Agricultura

Pimenta calabresa é bastante utilizada na culinária

Pimenta calabresa é bastante utilizada na culinária

A pimenta calabresa é a variedade quase híbrida que pode agradar aos mais diferentes paladares. Além do clima tropical, o brasileiro também adora aquecer o clima quando as receitas precisam pedir um certo ardor. Prova disso é a ampla utilização da pimenta calabresa nas mais diversas receitas, sejam pratos refinados ou nos clássicos petiscos de happy hour.

De qualquer forma, a pimenta calabresa é um dos temperos mais populares presentes em nossa vasta gastronomia. Afinal, em meio a tantas variedades, para agradar um paladar cada dia mais exigente, experimentar e saber adicionar novas iguarias ao cardápio é uma atitude inovadora e até mesmo muito saudável.

Pimenta calabresa

O que é pimenta calabresa?

Pimenta calabresa a combinação mais que saborosa de diversas variedades de pimenta. No entanto, é importante ressaltar que elas são da mesma espécie, a popular pimenta-aji. Apesar de os mais apaixonados saborearem a iguaria mesmo in natura, a pimenta calabresa costuma ser muito apreciada também em nossa culinária na forma de tempero.

Para bons paladares, basta dizer que o conceito de o que é pimenta calabresa está ligado ao fato de que o brasileiro adora uma iguaria em forma de petisco. Aliás, seu uso é praticamente ilimitado, visto que ela tem emprego usual para apimentar inúmeros pratos e contribuir para a criação de uma infinidade de porções.

Enfim, além de ser o principal ingrediente da tradicional linguiça calabresa, a tentadora pimenta calabresa pode ser o ingrediente certo para você investir em receitas como:

  • Salgados;
  • Frutos do mar;
  • Molhos picantes;
  • Queijos;
  • Omeletes.

Como é a pimenta calabresa?

Até quem ama aquela pimentinha nas refeições já sabe que a pimenta calabresa tem seus encantos. Seja para ter novas surpresas com o sabor ou procurar experimentar novas variedades, ela pode conquistar logo em uma simples entrada.

Afinal, além da expectativa de uma experimentação pioneira, o universo das pimentas novas também pode ser rico em curiosidades e apresentar alto valor nutricional para nosso organismo. Por isso que a pimenta calabresa já está marcando presença até mesmo nos lares das famílias brasileiras.

Enfim, para conquistar esse difícil mercado, a pimenta apresenta muito mais que um sabor incrível. Afinal, para saber como é a pimenta calabresa, saiba que ela apresenta segredos já na sua origem de sua produção.

Sendo assim, ela costuma ser obtida a partir de dois processos que são tradicionais na produção desse tipo de iguaria: a flocagem e a desidratação de pimentas vermelhas.

Pimenta calabresa

Benefícios da pimenta calabresa

Ao certo, sabemos que cada variedade de pimenta pode variar de acordo com seu poder de ardor e até de sua origem. Mesmo assim, uma coisa é certa: todas geram vários benefícios para a sua saúde.

Isso porque elas apresentam capsaicina, que traz excelentes propriedades nutricionais ao nosso organismo. Sendo assim, podemos já adiantar que até mesmo uma porção simples de pimenta calabresa garante doses seguras de anti-inflamatórios e antioxidantes para aliviar a dor e até a melhorar a digestão.

Vale lembra que, quanto mais forte a ardência de uma variedade de pimenta, maior a quantidade de capsaicina, presente em especial nas nervuras e sementes do tempero.

Enfim, para você colocar mais dessa picância na sua dieta, confira abaixo alguns dos grandes benefícios da pimenta calabresa:

  • Melhora a coceira cutânea;
  • Contribui para a sensação de bem-estar;
  • Alivia a congestão nasal;
  • Atua como poderoso antioxidante;
  • Contribui para a perda de peso;
  • Aliviar dores;
  • Ajuda a combater cânceres;
  • Estimula a digestão;
  • Ameniza feridas graves de psoríase;
  • Tem alto efeito anti-inflamatório;
  • Aumenta o metabolismo;
  • Combate alterações celulares;
  • Aumenta a libido.

Quais os mais tradicionais tipos de pimenta?

Amadas ou nem tanto, existem diversos tipos de pimenta que ainda podem conquistar uma legião de novos aficionados, como a tradicionalíssima pimenta malagueta. Sendo assim, prepare seu paladar e olfato para conhecer algumas delas:

  • Pimenta-bode: ela é mais popular pelo seu cheiro característico. Sendo assim, pode ser empregada em conservas, conferir sabor a diversos pratos e petiscos e ainda ser consumida até mesmo in natura;
  • Malagueta: apesar de ser uma das mais ardidas do mundo, ela também é uma das variedades brasileiras mais cultivadas. Aliás, em regiões como o Nordeste, ela cai muito bem em pratos como moqueca, bobó de camarão, acarajé e vatapá;
  • Dedo-de-moça: com um sabor e aroma mais suaves, essa variedade tem origens brasileiras. Por isso que, assim como a pimenta calabresa, ela é sucesso certo nas receitas de saladas, sobremesas e molhos diversos;
  • Pimenta biquinho: apesar de ter baixo grau de ardência, a variedade conquista pelo aroma único. Aliás, ela conquista até mesmo pessoas que não são adeptas desse tipo de tempero. Nesse sentido, a variedade é indicada para você começar a provar essas iguarias;
  • Habanero: uma deliciosa variedade com origens mexicanas, claro que ela é bem picante, o que a torna uma das mais ardidas do mundo. Vale lembrar que, após a maturação, ela pode apresentar até mesmo um sabor mais adocicado, mas com toda a sua ardência própria;
  • Caiena: de origens na Guiana Francesa, a variedade já conquistou a culinária de diversos países, como Índia, Brasil, Estados Unidos e até o próprio México. Aliás, ela é muito requisitada para o preparo de molhos, saladas e conserva.

Pimenta calabresa

Pimenta calabresa em pó

Além de cair muito bem com inúmeras receitas, a pimenta calabresa em pó também é item indispensável nas receitas e dietas de muitos brasileiros. Até porque essa versão a torna uma das especiarias mais vendidas entre os amantes da boa culinária e até da boa saúde.

Primeiro porque a pimenta calabresa tem sabor bem picante e aroma forte, o que ajuda a ressaltar as melhores características de qualquer prato ou receita. No entanto, a questão da boa saúde está ligada aos vários benefícios que essa versão apresenta.

Em linhas gerais, além de ajudar a combater o envelhecimento precoce, também contribui para o bom humor e tem alto poder antioxidante. Para você investir nesses temperos, veja a seguir outros benefícios que uma boa dose de pimenta calabresa garante ao organismo:

  • Auxilia na redução de coágulos sanguíneos;
  • Apresenta propriedades anti-inflamatórias;
  • Ajuda no tratamento de enxaqueca;
  • Tem propriedades cicatrizantes.

Gostou de conhecer mais a respeito da pimenta calabresa? Confira nossos outros conteúdos e fique por dentro de diversos assuntos interessantes!

ACESSO RÁPIDO
    Mayk Alves
    Fundador do Portal Vida no Campo e Agro20, Mayk é neto de Lavradores. Desde cedo esteve envolvido com as atividades do campo e, em 2014, uniu sua paixão pela comunicação com o tradicionalismo do campo. Tem como missão levar informações sobre o agronegócio de forma dinâmica, interativa e sem filtros.

    Leia também