentados como o mercado de aeronaves. Ademais, são poucos os compradores neste nicho.

Somente grandes empresários donos de empresas de transporte aéreo e governos de países são compradores para esta indústria. Desta forma, existirão muitas vantagens para os compradores, como condições especiais de pagamento e preços vantajosos.

Em contrapartida, as empresas de transporte aéreo são vendedores de oligopólio. Elas vendem seus serviços para uma infinidade de pessoas que viajam todos os dias para diferentes lugares no mundo todo. Em nosso país temos algumas empresas neste ramo, e entrar nele parece complicado.

Como podemos ver, as duas faces da mesma moeda são o oligopsônio e o oligopólio. Esta moeda só favorece um lado sempre. A mesma empresa é favorecida em ambas as situações de mercado, por isso é chamada de concorrência imperfeita.

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