Pessegueiro é árvore difícil de cultivar. Em suma, o pessegueiro pode ser definido como uma pequena árvore que se originou na Pérsia nos tempos antigos e é cultivada em todos os climas temperados por seus excelentes frutos. Raramente cresce em grandes alturas, além de ser coberta por galhos que sempre disparam mais de um lado do que do outro e logo estragam a forma da árvore.
A casca do pessegueiro é avermelhada e cresce poucas raízes, enquanto suas folhas são longas, estreitas, lisas, serrilhadas, pontiagudas e alternadas. As flores podem ser grandes ou pequenas, além de serem de diversos tons de rosa, de acordo com a cultivar. O pêssego, fruto do pessegueiro, é geralmente redondo, bastante grande, carnudo e costumeiramente macio.
O que é pessegueiro?
Pessegueiro é a árvore substituída pelos frutos de pêssego. A fruta é diversamente colorida por fora ou por dentro, de acordo com a cultivar. Além disso, possui uma variedade de sabores, dos quais a maioria é excelente. O sabor encerra com um caroço duro que é sulcado por fora e liso por dentro, possuindo um notável sabor amargo.
Benefícios do pêssego
Os pêssegos têm baixas calorias
Não há necessidade de temer um pêssego fresco se você estiver contando calorias! Afinal de contas, um pêssego grande (2 cm de diâmetro) tem apenas 68 calorias. Comer um pêssego com aveia no café da manhã, por exemplo, é uma ótima ideia de baixa caloria para satisfazer um desejo por doce.
Os pêssegos são uma boa fonte de vitamina C e contêm vitamina A
O mesmo pêssego de grande porte fornece 19% da dose diária recomendada de vitamina C e 11% das necessidades diárias de vitamina A. A vitamina C, por exemplo, é um antioxidante que estimula o sistema imunológico para ajudar a combater resfriados e outras doenças crônicas. Os pêssegos também contêm vitamina A, que promove a saúde ocular.
Os pêssegos são uma fonte de fibra alimentar
Com 3 gramas de fibra em um pêssego grande, esta fruta pode ajudar a alcançar sua recomendação diária de fibra. Comer um pêssego fresco diariamente é uma ótima maneira de obter mais fibras em sua dieta.
A fibra contribui para a saúde digestiva, pode ajudar a baixar os níveis de colesterol (o que também é uma boa notícia para o coração) e ajuda a mantê-lo mais cheio, por mais tempo depois de comer.
Os pêssegos contêm potássio
Os pêssegos estão entre as principais frutas ricas em potássio com aproximadamente 333 mg, ou seja, 10% do valor diário recomendado em um pêssego de tamanho grande. O potássio é um nutriente que ajuda a manter o equilíbrio de líquidos e eletrólitos no organismo. Uma deficiência de potássio tem sido associada a fadiga crônica e hipertensão (pressão alta).
Como cuidar do pessegueiro?
O pêssego é fácil de propagar e cultivar, mas seu cultivo é o aspecto mais difícil da jardinagem. Toda a habilidade e atenção do jardineiro são necessárias para manter essa árvore quando ela crescer, a fim de preservar sua beleza.
De fato, o melhor método para cuidar de uma árvore pessegueiro ainda não foi totalmente acordado: nenhuma comparação pode ser feita neste ponto com outras árvores frutíferas, que podem ser revividas e atualizadas com bastante facilidade, enquanto que se o pêssego foi negligenciado, dificilmente poderá ser revivido.
Além disso, o pêssego é propenso a um grande número de doenças que são tão difíceis de tratar que muitas vezes é mais rápido substituir uma árvore negligenciada. Embora seja fácil propagar pêssegos, a maioria das sementes não desabrocha.
Nos viveiros de árvores, por exemplo, é comum enxertar pêssegos se o solo estiver úmido ou leve. Às vezes, o pessegueiro também é enxertado, o que, sem dúvida, dá bons frutos; no entanto, as árvores não duram muito.
Em suma, o pessegueiro requer as mesmas condições de solo que a videira. É bastante comum ver essa árvore prosperar em qualquer local, em solo preparado para compensar a secura de terreno alto ou elevado em áreas baixas e úmidas.
Um bom solo deve ser cavado a uma profundidade de 2 a 3 metros, mas a escavação deve parar se alguém atingir a argila ou o tufo, pois não há nada a ganhar ao rompê-los. Nem é preciso ter medo de alcançar argila ou tufo se houver uma camada de bom solo no topo.
Se o solo da superfície for muito leve ou arenoso, isto é, se for pobre, pode-se acumular o solo fresco de pastagem.
Como plantar pessegueiro?
O sucesso do pessegueiro e seus frutos depende principalmente de sua exposição. Depois disso, é preciso escolher o local. Em geral, qualquer região plana é indicada, embora as altas tenham preferência. Os pêssegos mais finos prosperam tão raramente em campo aberto que geralmente são cultivados como espaldeiras contra paredes de treliça.
Criar pêssegos em casa é o meio mais confiável de obter a qualidade desejada. No entanto, como isso nem sempre é praticável e nem sempre se pode esperar que essas árvores cresçam, é mais frequente a obrigação de procurar ajuda por outras pessoas. Assim, quando os pêssegos começam a crescer, as hastes devem ser descobertas e as árvores devem crescer livremente durante o primeiro ano.
O cultivo do pessegueiro, que consiste principalmente em poda, descarte e treinamento, é o aspecto mais importante e difícil da jardinagem: é a pedra de tropeço dos jardineiros, a principal manifestação de seu talento e a maior perfeição de sua arte. De fato, é o primeiro ponto sobre o qual eles devem ser examinados, seguidos e principalmente direcionados.
A poda de outras árvores frutíferas não é nada comparada com a do pêssego. A primeira deve, é claro, ser entendida e treinada adequadamente, mas, embora seja possível reviver outras árvores frutíferas que foram negligenciadas ou mal manuseadas por um período prolongado, é quase impossível reviver um pêssego que foi abandonado ou mal treinado por um ou dois anos.
Os pêssegos precisam ser cuidados e supervisionados durante a maior parte do ano, ou seja, desde o derramamento da folha do pessegueiro até a colheita de seus frutos.
É necessário vigilância constante para proteger essas árvores das tempestades e do clima, preservando assim sua beleza e mantendo-a enquanto crescem para fazer o pessegueiro durar e prosperar.