Pão de forma é um dos tipos mais consumidos pelos brasileiros

Inicio » Agronegócio » Pão de forma é um dos tipos mais consumidos pelos brasileiros
10/10/2020 Por
Pão de forma é um dos tipos mais consumidos pelos brasileiros

De extrema praticidade, o pão de forma é um elemento que não pode faltar na mesa de diversas famílias brasileiras. Como é um alimento saboroso, muitas pessoas utilizam esse pão não apenas no café da manhã, como também em almoços e até mesmo nos jantares, como um acompanhamento.

O pão de forma é vendido em fatia, o que dá a impressão de ser mais saboroso e prático para montar sanduíches e consumi-lo com misturas.

Pão de forma

O que é pão de forma?

Pão de forma é uma espécie de pão que é feito em uma forma e, quando encontrado em mercados, é vendido já fatiada. Além disso, com o ser humano mais consciente sobre os alimentos que ingere, o alimento está cada vez mais saudável e sendo a opção favorita para substituir o pão tradicional comprado a quilo na padaria ou outros tipos de pão.

Muitas pessoas se questionam em relação às calorias do pão de forma. Essa é uma pergunta difícil de ser respondida, afinal, tudo depende também da quantidade que será consumida e da forma como ele é feito. No geral, duas fatias de pão possuem, aproximadamente, de 100 a 150 calorias. Além disso, possuem mais de 20 gramas de carboidratos.

Como fazer pão de forma?

Para saber como é feito o pão de forma, é necessário ter algum conhecimento básico na cozinha, apesar de não ser nada de outro mundo. É necessário apenas atenção e cuidado ao manusear o forno e sua temperatura, além dos cuidados básicos para não se queimar.

Para saber como fazer este pão de uma maneira bem tradicional, basta seguir a receita que apresentamos em seguida.

Ingredientes

  • 2 xícaras de leite morno;
  • 2 ovos;
  • 1/3 xícara de óleo;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 1 colher de café de sal;
  • 30 g de fermento biológico;
  • 4 xícaras de farinha de trigo normal ou integral.

Depois de ter todos os ingredientes separados, basta bater no liquidificador os ovos, o óleo, o açúcar, o leite, o sal e o fermento e, após tudo misturado, bata com a farinha de trigo. Depois de tudo misturado e homogêneo, basta untar duas formas de pão com margarina, manteiga ou óleo e despejar a massa e deixar descansando por aproximadamente 20 minutos. Após o descanso, asse por 30 minutos a 180 °C.

Essa é a mais fácil e melhor receita de pão de forma caseiro e, ainda de quebra, no liquidificador.

Outra receita para fazer, caso tenha interesse em uma alimentação mais saudável, basta substituir a farinha de trigo branca pela farinha de trigo integral e, se possível, sem glúten. Assim, se obtém o pão de forma integral.

Pão de forma

Receitas de pão de forma

É possível, ainda, usar a criatividade e desenvolver novos e diferenciados sabores. Inclusive, essa é uma ótima forma de adquirir, muitas vendas, uma ideia de renda extra.

Pão de forma de queijo

  • 3 ovos;
  • 1 copo de óleo;
  • 1 copo de leite;
  • 3 copos de polvilho doce;
  • 100 gramas de queijo parmesão;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • Uma pitada de sal.

Para preparar, basta que se bata tudo no liquidificador. Então, você deve colocar em uma forma untada com farinha de rosca, de preferência para que não grude no recipiente. Logo após isso, asse no forno por mais ou menos 30 minutos para que tenha uma consistência macia por dentro e crocante por forma. Após o preparo, o mais recomendável é que se sirva o pão com o café da tarde.

Pão de forma recheado com presunto e queijo

  • 12 fatias de queijo;
  • 12 fatias de presunto;
  • Orégano.

Essa é uma das receitas com pão de forma mais fáceis de fazer. Afinal, basta fatiar o pão, caso ele não esteja fatiado, colocar as fatias de queijo e presunto no meio. Após isso, faça uma mistura com ovo batido com leite e divida igualmente por cima do pão e, assim que o pão estiver montado, cubra-o com o papel alumínio e leve ao forno por 15 minutos a 180 °C.

Essa também é uma ótima forma de fazer uma espécie de sanduíche de pão de forma e, além disso, é possível usar outros tipos de pão de forma e apostar em um dos seus tipos diferenciados e disponíveis no mercado. Entre as opções, podemos citar sem glúten, integral ou sem lactose, entre outros. Isso pode fazer com que a receita se torne ainda mais saudável.

Pão de forma

6 dicas para conservar o pão de forma

Mesmo que seja um tipo de pão extremamente fácil de consumir e muito colaborativo na hora de fazer receitas, ele só é gostoso quando está fresco. Para evitar fungos, emboloramento, umidade e outros problemas negativos pelo mau armazenamento do alimento, seguem algumas dicas que podem ser de extrema valia.

  1. Não deixe a embalagem aberta: ao deixar a embalagem aberta, é permitida a entrada de ar e, consequentemente, o seu ressecamento. Além disso, o ar colabora com a proliferação de fungos;
  2. Feche o pacote e prenda com o arame bem rente ao produto: é uma forma de evitar que entre o ar e que também pegue umidade. Logicamente, isso também serve para evitar a entrada de pequenos animais, como as baratas e moscas;
  3. Guarde sempre em lugares limpos, secos, sem odores fortes por perto e longe de produtos de limpeza. Afinal, tudo isso colabora para alterar o sabor e o aroma do produto. Ao guardar em um lugar adequado, é possível preservar mais o gosto e o aroma agradável do alimento;
  4. Jamais guardar dentro ou em cima do micro-ondas: o calor emitido pelo micro-ondas sempre ficará, de certa forma, rondando o aparelho. Dessa forma, o calor e os raios emitidos pelo micro-ondas prejudicam a conservação e qualidade;
  5. Evite a exposição ao sol e ao calor extremo: o calor sempre faz com que bactérias indesejadas se proliferem e, assim, danifiquem a qualidade do produto e também de quem o consome. Além disso, o sol pode fazer com que a degradação do produto ocorra muito antes do prazo de validade;
  6. Guarde-o na geladeira, porém, longe do freezer: é possível preservar o pão de forma por mais tempo ao guardá-lo na geladeira. Porém, é preferível deixá-lo na prateleira mais distante do freezer, assim evita-se gotas de água.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo