Nêspera é fruta originária do sudeste da China, de sabor inconfundível

Home » Agricultura » Nêspera é fruta originária do sudeste da China, de sabor inconfundível
19/05/2020 by
Nêspera é fruta originária do sudeste da China, de sabor inconfundível

Nêspera é uma fruta um tanto quanto inusitada, mas que oferece um ótimo sabor

A fruta nêspera é um pouco diferente das demais frutas que conhecemos, principalmente no que diz respeito ao Brasil, onde estamos acostumados a outras frutas. De sabor mais cítrico, somos conhecidos pelo nosso sabor intenso. Laranjas e limões são nossa especialidade no país, mas não é só isso que cultivamos.

É bem comum que tenhamos influência de outros países. E assim como a pera, encontrada em regiões temperadas e de origem asiática, a nêspera vem de outro país. Assim, algumas coisas com relação a essa fruta tiveram que ser adaptadas em nosso país.

Nêspera

O que é nêspera?

Nêspera nada mais é do que uma fruta de sabor bastante agradável.

De origem asiática, ela vem lá da China para o Brasil e preenche os pratos brasileiros com um toque agridoce. O seu sabor é inconfundível e por isso a fruta nêspera se tornou tão popular pelo mundo.

Ela foi descoberta mais ou menos em 1690 por um botânico chamado Kaempfer.

Tem uma cor amarelada e muitas sementes em seu estado original, o que a torna basicamente uma fruta não comestível. Isto porque simplesmente não se consegue retirar nada que seja saboroso ou saudável da fruta.

Sura cor é amarela e seu formato pode variar, mas geralmente é oval. Além disso, apresenta em seu interior até cinco sementes de tom marrom e uma casca de textura bem macia.

É quase aveludada como o pêssego. Com folhas frondosas, a nêspera é muito bonita visualmente e utilizada como planta ornamental em muitos casos.

Além do mais, quando bem armazenada e seu plantio feito de uma forma específica, a nêspera atinge o ponto ideal de sabor.

Pode gerar um fruto saboroso como nenhum outro, misturando os sabores entre ácido e doce. Logo, ela é um pouco picante e doce ao mesmo tempo, o que torna seu sabor inesquecível.

Além disso, é extremamente elogiada porque é muito versátil e cabe em pratos de sobremesa ou entrada principal, uma vez que seu sabor faz com que ela combine com um pouco de tudo.

De todo modo, a nêspera é única e pode oferecer diversos benefícios para a saúde do ser humano. Ainda assim, não se consegue retirar algo de realmente valioso de seu suco e, desse modo, deve-se recorrer a outras medidas.

Dessa forma, muito da planta e seus benefícios oferecidos se encontram também em suas folhas.

Nêspera

Conheça um pouco da nespereira

A nespereira, como você deve imaginar, é a árvore de nêspera.

De clima frio, precisa ser bem conservada para que o fruto não surja em seu estado silvestre.

Para que se obtenha o melhor do fruto e todos os benefícios a ele ligados, é preciso saber como cuidar desse tipo de árvore.

Assim como a exótica fruta lichia, a nêspera é delicada em seu tratamento e precisa ser bem cultivada. Desse modo, é comum que se encontre nespereiras nas regiões Sul e Sudeste do Brasil por causa do clima. Além disso, precisa de alguns enxertos para que melhore o seu crescimento e molde a sua forma.

Algumas nêsperas são conhecidas como nêspera pera e outras como nêspera maçã. É de enxertos dessas outras árvores frutíferas que se obtém a nêspera como a conhecemos.

O sabor dela basicamente não muda de acordo com o enxerto, apenas o seu formato.

Apesar de com muita frequência ser confundida com a ameixa amarela e até mesmo receber esse nome de forma incorreta, a nêspera nada tem a ver com as ameixas do país. Muito menos seus enxertos são feitos a partir disso.

A nespereira pode chegar a até dez metros de altura e suas folhas a até vinte e cinco centímetros. Estas, por sua vez, são alternadas e simples, de tom verde escuro e contrastam com o amarelo da nêspera.

Sua flores costumam aparecer no outono e inverno e são bem pequenas, de pétalas brancas. Além do mais, costumam aparecer em cachos de até dez flores.

Enquanto isso, a fruta nêspera costuma aparecer no inverno, quando começam a amadurecer e podem ser colhidas. No entanto, o nível de doçura e acidez da fruta varia de acordo com sua maturação, bem como o nível dos nutrientes que existem nela.

Clima ideal para plantar nêspera

É importante estar atento às principais condições de cultivo para ter nespereiras bonitas e de bom rendimento. A temperatura do local, por exemplo, é essencial.

O ideal é que o mínimo seja de 15 °C, não ocorrendo temperaturas abaixo de 3 °C. Caso as temperaturas sejam muito diferentes disso, os frutos novos podem morrer facilmente.

Nêspera

O chá de nêspera

Para se aproveitar muitos dos benefícios que a nêspera pode oferecer ao consumidor, é bom saber fazer o chá de nêspera. Afinal, a partir dele se consegue extrair todas as funções que a fruta oferece.

Não é comum utilizar o suco de nêspera nesse caso, pois ele quase que não tem nada a oferecer. Isso devido ao alto teor de pectina que a polpa da fruta oferece.

Portanto, quando não se utiliza de maneira ornamental, a melhor forma de se aproveitar a nêspera é através do chá. Para tanto, se utiliza da folha de nêspera a fim de garantir um bom resultado.

Assim como o chá de hibisco ajuda a emagrecer, o de nêspera também. Até porque oferece uma ação antioxidante como nenhum outro alimento e limpa todo o organismo de uma só vez.

Desse modo, quando o chá é utilizado três vezes ao dia, estimula o funcionamento dos rins. Portanto, toda a água que estava parada em seu organismo, bem como os minerais que nada oferecem, são eliminados.

Isso tudo ajuda a pessoa a perder gorduras localizadas e estimula o funcionamento pleno do corpo. Claro que só funciona quando você também tem hábitos alimentares saudáveis aliados a exercícios físicos.

Como fazer o chá?

Para que o chá de nêspera funcione realmente, é preciso que você utilize folhas de nêspera. As maiores carregam o melhor sabor da planta e são as mais suculentas que existem.

Misture algumas folhas da planta com a quantidade de água de uma caneca. A água deve estar fervendo e o chá deve ser tomado quente, sem que queime o céu da boca.

Depois de feito esse processo, é importante ter em mente que a nêspera nem sempre tem um sabor agradável a todos. O seu sabor agridoce pode incomodar, mas os seus benefícios são imensos. Se você ainda preferir, a árvore é fácil de ser cuidada, desde que em regiões frias.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo