Pera é encontrada em regiões temperadas e tem sabor adocicado

Inicio » Agronegócio » Pera é encontrada em regiões temperadas e tem sabor adocicado
24/07/2019 Por
Pera é encontrada em regiões temperadas e tem sabor adocicado

De benefícios alimentares a vantagens econômicas, a pera comprova que sua versatilidade tem sabor adocicado

Se você ainda não prestou atenção, a pera é uma fruta com muitos poderes. Embora seja agraciada pelo sabor suave e sua doçura, ela ainda é fonte de hidratação e tem propriedades diuréticas. Ou seja, ela tem benefícios para a saúde e apresenta uma infinidade de nutrientes, como vitaminas e fibras.

Além de presença marcante na agricultura brasileira, ela ainda é capaz de conquistar paladares pelo sabor e suas baixas calorias. Se sozinha já é uma tentação, a pera ainda é a protagonista na produção de diversos pratos e sobremesas. Para as épocas quentes ou mais frias, com vinho ou como mousse, ela é presença certa para agradar qualquer pessoa.

Pera

O que é pera?

Pera é o já conhecido fruto da pereira, uma árvore com origens asiáticas e europeias, sendo até muito cultivada nas suas inúmeras variedades. Assim como demais espécies relativas como pêssego, ameixa e maçã, ela depende de clima frio para uma produção em larga escala.

Embora seu cultivo seja maior na região Sul do Brasil, a pera ainda está presente nos Sudeste do país, ainda mais a famosa pera-d’água, que se deu bem em diversas lavouras e pomares.

Importante fruta desses climas temperados, ela apenas fica atrás da maçã no quesito de importância expressão regional.

A produção da pera

A partir dos primeiros três anos, a pereira começa a dar frutos, continuando até cerca de três décadas. Todavia, esse florescimento por aqui costuma ocorrer no mês de agosto, enquanto sua maturação tem ciclo no mês de março.

Como indicado por especialistas, a pereira deve ser plantada com espaços de até oito por oito metros. Entretanto, algumas variedades podem exigir apenas cinco por cinco metros, mesmo que ambas requeiram apenas uma poda anual. Tudo porque o processo tem a meta de causar bifurcações de galhos.

Tipos de pera

Ela não é exclusividade nacional, pois suas variedades são cultivadas no mundo todo. Mesmo assim, saboreie nossa lista com os tipos mais apreciados para plantar e para degustar!

Começando pela pera portuguesa, esse tipo tem a casca amarela, polpa suculenta, é docinha, macia e indicada para combinações como pera ao vinho. Muito usada para produzir saladas e compotas in natura, ela é par ideal para queijos de forte sabor.

Já a pera willians tem a consistência mais granulosa, de sabor ácido e é dura. Em geral, por não desmanchar facilmente, é adicionada ao preparo de pratos com um pré-cozimento. Sem falar seu sabor para acompanhar queijos e criar sobremesas.

No caso da pera maçã, sua origem está na Ásia, embora já seja encontrada quase que no planeta todo. Inegavelmente, ela é comum em épocas de verão, assim como nas esquinas das cidades e supermercados. Dessa forma, ela é amada por muitos até mesmo pelas propriedades nutricionais essenciais ao nosso organismo.

Quase que uma união com uma maçã, ao falar da pera nashi, precisamos ressaltar seus benefícios para a saúde. Isso porque ela também possui inúmeros nutrientes, mesmo que ela seja mais conhecida pelo nome de pera asiática. Entretanto, seu uso está no cultivo visando o sabor doce e emprego na criação de compotas.

Pera

Benefícios da pera

Fora o delicioso sabor e o sinônimo de saúde, ela tem inúmeras propriedades anticancerígenas e antioxidantes, assim como auxilia na prevenção de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e controle da hipertensão arterial. Ela também é rica em fibras e possui alto teor de vitamina C.

A partir de uma dose diária de um nutricionista, ela ainda contém propriedades para auxiliar no controle do colesterol, glicose e até na prisão de ventre. A partir dos nutrientes da pera e suas fibras insolúveis, é possível combater doenças como o câncer de cólon e casos de diverticulite.

Consumindo a pera

Perfeita para consumo nos lanches rápidos, a fruta ainda é boa para sobremesa e cardápios do dia a dia. Segundo nutricionistas, sua indicação em casos de reeducação alimentar e dietas extremas favorece a perda de peso.

No caso de atletas e praticantes de exercícios diários, nossa dica é o consumo da fruta antes das atividades, visando mais fonte de energia. Entretanto, a fruta ainda é ideal para o descanso em períodos de pós-treino, como o emprego em suplementos e sucos.

Informações nutricionais e propriedades

Por ser uma fruta adaptada a regiões com clima ameno, dentro da culinária a fruta é usada para a produção de compotas, geleias, sorvetes e outras tentações diversas.

Protegida por uma fina casca, ela pode apresentar cores verde, vermelha e até amarela. Vale lembrar que sua polpa também tem tons diferentes de acordo com o tipo. Isso garante um fruto mais duro, granuloso ou até mesmo macio.

Confira abaixo as riquezas presentes na fruta e aproveite para adicioná-las na sua próxima dieta:

  • Potássio;
  • Vitaminas do complexo B;
  • Vitamina C;
  • Ferro;
  • Cálcio;
  • Magnésio;
  • Vitamina A;
  • Sódio.

Receitas com pera

Sim, ela vai bem em salgados e doces, fria ou quente. Com essa fruta, você pode criar pratos como acompanhamentos, entradas, sobremesas, saladas e até mesmo deliciosas bebidas, sucos e coquetéis.

A partir de toda sua versatilidade em receitas diversas culinárias, é possível encontrar um grande número de preparos estrelados pela fruta. Sem contar que o cardápio ainda pode integrar sopas e suplementos proteicos.

Pera

No caso da sopa de pera fria, ela pode ser servida num simples copo. Ou seja, uma forma simpática e descontraída de abrir o apetite em um dia mais quente. Mesmo assim, tenha cuidado durante seu preparo, dando um cozimento anterior e esperando algumas horas antes de pôr à mesa.

Para a fruta em temperatura ambiente, cuidado, pois diferentemente de diversas regiões do mundo, ela pode perder um pouco o sabor. Isso porque no caso das saladas, carnes e frios podem eliminar a sua presença, mesmo em refeições de verão.

No caso da irresistível torta morna de chocolate com peras, a sobremesa dá um show à parte. Para isso, prepare a fruta com suco de laranja, vinho branco, canela e suco de limão. Então, intercale a massa com amêndoas em fatias, cobrindo toda a torta, que deve resultar numa forma circular.

Fechando nossas receitas, aposte num chá branco com melão e pera, assim como um delicioso chá gelado para amenizar as tardes de calor do nosso Brasil. Basta que você faça um chá branco comum, coe e espere esfriar. Complete com o vinho, gelo, água gelada e as frutas picadas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo