Ícone do site Agro20
Agronegócio

Peixes ornamentais têm cores incríveis e são fáceis de criar em cativeiro

Peixes ornamentais são ótimos para se ter em casa. Os peixes ornamentais são vistos em diversas espécies e são específicos para serem criados em aquário como uma forma de ornamento. Sensíveis, a grande maioria se apresenta em tamanho pequeno e são adorados por crianças e adultos.

Em geral, os peixes ornamentais apresentam cores vibrantes e cintilantes, caudas flutuantes e belas e características que os fazem ser diferentes da grande maioria. Para conhecer mais sobre os peixes de ornamento, confira o artigo que preparamos hoje.

O que são peixes ornamentais?

Peixes ornamentais são peixes selecionados exclusivamente por conta de sua beleza física. Para entender melhor o que são peixes ornamentais, basta pensar que o mesmo se aplica às flores e plantas. Todas aquelas que se destacam pela beleza, acabam sendo utilizadas como ornamentos.

Logo, os peixes podem ser encontrados em diversos tamanhos, cores e características. Como são muito diversificados, nem sempre possuem dimorfismo sexual e acaba sendo difícil identificar se é um peixe macho ou fêmea.

Por serem dotadas de beleza, algumas espécies podem apresentar uma certa sensibilidade. Logo, muitas vezes, quanto mais caro e ornamental o peixe, mais necessitado de cuidados e atenção ele é. Afinal, fatores como a saúde, higiene e qualidade de vida em geral, não devem ser negligenciados somente porque se trata de um peixe.

Criação de peixes ornamentais

A melhor forma de adquirir esse tipo de peixe, é sempre procurar por um local onde haja responsabilidade e procedência na criação de peixes ornamentais. Como são animais sensíveis e que precisam de cuidado, podem adoecer e morrer facilmente quando criados de maneira inadequada.

Nesses momentos, é sempre indicado ficar de olhos abertos para evitar a compra de um peixe que esteja doente, por exemplo. Além do local de compra ter que ser de confiança, também é necessário que a criação seja feita de forma correta pelo comprador. Para isso, é preciso analisar pontos como:

O local onde o aquário será colocado precisa ser analisado com cuidado. Afinal, a superfície precisa ser plana, firme e que esteja preferencialmente próxima a uma tomada. Além disso, deve-se evitar que o sol atinja diretamente o aquário, já que isso pode ser prejudicial para os peixes ornamentais de determinadas espécies.

Além disso, o tamanho do aquário também é fundamental. Quanto maior ele for, melhor. O motivo é que, mesmo que a intenção seja ter somente um ou dois peixes e montar um local modesto e simples para eles, esses animais necessitam de espaço. Por conta disso, não se pode economizar na hora de escolher o recipiente.

A filtragem também é extremamente importante para quem pretende criar peixes desse tipo. Afinal, a água precisa estar limpa e adequada para os peixes. Dessa forma, é preciso sempre escolher o melhor filtro a fim de garantir um aquário perfeito.

Por último, a temperatura do aquário é algo extremamente importante. Para que os peixes convivam de forma adequada, é preciso estudar sobre a espécie. Algumas espécies de peixes ornamentais preferem água fria, água quente, água ácida ou básica.

Peixes mais caros de natureza ornamental

Alguns dos peixes ornamentais mais caros podem atingir valores exorbitantes para um peixe. No entanto, muitas características e atrativos colaboram para que garantam tal valor, até mesmo a questão da raridade e dificuldade em encontrá-los. Os tipos de tipos de peixes ornamentais mais caros são:

Sobre os peixes ornamentais do Brasil, por exemplo, um lote de Carpas Nishikigoi pode chegar a mais de mil reais. Isso também pode variar em relação de serem peixes ornamentais de água doce ou peixes ornamentais marinhos.

Peixes amazônicos

Os peixes ornamentais amazônicos estão entre os peixes ornamentais brasileiros mais populares. Alguns, inclusive, são conhecidos até mesmo no exterior por conta dos traços diferenciados que possuem em suas escamas.

Os tipos de peixes ornamentais amazônicos mais conhecidos, são:

O acará-disco é muito conhecido por ser um dos mais famosos peixes da Amazônia de natureza ornamental.

Por conta de causar grande impacto negativo na natureza, a coleta desse peixe é feita sempre com um grupo de estudiosos e cientistas para encontrar formas menos agressivas de comercialização. No entanto, o acará-disco se apresenta de várias formas, mas todas originadas da Amazônia.

Em seguida, o neon cardinal é, sem dúvida, um dos mais populares peixes desse tipo. O peixe é pequeno, extremamente fácil de cuidar.

Além disso, o neon cardinal é o preferido de aquaristas do mundo inteiro e possui uma espécie muito semelhante a ele, o Paracheirodon simulans, que também é um dos peixes ornamentais amazônicos.

Em seguida, o limpa-vidros é um peixe um tanto quanto engraçado, já que comumente é visto com a boca grudada no vidro do aquário ou nos objetos decorativos. Essa espécie é conhecida por higienizar o aquário, removendo todas as algas e sujeiras que aparecem.

Por último, o rodóstomos chama muito a atenção por conta da cabeça vermelha e rabo listrado e cintilante que possui. É de fácil cuidado e muito popular dentro e fora do país.

Peixe ornamental na economia

Em geral, comercialização global desse tipo de peixe foi a responsável por movimentar cerca de US$ 4,2 bilhões somente em 2017. O mercado promete um crescimento muito maior, já que as pessoas estão vendo os aquários como um belo item decorativo.

Além disso, muitos acham os peixes ornamentais animais belos e que agregam alegria e leveza para o local onde estão. Por conta disso, há uma grande procura pelos animais em casas de aquários e demais lojas de animais.

Nos dias de hoje, a comercialização dos peixes ornamentais está muito mais consciente e cuidadosa. Afinal, com a grande quantidade de estudos desenvolvidos para garantir o bem-estar do meio ambiente, hoje em dia a produção e venda desses animais auxilia na preservação de outras espécies.

Isso porque a prática de Aquarismo visa comercializar os animais, mas também garantir uma qualidade de vida adequada e maior segurança para cada espécie. Dessa forma, mesmo que sejam comercializados, os peixes ornamentais possuem espécies certas para serem comercializadas e, dessa forma, preservam outras espécies de peixes que precisam de maior segurança.

Sair da versão mobile