Orquídea amarela, sinônimo de alegria, é muito utilizada na decoração

Inicio » Agricultura » Orquídea amarela, sinônimo de alegria, é muito utilizada na decoração
20/10/2020 Por
Orquídea amarela, sinônimo de alegria, é muito utilizada na decoração

Uma das flores mais requisitadas para ornamentação de ambientes, a orquídea amarela proporciona um ambiente repleto de equilíbrio e amistosidade, por isso é indicado para todos os tipos de ambientes, seja festivo, caseiro, interno ou externo.

Além de equilíbrio, a orquídea amarela pode significar respeito e confiança, por isso é muito utilizada em ambientes de eventos que queiram ter esse conceito para passar aos frequentadores do local.

Orquídea amarela

O que é orquídea amarela?

Orquídea amarela é uma planta da família das orquídeas Catteleyas, tendo como nome científico Oncidium cheirophorum. É mais popularmente conhecida como orquídea amarela chuva de ouro.

Ela possui esse nome pois tem suas flores na coloração amarela e com o formato meio em cascada, o que muitas vezes pode lembrar uma chuva caindo.

Ademais, a orquídea amarela natural é ideal para ser utilizada tanto em ornamentação de casas, como para a decoração de festas. Isto porque proporciona um ambiente amistoso e aconchegante e pode transmitir diferentes conceitos.

A orquídea amarela é conhecida por suas capacidades de promover o equilíbrio para sentimentos como ansiedade e estresse, o que cria um ambiente com astral elevado onde quer que seja colocada. Isso se reflete diretamente nas pessoas ao redor.

Além disso, esse tipo de planta pode ser posicionado perto de outras, pois possui a capacidade de agregar e oferecer maior riqueza nos detalhes.

Cultivo da orquídea amarela chuva de ouro

O cultivo desse tipo de planta não é difícil, sendo possível de ser feito até mesmo por pessoas que não tenham experiência com plantas.

Essa facilidade ocorre principalmente pela resistência que as orquídeas do tipo orquídea cattleya amarela possuem, o que torna fácil a manutenção e cultivo.

Além disso, para saber como cuidar de orquídea amarela é preciso prestar atenção em alguns detalhes como quantidade de água ofertada e quantidade de exposição ao sol.

A orquídea amarela precisa ser regada com água natural para que viva em sua plenitude, ou seja, água sem aditivos ou conservantes é o ideal.

A quantidade não pode ser exagerada, pois ela necessita de uma irrigação moderada para que não haja agressão, evitando, assim, que as raízes sofram deterioração.

Em dias com temperaturas elevadas, é bom utilizar borrifadores de água para amenizar o calor e proporcionar frescor à planta.

Ademais, esse tipo de planta necessita de exposição ao sol de forma moderada. Portanto, é preciso moderar o contato com o sol, sendo aconselhável o sol das primeiras horas do dia, ou das últimas horas da tarde.

Outrossim, a adubação é importante, mas o recomendado é a utilização de adubos naturais e orgânicos, bem como é a melhor escolha para os pesticidas. Porém, é necessário cuidado para não utilizar demais esses produtos, o que poderia causar dificuldade no desenvolvimento e crescimento da planta.

Orquídea amarela

Cuidados com a orquídea amarela

Se as orientações de cuidado com a orquídea amarela não forem respeitadas, uma das consequências é a perda da beleza que a planta possui. Além disso, o aroma que ela exala pode ser prejudicado, perdendo o perfume que é tão característico da espécie.

Além disso, sem a devida quantidade de água e uma exposição controlada ao sol, a planta pode acabar perdendo nutrientes e morrer.

Ou seja, os cuidados não são muitos e também são fáceis de seguir, mas é preciso que haja atenção para que a orquídea amarela tenha uma vida com maior durabilidade e com exuberância.

Combinações de orquídea amarela

Seja uma orquídea amarela pequena com outra maior, ou uma orquídea amarela com vermelho, as combinações são sempre possíveis, pois as plantas da mesma espécie são harmônicas entre si.

Isso permite um jogo de cores e composições para decorar os lugares e levar ainda mais alegria e vibração ao local.

Ademais, a orquídea dendrobium amarela pode combinar, ainda, com uma série de elementos, como:

  • Móveis de tons neutros;
  • Plantas de tons que contrastem;
  • Folhagens;
  • Outras orquídeas de cores variadas.

Na hora da combinação não há nenhuma regra específica, pois você pode montar a combinação de flores que acha que fica mais agradável.

Isso pode variar com o local e com o propósito da decoração, sendo duas questões que podem dar um norte no momento de decidir a harmonia das flores.

Orquídea amarela

Onde plantar orquídea amarela?

Você já sabe tudo sobre como realizar os principais cuidados da sua orquídea, mas agora falta descobrir os locais que ela mais gosta de viver para que você possa optar no momento do plantio.

Esse tipo de planta adora se desenvolver em vasos de terracota, mas também pode viver bem em outros tipos de vasos, desde que tenha espaço suficiente para o desenvolvimento completo da orquídea.

Além disso, outro local que ela possui ótima capacidade de adaptação é nas casas ou troncos de árvores. E além desse tipo de local proporcionar um excelente habitat para a orquídea, ainda oferece um visual diferenciado.

Dependendo do ambiente em que ela for plantada, deixar a planta crescer ligada a um tronco de árvore pode dar um charme a mais. Sem contar com o contraste do amarelo com o tom da casca da árvore.

No entanto, não é preciso que a orquídea seja amarela para que fique combinando com o tronco de uma árvore. Com orquídeas de qualquer cor, pode ser feito esse tipo de plantio.

Mas para que esse tipo de plantio dê certo e supra as necessidades da planta, é essencial que o tronco seja verificado com cuidado antes de plantar. Se a árvore estiver com alguma praga, é importante tratar para que desapareça antes de fixar a orquídea.

E para fixar a planta ao tronco é muito simples, basta que você posicione a orquídea de forma delicada junto ao troco e utilize algum tipo de barbante em sua volta para que auxilie na fixação.

Mesmo junto ao tronco, ela precisa estar protegida de sol excessivo e o barbante não pode ser colocado muito apertado.

Seguindo todas essas dicas, a orquídea amarela ou de outra cor vai se desenvolver se forma correta. E, claro, proporcionar momentos de muita felicidade aos apreciadores desse tipo de planta.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo