Picadinho de carne é delicioso e pode ser feito com vários cortes

Inicio » Agronegócio » Picadinho de carne é delicioso e pode ser feito com vários cortes
01/11/2020 Por
Picadinho de carne é delicioso e pode ser feito com vários cortes

O picadinho de carne possui muitas versões. Um dos pratos que maior sucesso no Brasil, o picadinho de carne é de origem brasileira e está presente na mesa de milhares de famílias.

Esse prato é muito versátil pois pode ser combinado com uma série de opções, podendo ser adaptado conforme o paladar de cada um. Por isso, o picadinho de carne tem até um dia nacional onde se comemora sua existência.

Picadinho de carne

O que é picadinho de carne?

Picadinho de carne é um prato tipicamente brasileiro, feito em todas as regiões do país, do Norte ao Sul.

A receita tradicional é feita com carne bovina picada, daí o nome do prato. A carne é refogada com condimentos e temperos e normalmente servida com arroz, feijão e algum tipo de legume.

A origem do picadinho de carne não é bem definida, pois há várias versões de como começou a ser preparado. Mas uma delas é bem conhecida em muitos locais, e refere que o picadinho de carne começou a se espalhar nos anos 50 na boemia paulista.

O prato teria sido criado pois é fácil e rápido de ser preparado até mesmo na madrugada, para suprir a fome dos boêmios da época.

Mas independentemente da dúvida da real origem do prato, o fato é que ele se dissipou e virou tradição no país. Por isso, ele é feito com muitas variações que vão desde ao tipo de carne utilizada, até aos ingredientes acrescentados e acompanhamento.

Então, se você quer saber o que é picadinho de carne e aprender como fazer picadinho de carne, precisa conhecer as diferentes versões.

Picadinho de carne acebolado

Talvez a versão que é mais utilizada desse prato, é a do picadinho de carne acebolado. Para os amantes de cebola essa receita é de dar água na boca.

Para fazer essa versão você vai precisar de:

  • 500g de alcatra cortada em tirinhas;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 3 dentes de alho;
  • Cebola cortada em tiras largas;
  • 1 colher de sopa de shoyu;
  • Sal e pimenta do reino a gosto;
  • 1 colher de chá de vinagre.

É importante lembrar que você pode utilizar o corte de carne for de sua preferência. Porém, o ideal é utilizar algum corte que seja mais macio.

Para preparar, primeiro você tempera a carne com azeite, sal, pimenta, vinagre e alho. Depois, aqueça uma panela de preferência larga, com um pouco de óleo, e comece a fritar a carne.

Depois de deixar parado por 2 minutos, misture e deixe fritar por mais 2 minutos. Agora já pode acrescentar a cebola para que refogue. Nesse passo, é importante ficar mexendo até que a cebola fique dourada.

Se você gosta de shoyu e quer colocar, agora é o momento. Depois de acrescentar, mexa por mais 1 minutos e está pronto, pode servir.

Para acompanhar esse prato, uma recomendação é arroz e salada ou pão francês e vinagrete.

Picadinho de carne

Picadinho de carne ao molho

Além da versão anterior, existe o picadinho de carne ao molho, que também é campeão nas cozinhas ao longo do país e é muito prático pois é um picadinho de carne na panela de pressão.

Ademais, para essa receita você vai precisar de:

  • 500g de carne bovina;
  • Tomate grande;
  • Unidade de cebola média;
  • 1 caixa de molho de tomate;
  • Tempero para carne;
  • 2 colheres de sopa de óleo;
  • Sal a gosto.

Além disso, diferentemente da receita anterior, nessa você começa refogando a cebola picada, o tomate picado, o molho e sal.

Depois que ferver um pouco, frite a carne em outra panela com as duas colheres de óleo e o tempero de carne, que pode ser em tablete, em pó ou líquido.

Ademais, após fritar um pouco, acrescente o molho que estava reservado na outra panela e deixe tudo ferver por poucos minutos.

E pronto, após a fervura, a receita está pronta para ser servida com arroz, feijão, farofa ou com o acompanhamento que você desejar.

Picadinho com batata

Outra versão que ganha admiradores em todos os lugares é a do picadinho de carne com batata. Essa combinação é perfeita e também muito fácil de fazer.

Para a receita, é preciso:

  • 1kg de carne picada em cubos grandes;
  • 2 tomates picados e sem pele;
  • Tempero a gosto;
  • 5 batatas médias e cortadas em cubos grandes.

Na panela de pressão coloque um pouco de óleo, a carne temperada conforme sua preferência, os tomates e espere refogar em média por uns 5 minutos.

Depois que a carne estiver refogada, cubra a carne com água e tampe a panela de pressão para cozinhar em média 20 minutos.

Depois desse tempo, espere a pressão sair para abrir a panela e para garantir que a carne já está macia, espete com um garfo.

Se a carne estiver boa, acrescente as batatas picadas e deixe na pressão por aproximadamente mais 10 minutos.

Pronto, depois desse tempo, a receita está pronta para ser servida com o acompanhamento que você desejar.

E uma dica importante é controlar a quantidade de água cada vez que abrir a panela. Ou seja, se abrir a panela e verificar que a água já secou, coloque mais água para que não grude no fundo da panela.

Além disso, é possível substituir a batata por algum legume que você prefira e com esse mesmo modo de preparo, pode preparar um picadinho de carne com legumes.

Picadinho de carne

Versatilidade do picadinho de carne

Como demonstrado, esse prato possui inúmeras variações e pode sempre ser adaptado para o que você tem em casa no momento no preparo ou para o que você mais gosta.

Outras versões muito usadas são do picadinho de carne moída e picadinho de carne cremoso.

Além disso, mo primeiro basta substituir a carne em cubos pela carne moída e utilizar alguns dos métodos de preparos já mencionados.

Ademais, para a versão cremosa, depois de refogar a carne e os temperos, acrescente uma caixa de creme de leite. Além disso, esse toque vai dar uma cremosidade na receita e um gosto parecido com estrogonofe.

Dessa forma, o picadinho de carne é um prato que combina com todos os tipos de acompanhamentos e pode ser servido em qualquer refeição!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo