Pastel doce pode ter uma grande variedade de recheios

Inicio » Agronegócio » Pastel doce pode ter uma grande variedade de recheios
06/11/2020 Por
Pastel doce pode ter uma grande variedade de recheios

O pastel doce pode ser feito com diversos recheios e ser preparado assado ou frito. O pastel é uma das receitas mais tradicionais do Brasil. Por isso, ele tem ganhado diversas versões pelo país, como o pastel doce.

Para conhecer mais sobre esse doce brasileiro e aprender como fazer pastel doce, confira o artigo que preparamos hoje!

Pastel doce

O que é pastel doce?

Pastel doce é um dos doces brasileiros mais amados. Entretanto, a sua origem ainda gera algumas contradições.

Alguns afirmam que o pastel surgiu na Europa, durante a Idade Média. Nessa época, havia várias receitas de massas recheadas e assadas. No fim desse período, na Península Ibérica, surgiu a ideia de fritar as massas.

Por outro lado, o pastel também pode ter origem na culinária oriental. De fato, ele é bastante parecido com o rolinho primavera chinês e com o gyosa japonês.

De acordo com essa teoria, a introdução do pastel no Brasil aconteceu com a imigração dos chineses. Ao chegarem aqui, eles precisaram adaptar a receita de acordo com os ingredientes disponíveis.

Contudo, o fato de a maioria das pastelarias ser conduzida por japoneses não prova essa teoria. Isso porque, durante a Segunda Guerra Mundial, os japoneses sofriam muita discriminação por causa da sua aliança com os alemães e italianos, que eram inimigos do Brasil no conflito.

Para amenizar essa situação, os japoneses que moravam no Brasil abriram pastelarias para se passarem por chineses e se livrar da discriminação.

Tipos de pastel doce

Assim como a maioria dos doces brasileiros, o pastel doce tem várias versões. Os mais comuns são o frito e o assado. De fato, a mesma massa pode ser usada para os dois tipos de preparação.

É comum encontrarmos pastel doce nas feiras, feito com a massa tradicional. Além disso, algumas lanchonetes vendem um pastel doce com uma massa um pouco mais grossa, parecido com uma fogaça.

Contudo, fazer esse doce em casa não é difícil. Confira a seguir algumas sugestões de recheios de pastel doce e como fazer, assado ou frito.

Pastel doce

Recheios de pastel doce

Para rechear o pastel doce, basicamente basta escolher o doce que você mais gosta e recheá-lo. Entretanto, algumas dicas podem ajudar no processo de montagem e no resultado do seu doce.

Por exemplo, para fazer pastel doce de banana ou qualquer outra fruta, é preciso que elas estejam frescas e bem higienizadas. Além disso, elas devem ser cortadas em cubos pequenos para facilitar a degustação.

De fato, os recheios de fruta são os mais fáceis de fazer, já que não demandam um pré-preparo. Por outro lado, é importante que a fruta escolhida não solte muita água, pois isso pode alterar a consistência da massa e causar acidentes caso o recheio vaze no óleo quente.

Além disso, ele pode ser recheado com chocolate. Para isso, escolha um chocolate de boa qualidade e corte-o em pedaços pequenos antes da montagem. Outra opção é fazer uma ganache ou brigadeiro para rechear esse doce brasileiro. Contudo, o pastel doce de chocolate puro é muito mais saboroso!

Outro recheio que faz sucesso é o de creme de avelã. Para fazer um pastel doce de Nutella, é recomendado fazer pequenos círculos com ela e congelar. Assim, será muito mais fácil manuseá-la durante a montagem.

Por fim, o pastel doce de leite condensado costuma agradar grande parte dos brasileiros. Porém, para fazer esse recheio, é recomendado escolher um que tenha consistência firme. Caso não encontre esse tipo de leite condensado, uma opção é fazer um brigadeiro branco, levando-o ao fogo até que desgrude da panela.

Como fazer pastel doce assado?

Para fazer pastel doce assado, você precisa de poucos ingredientes. Confira a receita!

Ingredientes:

  • 420g de farinha de trigo;
  • 50g de açúcar;
  • 225g de manteiga;
  • 2 ovos;
  • 60ml de água;
  • Pitada de sal.

Modo de preparo:

  1. Antes de mais nada, ligue o forno a 180 °C e deixe aquecendo enquanto você prepara o doce;
  2. Para fazer a massa de pastel doce, primeiro misture a farinha, o sal e o açúcar em um processador. Logo após, acrescente a manteiga, a água e os ovos e misture até que a massa forme grumos. Depois disso, sove a massa por alguns minutos;
  3. Quando a massa estiver homogênea, divida-a e faça dois discos grossos. Em seguida, deixe descansar na geladeira por cerca de meia hora. Então, abra a massa e corte discos com um molde ou uma xícara. Logo após, coloque o recheio que preferir no centro do disco e dobre-o para fechar;
  4. Para selar o pastel doce, pressione as bordas com os dedos ou com um garfo. Se as bordas não estiverem grudando uma na outra, você pode pincelar clara de ovo no interior dos pasteis. Para que esse doce fique com uma aparência melhor, você pode pincelar com uma gema de ovo ligeiramente batida. Logo após, você pode polvilhar o pastel com açúcar;
  5. Por fim, leve os pasteis ao forno por cerca de 25 minutos. Entretanto, o tempo pode variar de acordo com o seu tamanho. Por isso, quando o pastel estiver dourado por cima, desligue o forno. Em seguida, é só deixar o doce esfriar e servir!

Pastel doce

Versão frita do doce brasileiro

A massa de pastel doce frito é bem semelhante ao assado. Confira a receita a seguir!

Ingredientes:

  • 280g gramas de farinha de trigo;
  • 120ml de óleo;
  • 20g de açúcar;
  • 5g de sal;
  • 120ml de água;
  • Óleo para fritar.

Modo de preparo:

  1. Em um recipiente, peneire a farinha, o açúcar e o sal. Em seguida, faça um buraco no centro e adicione o óleo e a água e misture tudo. A massa precisar ficar lisa e homogênea, porém, firme, de forma que desgrude do recipiente e das mãos. Se perceber que ela ainda está esfarelando, acrescente um pouco de água;
  2. Quando a massa atingir o ponto certo, faça uma bola e deixe-a descansar por 20 minutos. Logo após, abra a massa com um rolo e corte os discos. Em seguida, recheie os pasteis e sele os discos com os dedos ou um garfo. Então, frite os pastei em óleo bem quente até que fiquem dourados dos dois lados;
  3. Por fim, retire o excesso de óleo com um papel toalha. Espere esfriar e sirva!

De fato, fazer pastel doce é fácil e seus ingredientes são encontrados com facilidade. Experimente!

Tags:

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo