Periquito azul é uma variação do periquito australiano

Inicio » Meio Ambiente » Periquito azul é uma variação do periquito australiano
09/11/2020 Por
Periquito azul é uma variação do periquito australiano

O periquito azul é um dos mais raros. Entre todos os diferentes tipos dessas aves que existem em território nacional, o periquito azul é um dos mais raros. Normalmente são confundidos com os periquitos verdes, visto que a cor predominante deles é igualmente a cor verde.

O periquito azul é também chamado de periquito-de-asa-azul, já que possui em suas asas uma faixa na cor azul, que o diferencia do periquito verde. Essa ave é um psitaciforme que se destaca pela sua beleza e pela ponta inferior das suas asas na cor azul.

Periquito azul

O que é periquito azul?

Periquito azul é um tipo de periquito que se assemelha muito ao periquito verde. O seu nome científico é Brotogeris cyanoptera e ele possui três subespécies diferentes. Assim sendo, as três subespécies são o cyanoptera, o beniensis e o gustavi.

O Cyanoptera cyanoptera ocorre na Colômbia, Venezuela, Brasil, Equador e Peru. O cyanoptera beniensis é encontrado principalmente na região de Beni, na Bolívia, e o Cyanoptera gustavi é encontrado no Peru.

As duas últimas subespécies citadas acima possuem algumas peculiaridades, tanto o que o beniensis possui o verde de seu corpo em uma tonalidade mais clara e bordas das penas das asas em tonalidade amarela.

Já o gustavi possui como particularidade a cabeça em uma tonalidade de verde um pouco mais clara, os ombros em amarelo e somente uma faixa azul na metade de sua asa.

Dessa forma, pode-se observar que cada uma das subespécies conta com diversas peculiaridades.

Assim como o canto do periquito verde, o periquito azul cantando apresenta algumas variações na melodia, que podem ser incrementadas conforme o tutor desejar ensinar. Além disso, o periquito azul também pode simular sons humanos, e inclusive pode chegar a falar como os papagaios.

Tipos de periquito

Conforme mencionado anteriormente, existem outros tipos de periquito assim como o periquito verde e o periquito azul. Veja abaixo uma lista com alguns tipos diferentes dessa ave:

  • Periquito australiano;
  • Agapornis;
  • Periquito rei;
  • Periquito-de-colar;
  • Periquito-alexandrino.

Além desses citados acima, há ainda inúmeros outros tipos dessa ave, sendo que alguns são mais populares e outros mais raros de serem encontrados no mercado. Aconselha-se sempre procurar a orientação de um profissional, até mesmo para observar as exigências do IBAMA.

De modo geral, esses diferentes tipos de aves se diferenciam por conta de sua coloração, tamanho e até mesmo por seus formatos do bico e desenhos corporais. De fato, possuem todos eles personalidades semelhantes, inclusive a facilidade de imitar sons humanos.

Geralmente todos eles são aves alegres e curiosas e adoram interagir com seus tutores e receberem atenção onde quer que estejam. Dessa maneira, a solidão pode afetar negativamente os animais, fazendo com que o isolamento prejudique inclusive a saúde deles.

Necessitam de cuidados diários quando em cativeiro, como a limpeza de suas gaiolas, alimentação e também a substituição da água de banhar. Assim sendo, o reservatório que é usado para a ave se banhar precisa ter a sua água substituída diariamente, a fim de evitar contaminações.

Periquito azul

Alimentação e reprodução do periquito azul

O periquito azul possui um hábito alimentar composto predominantemente de sementes, frutas, verduras e legumes. No entanto, indica-se que na criação residencial essas aves sejam alimentadas com rações próprias para elas, desenvolvidas especialmente para uma nutrição completa.

Podem ser incluídas algumas frutas e outros vegetais, mas qualquer alteração na dieta alimentar deve antes ser avaliada por um médico veterinário, a fim de evitar problemas nutricionais que podem levar o animal a diversos problemas, incluindo a morte.

Para se reproduzirem em seu habitat, essas aves costumam construir seus ninhos na parte alta de árvores – seja em ocos dos troncos, seja escavando antigos cupinzeiros abandonados. Após isso, constroem seus ninhos e então iniciam o acasalamento.

Podem viver por até 20 anos e a maturidade sexual se torna plena em torno de 1 ou 2 anos de idade. Além disso, no acasalamento, a fêmea costuma botar cerca de 4 ovos e o tempo de choco pode girar em torno de 26 dias.

Depois da quinta semana do nascimento dos filhotes, estes já se tornam independentes, e então o casal abandona o ninho. Desse modo, o casal permanece junto até repetir o processo de outro acasalamento. Casais de periquitos azuis podem passar a vida toda unidos.

Hábitos do periquito azul

Quando em seu habitat, esses periquitos costumam viver em bandos e emitir bastantes sons durante o voo coletivo, sendo considerados aves barulhentas. Além disso, eles costumam imitar também o som de outros pássaros.

Os sexos podem ser diferenciados por criadores experientes, visto que o macho possui o bico e o corpo mais robusto, além da cabeça ser mais quadrada. São como miniaturas de papagaios e costumam utilizar o forte bico como um terceiro pé, além de agarrar objetos com os pés.

Possuem também o hábito de limparem uns aos outros, removendo com o bico impurezas em outras aves do bando. Assim sendo, esse hábito de limpeza interativa é chamado de allopreening. Esse hábito pode ser feito como demonstração de carinho.

Essas aves, quando livres na natureza, costumam ser presas de aves maiores e mais fortes. Entre esses predadores estão o tucano-de-bico-preto e o falcão-peregrino.

Há também uma mutação na coloração das penas dessas aves, chamada de cianismo. Desse modo, o cianismo faz com que os pigmentos carotenoides sejam perdidos, deixando a ave com uma cor azulada em todo o seu corpo.

Periquito azul

Características do periquito azul

Os periquitos azuis possuem um tamanho que pode chegar até 21 centímetros, e a sua cor predominante é o verde, com o azul na base de suas asas. São facilmente distinguidos quando em voo, dessa forma, o azul das asas fica em evidência.

O preço desses animais pode ser bastante alto, visto que não são facilmente encontrados para venda no mercado nacional. Da mesma forma, aconselha-se que em uma compra dessa ave seja exigida a nota fiscal.

São animais que precisam de certos cuidados, apesar de serem sociáveis. São aves ativas, alegres e brincalhonas. Além disso, o periquito azul possui uma posição de destaque devido à sua raridade e características que o diferem de outros tipos de periquitos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo