Pão branco é o nome dado ao pão feito a partir da farinha de trigo

Inicio » Agronegócio » Pão branco é o nome dado ao pão feito a partir da farinha de trigo
07/11/2020 Por
Pão branco é o nome dado ao pão feito a partir da farinha de trigo

Pão branco é elaborado com farinha refinada e o queridinho dos brasileiros, além de ser o mais consumido mundialmente. O pão branco está presente diariamente à mesa de bilhões de famílias ao redor do mundo. No Brasil, o pão francês continua sendo o preferido da população. Em 2019, foi registrado um consumo mensal de mais de 700 toneladas.

Pão branco, assim como o integral, é fonte de carboidratos, que fornecem energia para o organismo, além de vitaminas e minerais. Mas especialistas apontam que o pão integral traz mais benefícios à saúde.

Pão branco

O que é pão branco?

Pão branco é o resultado de uma massa preparada com farinha de trigo branca, ou seja, farinha refinada, sal, água e fermento, responsável pela leveza e maciez do pão. No Brasil, os pães elaborados com farinha de trigo branca significam mais de 55% das vendas da indústria da panificação.

Além do tipo francês, o queridinho dos brasileiros, outros pães feitos com farinha de trigo refinada também englobam a categoria dos pães brancos como, por exemplo, o de forma, de cachorro-quente, de hambúrguer, além do italiano, do sírio, da bisnaguinha e o de aveia.

Farinha de trigo é a base do pão branco

A farinha de trigo branca é obtida através da moagem do grão de trigo, onde é retirado o germe e o farelo, ricos em nutrientes e fibras, processo que resulta na perda aproximada de 17% do grão.

Dessa maneira, a farinha branca torna-se rica em amido, pobre em fibras, mas com índice glicêmico elevado. Assim, o consumo exagerado de farinha de trigo refinada, aliado a outros alimentos ricos em açúcares e gorduras, além dos processados, pode trazer vários malefícios à saúde.

Pão branco faz mal?

Como dissemos anteriormente, o consumo exagerado de produtos de contenham farinha branca, como é o caso do pão branco, pode acarretar vários problemas à saúde, uma vez que ela é basicamente um amido e o organismo possui a capacidade de transformar rapidamente esse amido em açúcar.

Dessa forma, os produtos elaborados com farinha refinada, quando consumidos em excesso e por longos períodos, podem gerar doenças graves como, por exemplo:

  • Aumento do índice glicêmico;
  • Problemas cardiovasculares;
  • Inflamações;
  • Doenças degenerativas, como Mal de Alzheimer;
  • Doenças reumáticas;
  • Obesidade.

Pão branco

Pão branco ou pão integral? Qual traz mais benefícios à saúde?

Primeiramente, conforme nutricionistas, tanto o pão branco quanto o pão integral possuem nutrientes importantes para o organismo como é o caso dos carboidratos, por exemplo, que são fonte de energia.

Ambos, também, apresentam vitaminas e minerais como:

  • Vitamina E, que previne o envelhecimento precoce;
  • Vitamina B1, responsável pela nutrição celular, além de fortalecer o sistema nervoso e o bom funcionamento muscular;
  • Minerais essenciais como, por exemplo, cálcio, fósforo, ferro, assim como magnésio e potássio;
  • Vitamina B2, que auxilia na aceleração do metabolismo.

Entretanto, o pão integral apresenta esses nutrientes em maior quantidade, o que o torna mais saudável, além de ser rico em fibras. Mas somente são considerados integrais aqueles pães que têm como primeiro ingrediente na tabela nutricional a farinha de trigo integral.

Dessa forma, os pães integrais levam uma grande vantagem sobre os elaborados com a farinha refinada no que diz respeito aos benefícios à saúde, por exemplo:

  • Auxilia no bom funcionamento intestinal, pois possui um alto teor de fibras;
  • Previne o câncer de intestino, ainda em virtude de sua riqueza de fibras;
  • Seu alto teor de fibras também proporciona uma maior saciedade, o que o torna um aliado nas dietas de emagrecimento;
  • Auxilia no controle e na prevenção do diabetes, pois a liberação de açúcares ocorre aos poucos na corrente sanguínea.

Pão branco engorda?

Sem dúvida, o pão branco é um dos vilões para quem quer perder peso e, inegavelmente, é o primeiro alimento excluído do cardápio por aqueles que brigam com a balança.

Entretanto, conforme especialistas, o pão branco não precisa ser, necessariamente, banido das dietas, mas consumido moderadamente. Além disso, é importante que sejam ingeridos com algum tipo de proteína, bem como de hortaliças, para que o nível de açúcar liberado na corrente sanguínea obtido pela ingestão do carboidrato seja menor.

Quanto ao valor energético, o pão branco não apresenta uma diferença significativa em relação ao integral: em 100g de pão branco, aproximadamente, uma fatia, são encontradas 270 kcal. O integral, por sua vez, apresenta, aproximadamente, 230 kcal.

Pão branco

Pão branco caseiro

O pão branco caseiro, sem dúvida, é muito mais saudável e saboroso, pois é isento de conservantes e aditivos químicos. Além disso, é fácil de ser preparado e necessita de pouquíssimos ingredientes. Mas, para preparar um pão caseiro perfeito, a pressa deve ser deixada de lado.

Um dos maiores segredos para se obter um pão branco caseiro perfeito é respeitar o tempo de fermentação da massa. Além disso, utilizar ingredientes de qualidade também interfere no resultado.

Anote a receita de pão branco que daremos em seguida e não deixe de prepara-la!

Ingredientes:

  • 4 tabletes de fermento biológico fresco (60 g);
  • 5 x de chá de farinha de trigo branca;
  • 200 ml de leite morno;
  • 1 c de sopa de sal;
  • 1 c de sopa de açúcar;
  • ¾ x d chá de água morna;
  • 3 c de sopa de manteiga sem sal;
  • Ovo batido para pincelar.

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, em um recipiente grande, adicione o fermento biológico fresco, o açúcar, a água morna e 4 c de sopa de farinha de trigo;
  2. Em segundo lugar, misture muito bem até que o fermento se dissolva por completo. Aí, então, cubra o recipiente e deixe descansar por 15 minutos;
  3. Em terceiro lugar, assim que passados os 15 minutos, acrescente o sal, o leite e a farinha de trigo, aos poucos, misturando até obter uma massa que desgrude das mãos;
  4. Logo após, cubra novamente a massa e então deixe descansar até dobrar de volume;
  5. Depois que dobrar de volume, divida a massa em duas partes e modele os pães;
  6. Em seguida, transfira os pães para uma assadeira untada com manteiga e pincele com o ovo batido;
  7. Por fim, leve ao forno pré-aquecido 180 °C, por 25 minutos, aproximadamente.

Pão branco italiano

Também conhecido como pão de água em várias regiões do Brasil, o pão branco italiano é um clássico da panificação e que leva poucos ingredientes para o seu preparo: farinha de trigo branca, fermento biológico fresco, sal e água. Como resultado, obtemos um pão com uma crosta crocante, mas com o miolo bem macio.

O pão branco, como conferimos neste artigo, pode perfeitamente fazer parte de uma dieta equilibrada se for consumido em menores quantidades, bem como acompanhado de proteínas e hortaliças para auxiliar na quebra do índice glicêmico.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo