Pão sírio, também chamado de pita, é popular no Oriente e Ocidente

Inicio » Agronegócio » Pão sírio, também chamado de pita, é popular no Oriente e Ocidente
12/10/2020 Por
Pão sírio, também chamado de pita, é popular no Oriente e Ocidente

O pão sírio ou pão árabe é um pão delicioso conhecido por inflar durante o processo de fabricação enquanto é assado. A receita do pão sírio chama a atenção pela sua facilidade e, ao mesmo tempo, pelo sabor característico de sua massa. Feito com farinha de trigo, o pão é apreciado junto a recheios em forma de pizza, de um modo muito saboroso, com ingredientes salgados ou mesmo doces.

Apesar de ser uma receita aparentemente simples, o modo de fazer esse pão deve ser seguido com muita cautela para que se chegue ao resultado desejado. O pão sírio deve ficar com um espaço inflado em seu interior, oferecendo leveza para quem o consome.

Pão sírio

O que é pão sírio?

Pão sírio é uma receita originada no Oriente Médio. Esse pão também é chamado de pão pita. Mas para entender melhor o que é pão sírio, é preciso saber que ele é preparado em discos de um modo que talvez não seja tão convencional. Devido a isso, o pão tem formato achatado e, por ter um espaço vazio dentro, forma duas folhas.

O sabor de sua massa pode lembrar as pizzas, também pelo seu formato. Entretanto, a sua massa é feita apenas com sal, azeite de oliva, farinha de trigo, água e fermento. Com ingredientes muito simples, mas com um modo de fazer um tanto delicado, o sabor desse pão conquistou também a culinária brasileira.

O pão surgiu logo no início do cultivo e utilização do trigo na culinária do Oriente Médio. A sua massa era feita apenas com a farinha dos grãos de trigo e água. Por ser uma mistura que, quando seca, dava origem a uma massa muito rígida, o pão era servido apenas acompanhando bebidas, água, vinho, leite, entre outros.

Apesar desta maneira inicial de fabricação, a receita foi tomando forma e chegou ao pão como conhecemos atualmente. O fato de ser “oco” permite que sejam feitos sanduíches deliciosos. A massa é muito popular para dietas low carb, por exemplo.

Como fazer pão sírio?

Seguindo à risca a receita, é possível fazer o autêntico pão sírio. Siga o passo a passo de como fazer pão sírio e logo mais confira as dicas de como consumir esta iguaria.

Os ingredientes do pão sírio são apenas:

  • 300 gramas de água;
  • 500 gramas de farinha de trigo;
  • 5 gramas de fermento biológico;
  • 25 gramas de azeite de oliva;
  • 10 gramas de sal.

Pão sírio

Modo de preparo

Segundo a receita de pão sírio, para que o pão fique da forma esperada, é preciso garantir o máximo de precisão em seus ingredientes.

  1. Primeiramente mistura-se a farinha e o sal.
  2. Depois, adicione o fermento e misture bem;
  3. Esquente a água a uma temperatura morna para ativar a ação do fermento, não deixando quente demais para não causar o efeito contrário;
  4. Abrindo o espaço no centro da bacia que contém a farinha, você deve adicionar o azeite e a água (morna);
  5. Misture todos os ingredientes até que a massa fique homogênea;
  6. Em uma bancada lisa de madeira, você deve deixar a massa descansando, lembrando-se de polvilhar a mesa com farinha para não grudar. Assim a massa deve crescer e ganhar volume;
  7. Seguindo a receita original de como é feito o pão sírio, esse processo deve anteceder o ato de sovar a massa. Após aguardar dez minutos, a massa deve ser aberta e esticada na mesa e, após juntar as pontas, você deve abrir a massa com a palma da mão;
  8. É importante repetir este movimento até sentir que a massa ficou mais macia e ganhou calor, por cerca de dez minutos;
  9. Por fim, a massa deve ser deixada em repouso por mais 30 minutos, tempo suficiente para que o fermento seja ativado.

Massa do pão sírio

Passados os minutos, você deve dividir a massa em 8 pedaços, fazer bolinhas e novamente deixá-la descansar por 15 minutos. O próximo passo é abrir as massas com o rolo, formando discos. Eles são assados facilmente na frigideira ou então levam cerca de 8 minutos em um forno pré-aquecido a 180 graus.

Como ele fica pronto rapidamente, você pode ligar o dourador a fim de deixar a massa tão bem assada em cima como na parte de baixo. É possível fazer pão sírio integral utilizando, ao invés de farinha de trigo, farinhas integrais.

Pão sírio

Receitas com pão sírio

O pão normalmente é feito para ser consumido com outras iguarias. Pode ser facilmente encontrado em supermercados. A sua massa não leva açúcar nem ovos, portanto, quando comparados a outras massas de pães, o pão sírio engorda menos.

O pita, como é chamado, deve ser consumido como parte de uma dieta equilibrada e com queijos ou recheios leves de acordo com a dieta que a pessoa está seguindo. Por ser menos calórico, ele é muito utilizado para dietas alimentares para quem quer perder peso.

As receitas com pão sírio vão desde recheios comuns a pizzas como com recheios diferentes, doces ou salgados. Outrossim, os sanduíches com pão árabe são muito fáceis de fazer, uma vez que a massa assemelha-se a um pastel de vento, com a sua parte interior vazia.

Desta forma, o uso de frango desfiado com temperos e também o uso de tomate, alface e outros ingredientes é bem-vindo para completar uma dieta fitness. Apesar de equivaler a uma refeição completa, o pão sírio ou pão árabe deve ser consumido em quantidades adequadas, sendo que o excesso pode causar o efeito contrário ao emagrecimento. Também devem ser incluídos na dieta frutas, grãos e proteínas, de acordo com a recomendação de seu nutricionista.

Informações nutricionais do pão sírio

O pão árabe feito com farinha de trigo é fonte de diversas vitaminas, ferro e outros nutrientes. Também é fonte de carboidratos, fonte de energia para as células, e a sua composição contendo azeite de oliva pode ajudar a reduzir os níveis de LDL, o colesterol “ruim” no organismo.

A atenção deve ser dada à quantidade de sódio presente na massa do pão sírio, o que deve ser consumido com cautela por pessoas com pressão alta. Intolerantes ao glúten devem preferir o pão feito com outros tipos de farinha sem glúten.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo