Cranberry é fruta saborosa e que ajuda a fortalecer a imunidade

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23/10/2019 Por
Cranberry é fruta saborosa e que ajuda a fortalecer a imunidade

Cranberry é uma fruta benéfica para o sistema imunológico, digestivo e ajuda a prevenir infecções do trato urinário

O cranberry é uma frutinha vermelha que vem conquistando cada vez mais espaço devido a seus benefícios e propriedades. Ela é indicada, inclusive, para tratar infecções urinárias.

O cranberry é encontrado, principalmente, em países como Estados Unidos, Chile e Canadá. Essa planta também é muito confundida com o mirtilo pela sua aparência e, por isso, também é chamada de mirtilo-vermelho.

cranberryO que é cranberry?

Também conhecido como oxicoco ou arando-vermelho, o cranberry (Vaccinium macrocarpom) é uma fruta vermelha, redonda e bem pequena que apresenta diversos benefícios para o organismo. Isso porque a fruta é rica em nutrientes, como por exemplo, vitaminas A, C e E.

Além disso, é uma espécie rasteira que dá frutos uma única vez por ano. No entanto, sua produção pode render milhares de quilos anualmente; sendo que os meses de setembro e outubro são os mais indicados para sua colheita.

As frutas crescem em locais que remetem aos brejos e pântanos, inundados com areia, cascalho, argila ou turfa. Sendo assim, é comum observar nos lugares onde o fruto é cultivado a presença de “piscinas” vermelhas.

Origem do cranberry

A fruta é originária da América do Norte e é muito popular entre os estadunidenses no Dia de Ação de Graças. Os próprios índios norte-americanos já faziam o seu uso, antes mesmo da chegada dos portugueses, como alimento e também como corante para as vestimentas.

Embora seja cada vez mais popular no Brasil, ainda é difícil encontrar a fruta cranberry. Isso porque o seu cultivo no país não é muito viável, já que ela não se adapta bem às nossas condições climáticas. Dessa forma, a fruta é mais encontrada em forma de suco, cápsulas ou polpas.

Propriedades do cranberry

O cranberry é uma fruta conhecida, principalmente, por suas propriedades. Ele é rico em diferentes nutrientes, incluindo os seguintes:

  • vitaminas A, C e K
  • fósforo
  • potássio
  • cálcio
  • fibras
  • zinco
  • magnésio

Benefícios do cranberry

O cranberry é uma fruta muito versátil e rica em nutrientes e, por isso, é muito útil para o fortalecimento do organismo de quem a consome.

cranberry

Entre os principais e mais vantajosos benefícios do cranberry podemos citar:

  1. Previne infecções urinárias, como a cistite: isso porque a quantidade elevada de antioxidantes presentes no organismo impedem a ação de bactérias no trato urinário;
  2. Ajuda a saciar a fome, além de que melhora a digestão;
  3. Devido a presença elevada de antioxidantes e vitaminas, a fruta é recomendada para tratar a pele;
  4. E é graças a grande quantidade de antioxidantes, que o cranberry é ainda indicado para quem sofre com problemas, como por exemplo, diabetes tipo 2, câncer e escorbuto;
  5. Conta  com polifenóis em sua composição, que impedem que as plaquetas se acumulem e reduzam a pressão arterial por meio de estruturas anti-inflamatórias;
  6. A fruta ainda inibe o acúmulo das bactérias nos dentes;
  7. O consumo da fruta ainda auxilia na prevenção de gastrite e úlceras;
  8. Auxilia na melhoria do sistema imunológico, pois previne resfriados e gripes;
  9. Evita o envelhecimento precoce, uma vez que é rica em antioxidantes, que combatem a ação dos radicais livres.

Cranberry emagrece?

Sim. No entanto, o simples consumo da fruta não leva ao emagrecimento; mas, por ser pouco calórica, auxilia no processo de perda de peso.

A cranberry seca é muito nutritiva e é uma ótima opção para quem pretende trocar doces e outras guloseimas por alimentos mais saudáveis durante as refeições. Vale citar que é recomendado buscar auxílio médico para saber quantas gramas de cranberry desidratado devem ser consumidas.

Isso porque o consumo excessivo da fruta não é recomendado, porque a alta presença de frutose pode fazer mal ao organismo.

Onde encontrar cranberry?

O cranberry in natura pode ser encontrado em lojas e supermercados especializados na venda de produtos naturais. Por outro lado, sua versão desidratada pode ser encontrada em comércios físicos ou online destinados a venda de produtos de nutrição.

O cranberry em cápsula, por sua vez, pode ser adquirido em farmácias, na internet e em lojas físicas. Vale lembrar que, no Brasil, é mais fácil achar a versão desta fruta em cápsulas. O preço da fruta, no entanto, irá variar conforme a forma em que é encontrada.

O suco de cranberry também é outra boa forma de consumir a fruta. Caso tenha interesse em desfrutar dos benefícios da fruta, adquira a sua polpa e prepare um delicioso suco. A seguir, um passo a passo simples de preparo do líquido.

Para o suco, serão necessários um copo americano de cranberry, uma colher de mel, e um copo de água. O próximo passo é bater o cranberry com a água no liquidificador, e em seguida, adicionar o mel para adoçá-lo; garantindo que a receita continue mais saudável pela ausência de açúcar ou adoçantes industrializados na sua composição.

Além do suco, existem outras receitas com cranberry. Dentre elas, destacam-se o bolo feito a partir de cranberries desidratados e a famosa geleia; que pode ser fabricada tendo como base a fruta in natura, ou mesmo, congelada.

Consumir a fruta tem alguma contraindicação?

Apesar de ser bastante benéfico para o organismo, é preciso moderação ao consumir o cranberry. Isso porque o recomendado pelos médicos é o consumo máximo de cerca de 100 gramas da fruta in natura.

Duas cápsulas da fruta ou mesmo um copo de suco por dia são o equivalente da dose diária recomendada, e seguros o suficiente para evitar a manifestação de qualquer problema ocasionado pelo seu consumo excessivo.

cranberry

O consumo da fruta é contraindicado, apenas, para quem sofre com problemas relacionados ao cálculo renal, para quem tem alergia a medicamentos como a aspirina, ou para quem usa algum diluidor de sangue.

Nestes casos, o cranberry pode contribuir para o desenvolvimento de quadros de hemorragias e reações adversas com medicamentos, entre outros.

Além disso, o consumo – obviamente – também não é indicado para as pessoas que foram alérgicas a algum dos componentes do cranberry. Por isso, pode ser recomendado para os que têm histórico de alergias desse tipo procurar um médico antes de consumir a fruta.

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