Alho poró é antioxidante, sinônimo de saúde e tem fácil plantio

Inicio » Agricultura » Alho poró é antioxidante, sinônimo de saúde e tem fácil plantio
18/07/2019 Por
Alho poró é antioxidante, sinônimo de saúde e tem fácil plantio

Alho poró é vegetal versátil e de amplo uso na gastronomia

Bastante conhecido e consumido pelo povo brasileiro, o alho poró é um vegetal versátil e muito apreciado pela gastronomia. É a parte branca do alho poró é que é usada na maioria das receitas, porém, as sua folhas também são muito apreciadas na culinária.

Caracterizado por um gosto suave que vai além de grande parte dos alimentos de mesma categoria – como cebolas e o alho comum;  o alho poró pode ser cultivado ao longo de todo o ano. Cada estação, contudo, destaca metodologias diferenciadas e recomendação específicas para garantir um melhor proveito.

alho poró 2

O ambiente essencial para o plantio do alho poró, portanto, é a região com boa drenagem e aquém de ervas daninhas. É importante intercalar o cultivo com demais plantas verdes que tenham um amadurecer temporão.

O que é alho poró?

O alho poró é um tipo de vegetal que faz parte da classe das cebolas e alhos. Diferente, contudo, da cebola e do alho convencional, o poró não apresenta um bulbo redondo como os demais. Ele é cilíndrico, branco em sua raiz e esverdeado na parte escura das folhas.

Benefícios do alho poró

Cheio de nutrientes que fazem bem para a saúde dos ser humano, o alho poró traz uma série de vantagens para as pessoas que o consomem. Entre os seus maiores benefícios, podemos citar:

  • Fortalece a imunidade

Em virtude de seus nutrientes, há o fortalecimento da imunidade como um dos benefícios do alho poró. Várias pesquisas científicas revelaram que a ingestão da vitamina C pode auxiliar a prevenir, bem como aliviar os sinais de resfriados e gripes.

  • Sistema digestivo mais saudável

Esse alimento é composto por teor alto de fibras essenciais para o manejo da saúde da digestão. Elas são imprescindíveis para o estímulo de um estômago fortalecido, bem como do intestino e da atividade renal. Auxilia a limpar todo o trato intestinal, de modo a melhorar a absorção dos nutrientes. É capaz, também, de promover maior saciedade e de controlar a fome.

É composto por substâncias prebióticas que se caracterizam por bactérias benéficas, capazes de auxiliar no estímulo do efeito peristáltico, reduzindo fluidos digestivos e elevando a saúde da digestão.

  • Auxílio na perda do peso

Este alimento é composto por um elemento chamado de inulina. Pesquisas apresentam que fazer a inclusão da inulina nas refeições auxiliam, portanto, a regular os níveis de hormônios que controlam o apetite na circulação de sangue. Trata-se de um fator imprescindível para emagrecer, ainda mais em situações de obesidade.

  • Gestação mais saudável

Em razão do alto teor do ácido fólico, é repleto de benefícios fundamentais, portanto, para o público em fase gestacional. Este elemento auxilia a compor o tubo neural do bebê em primeiras 4 semanas gestacionais. Dentre os benefícios do alho em combate a inflamação crônica de intensidade baixa, estão também o auxílio para tratar diabetes, artrite reumatoide e obesidade.

  • Previne e ajuda no combate ao câncer

Pesquisas revelaram que o alho poró é rico em sulfatos de alilo, que apresentam a capacidade de lutar em combate a tumores em evolução. Por isso, é fundamental para evitar o crescimento das células malignas, bem como fazer a prevenção dessa condição patológica.

Nutrientes do Alho Poró

Trata-se de um tempero repleto de propriedades positivas e se destaca pelo alto quantitativo de minerais e vitaminas. Dentre todos os nutrientes do alho poró, estão:

  • o manganês;
  • o sódio;
  • o magnésio;
  • cálcio;
  • ferro;
  • cobre;
  • vitamina C;
  • vitamina B3;
  • vitamina B2;
  • vitamina B1;
  • vitamina B6;
  • ácido fólico.

Esse legume é fonte de antioxidantes, que geram a neutralização e redução das ações dos radicais livres. Estes são responsáveis pelo envelhecimento precoce.

alho poró

Receitas com Alho Poró

É muito simples fazer uso deste tipo de alho em diversas receitas da culinária cotidiana. O importante é lavar bem o vegetal e fazer cortes próximos a raiz e ao fim do caule, perto das folhagens. Não se utiliza a raiz. As folhagens, por conseguinte, podem ter proveito em culinárias de sopas e caldos. Usa-se muito, portanto, o fragmento branco do alimento que pode ser picado em formato de anéis.

Saber como preparar alho poró é uma tarefa um tanto quanto simples, já que ele pode ser cozido, assado ou refogado para gerar texturas e sabores de maior suavidade a diversos pratos deliciosos e, ainda, muito saudáveis. O ingrediente pode, ainda, incrementar a alimentação de quem apresenta está com dificuldade de repor as vitaminas essenciais do dia-a-dia.

Como Plantar Alho Poró

Para quem deseja o uso doméstico desse alimento ou elaborar grandes quantidades da plantação para o agronegócio pode conferir o mesmo método, pensado especificamente em grandes colheitas que, de fato, “vingam” sem problemas ou dificuldades específicas.

Esse plantio de alho poró deve acontecer através de sementeiras ou, ainda, em seu local permanente, em buracos próximos a 1 cm de profundidade. Entre eles deve haver o espaçamento de 10 cm. Logo que a altura permaneça entre 10 a até 20 centímetros, aproximadamente por sessenta dias depois de semeá-las, é preciso realizar o transplante para o ambiente permanente.

O cultivo nas áreas de maior calor tem indicação entre as épocas, portanto, de fevereiro até junho. Nos locais de maior frio, pode ter o cultivo em qualquer momento ou estação do ano. Ao ter plantação em mudas, deve permanecer em sua totalidade enterrada na terra. Nesse caso, só ficam visíveis as folhas.

alho poró

Cuidados com a plantação de alho poró

Trata-se de uma planta que se adapta e precisa de luz do sol diretamente por, no mínimo, determinadas horas por dia. É preciso, também respeitar o espaço de trinta a 50 centímetros entre cada linha e entre quinze a 20 centímetros de distância das plantas. É importante fazer uma avaliação prévia sobre a terra e se preparar, de modo que haja uma boa drenagem, além das características fundamentais de fertilidade, pH e elemento orgânico. O pH deve ficar entre 6,5.

Evitar que encharque demais ao efetuar irrigação. A preocupação deve ser em somente manter o solo úmido. Depois disso, limpe todo o ambiente sempre que houver a necessidade de retirar as plantinhas invasoras. Se escolher por fazer a plantação do alho poró em vasos específicos, é importante escolher os que tenham uma média de, pelo menos, 25 centímetros de profundidade.

Entre 120 a 150 dias depois do plantio, a depender do cultivo e de condições desse mesmo plantio, é possível fazer a realização da colheita do alho poró. Selecione as plantas que fazem a apresentação de pseudocaule na dimensão de, portanto, até 4 centímetros e faça o arranque das mesmas de forma inteira.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo