Receitas com carne de porco são variadas e deliciosas

Home » Agronegócio » Receitas com carne de porco são variadas e deliciosas
16/05/2020 by
Receitas com carne de porco são variadas e deliciosas

Receitas com carne de porco podem ser saudáveis

As receitas com carne de porco geralmente são consideradas gordurosas e pouco saudáveis, embora deliciosas. De fato, embora muitas pessoas pensem na carne de porco como gordurosa, como em todas as carnes, há cortes mais magros que outros.

Por exemplo, há receitas com carne de porco que usam cortes com baixo teor de gordura, bem como um baixo teor de gordura saturada. Para saber mais sobre o assunto e as principais peças e receitas de porco, continue lendo!

Receitas com carne de porco

O que são receitas com carne de porco?

Receitas com carne de porco são pratos que utilizam partes do porco como ingrediente principal. Sem dúvida, ao contrário de algumas crenças, é possível escolher cortes de carne de porco magros, saudáveis e igualmente saborosos.

Alguns cortes, como medalhões de filé suíno e lombo suíno, na verdade, têm baixo teor de gordura (menos de 3% de gordura) e baixo teor de gordura saturada (menos de 1,5% de gordura saturada). Além disso, esses cortes de porco são rápidos e fáceis de cozinhar e são igualmente saudáveis como peitos de frango.

A carne de porco não só pode ser magra, mas também naturalmente rica em proteínas, pobre em sódio. Além disso, pode fornecer cerca de nove vitaminas e minerais que contribuem para uma boa saúde e bem-estar.

Porco é carne vermelha?

Existe alguma confusão entre os consumidores sobre se a carne de porco é vermelha, branca ou mesmo processada. Em primeiro lugar, “carne processada” se refere a um processo aplicado à carne em seu estado bruto, que teria começado como uma carne branca ou vermelha.

Do ponto de vista nutricional, uma carne vermelha é definida como uma carne que tem mais mioglobina do que carne branca. Assim, a carne branca é definida como uma carne como, por exemplo, frango ou peixe. No entanto, do ponto de vista do cozimento, outras carnes vermelhas são dessa cor quando cruas e ficam mais escuras quando cozidas, o que não é uma regra para todos os cortes de carne de porco.

Receitas com carne de porco

Sem dúvida, a carne de porco é uma carne deliciosa e suculenta, mas no passado sofreu uma má reputação devido ao cozimento excessivo de certos cortes. Por exemplo, no Brasil, a carne de porco é mais produzida do que consumida.

De fato, enquanto alguns cortes de carne de porco ficam ainda mais saborosos quanto mais tempo são cozidos, outros cortes de carne de porco mais magros, com baixo teor de gordura e baixo teor de gordura saturada, não exigem muito cozimento.

Assim, em algumas receitas de carne de porco, o cozimento excessivo da peça a tornará seca, resistente e borrachuda. Por isso, é importante ter atenção ao corte e às instruções de cozimento das receitas.

Receitas com carne de porco

As receitas de carne de porco podem ser uma opção saudável?

Sim! Afinal de contas, a carne de porco é rica em proteínas que, devido à sua magreza, sabor suave e facilidade de cozinhar, a torna a receita ideal para alimentar toda a família.

Além disso, as receitas de carne de porco são versáteis e se adaptam facilmente a diferentes cozinhas e gostos. Por isso, independente do tipo de receita que você pretende preparar com a carne, há um corte de porco especialmente destinado à receita.

A carne de porco também funciona surpreendentemente bem com uma variedade de ingredientes, inclusive frutas! Em algumas receitas exóticas de carne de porco, é possível utilizar abacaxi e maçã, por exemplo.

Para aprender sobre alguns diferentes e mais consumidos cortes de porco, continue lendo nosso artigo.

Tipos de corte de porco

Costelinha de porco

Costelinhas de porco são um corte popular na culinária ocidental e asiática, embora sejam muito apreciadas pelos brasileiros. Na costelinha, a caixa torácica de um porco, junto da carne e ossos, é cortada em pedaços utilizáveis, preparados grelhados ou assados, e depois servidos.

Estão disponíveis vários tipos diferentes de costelas, dependendo da seção da caixa torácica da qual são cortadas. Variações na espessura da carne e osso, bem como nos níveis de gordura em cada corte, podem alterar o sabor e a textura do prato ao preparar as receitas de carne de porco.

Bisteca suína

A bisteca suína é um dos mais populares cortes entre os brasileiros. O corte se trata de uma tira de carne que é estendida da paleta até o quadril do porco. A duração de cozimento de uma receita com bisteca suína depende sobretudo da espessura da carne.

Em suma, a espessura da bisteca tende a variar entre um e cinco centímetros. Nas receitas com carne de porco, independente de escolher por uma bisteca sem osso por ser prática ou pela bisteca por osso por ser atraente, o tempo de preparo será igual.

Confira a seguir uma receita de bisteca de porco.

Ingredientes

  • 500 gramas de bisteca suína com aproximadamente 1 centímetro de espessura;
  • 3 colheres de sopa com suco de limão;
  • 2 colheres de azeite;
  • 1 colher e meia de chá com sal;
  • Pimenta do reino moída na hora.

Modo de preparo

  1. Comece misturando o sal com o suco de limão e a pimenta para despejar nas bistecas. Para a carne absorver os temperos, use as pontas dos dedos para massageá-la;
  2. Deixe a carne descansar na geladeira por aproximadamente trinta minutos;
  3. Com uma frigideira em fogo alto, acrescente o azeite e deixe aquecer por um momento. Em seguida, faça a adição de duas bistecas por vez, dourando todos os lados;
  4. Derrame cerca de uma xícara e meia de chá com água (100 ml). Assim, permita que as bistecas acabem de cozinhar, mantendo a carne no fogo médio por aproximadamente três a cinco minutos;
  5. Sirva em seguida.

Receitas com carne de porco

Bisteca de porco na panela de pressão

Se você preferir cozinhar bisteca de porco na panela de pressão, nós temos uma receita simples para você. Confira!

Ingredientes

  • 1 quilo de bisteca de porco sem o couro;
  • 2 tomates picadinhos;
  • 1 cebola cortada em rodelas;
  • Água;
  • Óleo;
  • Temperos a gosto.

Modo de preparo

  1. Tempere as bistecas a gosto;
  2. Dentro da panela de pressão, coloque todos os ingredientes e condimentos (menos os tomates) junto das bistecas já temperadas e frite;
  3. Cubra a bisteca com água;
  4. Feche a panela por dez minutos;
  5. Deixe a pressão sair e adicione os tomates;
  6. Com a bisteca pronta, deixe o tomate cozinhar.

E assim estará pronta sua receita com carne de porco na pressão.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo