Orquídea branca é tradicional em festas e celebrações

Inicio » Agricultura » Orquídea branca é tradicional em festas e celebrações
20/10/2020 Por
Orquídea branca é tradicional em festas e celebrações

A orquídea branca é conhecida por sua delicadeza. Com um charme incomum, a orquídea branca é encontrada em diversos locais do mundo, principalmente no Brasil, e é responsável por emitir positividade e beleza.

Além disso, a orquídea branca é uma planta muito versátil e pode ser utilizada nas mais diferentes ocasiões, sempre com ampla capacidade de harmonização.

Orquídea branca

O que é orquídea branca?

Orquídea branca é um dos tipos de orquídea mais conhecidos e requisitados, sendo uma planta de fáceis combinações por ser branca, o que é um dos seus atrativos.

Ademais, a orquídea branca natural tem a capacidade de criar diferentes atmosferas nos ambientes, tanto atmosferas intimistas ou mais descontraídas, a depender das escolhas de composição com outras cores e elementos do local.

Como cuidar de orquídea branca?

A orquídea branca precisa de um ambiente propício para que sua vida seja com maior plenitude e longevidade, mas esse ambiente não é tão difícil de ser criado ou controlado.

Um dos principais cuidados que é preciso ter com a orquídea branca ou qualquer outro tipo de orquídea, é a atenção com a água.

Esse tipo de planta demanda uma rega moderada, nem muito escassa, mas nem muito excessiva. Além disso, o cuidado com a água também precisa observar a qualidade, sendo que o ideal é utilizar água natural.

O importante é que na água destinada à planta não tenha nenhum tipo de aditivo ou produtos como cloro e conservantes. Isso não auxilia na nutrição da planta e somente prejudica seu desenvolvimento.

Outra questão importante sobre como cuidar de orquídea branca é a atenção com o adubo. A forma de adubar é mais eficiente e produtiva quando utilizados produtos naturais e orgânicos.

Outrossim, o local onde a orquídea branca fica exposta faz total diferença na beleza e exuberância da planta. Local com pouca luminosidade, por exemplo, não é o ideal.

A orquídea necessita de luz solar, mas não diretamente e nem o tempo todo. Isso quer dizer que deixar a planta em contato com os raios mais fracos de sol, no período da manhã e no final da tarde, é o mais acertado.

A circulação de ar é outro fator que influencia no desenvolvimento e manutenção de uma planta como essa. Faz bem para esse tipo de flor ficar em locais próximos a janelas ou onde circule ar com abundância.

Orquídea branca

Significado de orquídea branca

Como essa planta é extremamente delicada, não só pela forma das pétalas e flores, mas principalmente pela tonalidade, o maior significado de orquídea branca é a calmaria.

Por isso, muitas vezes, essa flor é vista em ambientes onde é preciso ter paciência, calma e espera. Ambientes como consultórios médicos e cerimônias delicadas, por exemplo.

E é justamente na cerimônia que entra outro significado dessa flor, mas que não se distancia totalmente do principal.

A orquídea branca é muito utilizada em buquê de noiva, pois proporciona um requinte diferenciado e garante uma cerimônia com maior tranquilidade e harmonia com o ritual do casamento.

Assim, a orquídea branca tem significado amplo e adaptável, podendo oferecer conceito calmo em composições únicas em ambientes menores, ou conceitos festivos, mas igualmente leve e harmonioso.

Como utilizar a orquídea branca?

A orquídea cattleya branca é uma ótima pedida para todos os tipos de decorações, sendo fácil de encontrar combinações por conta da cor que é neutra e combina com praticamente tudo.

Um dos exemplos que pode ser utilizado em uma série de ocasiões é a combinação de orquídea branca e rosa. O rosa proporciona uma quebra na suavidade do branco, porém, ao mesmo tempo, oferece continuidade no conceito tranquilo e requintado.

Além disso, esse tipo de flor pode ser mesclado com outras tonalidades, bem como com outros objetos e elementos que, no conjunto, formem um espaço diferenciado.

Entre as principais opções que você pode fazer, a planta pode ser combinada com:

  • Artigos de festa;
  • Móveis rústicos ou modernos;
  • Peças de variados tons, desde neutras até mais escuras.

É importante sempre ter em mente que quando o assunto é flor e decoração, não se pode impor certos ou errados. Você pode deixar sua imaginação fluir e fazer trocas enquanto vai formando o melhor conceito para sua finalidade. Se não gostar, basta mudar e, com isso, você vai descobrindo o que funciona mais.

Orquídea branca

Como manejar a orquídea branca?

Essa planta vive muito bem em vasos de barro, pois é onde ocorre a drenagem da água de forma mais eficiente. Isso evita que as raízes apodreçam e prejudiquem a vida da flor.

Além disso, para que a planta tenha flores bonitas e vistosas, alguns cuidados são precisos.

Um dos principais é a atenção com o acúmulo de água. Para evitar isso, uma dica crucial é utilizar cascalho no fundo do vaso, ele vai servir como um amplificador para a drenagem acontecer.

Ademais, o tamanho do vaso é importante, pois precisa comportar a planta e deixar espaço para preencher com placa de madeira ou nó de pinho.

Se você quer adotar um cuidado especial no momento de poda da sua orquídea, uma dica importante é ter cuidado com a tesoura utilizada. Isso pode parecer exagero, mas a utilização de uma tesoura não esterilizada pode causar uma série de doenças à planta e levar até mesmo à morte.

Tão importante quanto limpar bem a tesoura antes da poda, é tratar a planta após o procedimento da poda. Para isso, um ótimo cicatrizante é canela em pó.

Ademais, se você tomar conta para que a planta não adquira pragas, o resultado será uma orquídea branca repleta de flores exuberantes.

Mas não se assuste caso sua planta aparecer com algum tipo de praga. Para isso, uma solução caseira é diluir uma quantidade pouca de detergente em uma quantidade maior de água. Após, basta borrifar essa mistura para que a praga seja eliminada.

Por fim, a própria planta avisa sobre suas necessidades. Um dos avisos é através das folhas. Se estiverem em um tom escuro, quer dizer que necessita de maior contato a luz. Para isso, basta troca a posição da orquídea branca para que encontre maior claridade.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo