Picão é uma erva popular de uso medicinal
O picão é uma planta pequena de caule e folhas verdes, também conhecido como picão-preto, pico pico, piolho de padre, amor de mulher, erva picão ou Bidens pilosa, seu nome científico.
O picão apresenta caule reto e ramos que podem variar entre 40 e 120 cm de altura. O vegetal pode ser encontrado em locais com climas elevados, como na América do Sul, em alguns jardins do Brasil, África, América do Norte, Caribe e Filipinas.
O picão é conhecido não só pelos seus benefícios, mas também por prejudicar plantações de café, algodão, soja e milho. Seu rápido crescimento permite que a planta se desenvolva 3 vezes durante o ano. A planta pode ser adquirida em feiras, supermercados e facilmente encontrada em jardins.
É provável que você já tenha visto esses galhos espalhados por aí, porque eles “agarram” nas nossas roupas.
O que é picão?
O picão é uma planta da família das Compostas. É uma erva que se prolifera facilmente e cresce em praticamente todas as regiões brasileiras. O caule do picão é ereto e quadrangular, e a sua estrutura pode ultrapassar um metro de altura. A planta possui ramos opostos.
Na estrutura da planta, as folhas são de grande importância, porque geralmente são elas que possuem as propriedades medicinais. A folhagem é pequena (com aproximadamente 10 centímetros de comprimento) e repleta de membranas. Possuem odor bem característico e apresentam coloração amarelada ou brancacenta.
Para que serve o picão?
O picão trata diversos tipos de inflamações como por exemplo, a artrite. Ele é conhecido pelo preparo de uma bebida, o chá de picão que possui propriedades antissépticas, antioxidantes, diuréticas, hepatoprotetoras e antiespasmódicas. Além disso, o líquido auxilia no tratamento de inflamações, úlceras, diabetes e alergias.
Asma, sensação de boca amarga, indigestão, intoxicação alimentar e problemas no pâncreas são tratados com a ingestão do chá de picão. A icterícia, caracterizada pelo excesso bilirrubinas, substância que se forma quando há o rompimento dos glóbulos vermelhos, no organismo e pela cor amarelada, também pode ser tratada com o chá.
Para preparar o chá, utilize um litro de água e três colheres (sopa) da erva picão. Leve a água ao fogo, adicione o picão e espere ferver. Quando o líquido atingir o nível de fervura, desligue o fogo e abafe o líquido com uma tampa por 10 min. Em seguida, coe o líquido e consuma.
No Brasil, o medicamento é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.
Por que consumir o chá de picão?
Este produto natural pode ser utilizada para diversos fins que podem ser conferidos na lista a seguir. Confira 11 benefícios da ingestão do chá de picão:
- É antioxidante, devido às propriedades que possui, é indicado para tratar o excesso de radicais livres no organismo que podem causar doenças como câncer e envelhecimento precoce;
- Ajuda no tratamento de picadas de insetos, usado para recuperar das irritações causadas por insetos;
- Úlceras e hemorroidas podem ser tratados com a compressa do chá de picão;
- Auxilia no combate ao inchaço, pois elimina o excesso de água do organismo;
- Auxilia ainda na saúde respiratória por limpar e higienizar as vias aereas que estejam congestionadas, além de aliviar tosses características do período pós-gripe;
- É hipoglicemiante, uma vez que, ajuda a diminuir os valores de açúcar no sangue, quando estão elevados. Mas, antes de usar o chá para este ou qualquer outro fim, consulte seu médico para evitar a manifestação de efeitos colaterais;
- Ajuda na diminuição de dores musculares, devido sua ação antiinflamatória. Para isso, faça compressas com chá de picão morno e deixe na área dolorida até que esfrie;
- Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, devido a presença de antioxidantes e proteínas, que previnem o fortalecimento do sistema imunológico;
- É indicado para quem tem prisão de ventre;
- Ajuda a aliviar os sintomas da menstruação, dentre eles, as cólicas menstruais e ameniza a TPM (Tensão Pré-Menstrual);
- Ajuda no combate a celulite, devido a sua ação antiinflamatória.
Contraindicações do picão
Gestantes, mulheres que estão na fase do puerpério e amamentando não podem ingerir a bebida, devido a concentração de cafeína no chá de picão. Além disso, pessoas alérgicas não devem consumir a bebida.
Antes de utilizar a planta para fins medicinais, consulte seu médico a fim de saber se ela é indicada para seu caso e se não causa efeitos indesejados. Caso esteja usando algum medicamento, é ainda mais importante consultar o profissional, pois a interação do chá com o remédio pode provocar algum efeito colateral.
Chá de picão emagrece?
A resposta é sim! O chá de picão ajuda no emagrecimento, porque é um líquido diurético, ou seja, auxilia o corpo na eliminação de líquidos que provocam inchaço no abdômen e membros inferiores. Além disso, possui cafeína em sua composição, o que acelera a queima da gordura corporal.
Para que a perda de peso seja efetiva, no entanto, é preciso aliar o consumo do chá de picão, à prática de exercícios físicos e uma dieta equilibrada. Mas, antes de consumir o chá para este fim, consulte um profissional da área.
Receita de bolinho de picão
Além do chá, o picão também pode ser utilizado para preparar um delicioso bolinho frito. Veja a seguir quais ingredientes serão necessários:
- 2 xícaras de folhas de picão;
- 5 xícaras de farinha de trigo;
- 1 xícara de água;
- 3 ovos;
- 1 colher (chá) de amido de milho;
- 1 colher (sopa) de margarina;
- 1 colher (sopa) de vinagre;
- ½ cebola picada;
- Salsa;
- Cebolinha;
- Fermento;
- Sal.
Para fazer essa receita, você deve refogar as folhas de picão, a cebola, a salsinha e a margarina em uma panela. Em uma batedeira, bata os ovos, a farinha de trigo, sal e a água. Logo em seguida, adicione o amido de milho e vinagre até obter uma massa bem consistente. Faça pequenos bolinhos e depois frite com óleo quente. Espere o bolinho de picão esfriar e sirva com algum acompanhamento de sua preferência.
O picão, apesar de ser uma erva daninha que pode ser prejudicial para algumas culturas, é benéfico para a saúde humana, pois auxilia no tratamento de inflamações e infecções. No entanto, antes de usar a erva ou seu chá para qualquer fim medicinal, consulte o médico para evitar o aparecimento de efeitos colaterais.