Pirão, um dos principais pratos da culinária brasileira, tem origens indígenas e angolanas. O pirão é uma iguaria simples de ser preparada e, além disso, admite uma infinidade de ingredientes para a elaboração do coração do prato: o caldo.
Pirão, alimento altamente nutricional e de baixo custo, leva farinha de mandioca em seu preparo, produto que impulsiona a agricultura familiar.
O que é pirão?
Pirão é um prato que, conforme historiadores da gastronomia brasileira, já era preparado pelos indígenas mesmo antes do descobrimento do Brasil.
A princípio, o pirão era preparado cozinhando a cabeça de peixe em água com temperos. O caldo, então, era engrossado com farinha de mandioca, resultando em um mingau grosso e nutritivo.
Posteriormente, diferentes tipos de proteína, além de algumas leguminosas, também foram utilizados em seu preparo. Dessa maneira, nos dias atuais, podemos encontrar vários tipos da iguaria como pirão de carne e pirão de ovo, por exemplo.
Entretanto, o mais tradicional deles, além de ser o mais apreciado pelos brasileiros, embora o consumo per capita de pescado pela população seja baixo, é o pirão de peixe.
O prato, de alto valor nutricional, pode ser preparado com vários tipos de peixe, entre eles, por exemplo, o tambaqui, a corvina e a tilápia.
Consumo de pescados no Brasil
O consumo per capita de pescado no Brasil, apesar de ter crescido na última década, ainda é bastante inferior a outros países.
Isso porque, além do brasileiro possuir outras alternativas de proteína animal, o preço do pescado é infinitamente superior à de outros tipos de carne.
Anualmente, o brasileiro consome menos de 10 kg de peixe per capita e, dependendo da região do país, o consumo é inferior a 4 kg. Em contrapartida, o consumo médio anual é superior a 20 kg per capita.
Ainda que a piscicultura tenha crescido nos últimos anos gerando milhões de empregos e obtendo receita superior a R$ 5 bilhões, a produção pode ser ainda bem maior, conforme afirmam especialistas.
Para que isso seja possível, ainda de acordo com especialistas, é necessário que ocorra o melhoramento genético de várias espécies, além de uma alimentação de melhor qualidade.
Ainda assim, no Brasil, a tilápia lidera a produção de peixes cultivados, atingindo mais de 56% do montante total, o que o coloca em quarto lugar no ranking mundial na criação dessa espécie.
Farinha de mandioca no preparo do pirão
A farinha de mandioca é produzida a partir da mandioca, tubérculo amplamente consumido pelos brasileiros, de alto valor nutricional e que passa por várias fases, que vão desde a limpeza até a torrefação, até se transformar em farinha.
A mandioca, considerada pela ONU como o alimento do século XXI, além de rica em carboidratos, o que a torna uma comida energética, é fonte de minerais como, por exemplo, fósforo, ferro, potássio e cálcio, bem como vitaminas do complexo B, A, K e C. Mas não apenas isso, também é isenta de glúten, o que a torna apropriada para o consumo por celíacos.
O cultivo da mandioca, assim como a produção da farinha a partir dela, é fundamental para a sobrevivência da agricultura familiar, pois gera empregos e também se transforma em fonte de renda.
Como fazer pirão?
Além de peixes e frutos do mar, leguminosas e outros tipos de proteína animal podem ser utilizados no preparo do pirão. Entretanto, em todas as preparações, a farinha de mandioca, usada com espessante, não pode faltar.
A farinha de mandioca, assim como sua matéria-prima, é fonte de vitaminas, minerais e carboidratos. A farinha, aliada às vitaminas e minerais encontrados nos peixes, faz com que o pirão se torne um alimento altamente nutricional.
Preparado com ingredientes de baixo custo, o pirão se torna um aliado importante na luta contra a desnutrição das famílias de baixa renda, isso não somente no Brasil, mas por todo o mundo.
A elaboração do pirão é bastante simples: a proteína animal, ou leguminosa, é cozida em água com temperos e engrossada com farinha de mandioca. Em algumas preparações, no entanto, o caldo pode ser coado e, como resultado, obtém-se um pirão menos grosso.
Entretanto, o pirão de farinha, outra forma de preparo da iguaria, leva apenas água, sal e farinha em sua elaboração, mas também é altamente nutricional e muito consumido pelas famílias de baixa renda, principalmente na região Nordeste do país.
Versatilidade do pirão
Além de contribuir para combater a fome em vários países no mundo, inclusive no Brasil, o pirão também pode ser servido como acompanhamento para outros pratos.
O pirão feito com peixes ou frutos do mar, é um excelente acompanhamento para peixes fritos, assados e moquecas. Já o de feijão, que pode ser do tipo carioca ou preto, acompanha muito bem arroz, couve-manteiga, além de embutidos como linguiça, por exemplo.
Além disso, o pirão de frango é o acompanhamento ideal para sobrecoxas assadas, arroz e legumes cozidos no vapor.
Receita de pirão
Sem dúvida, independentemente da proteína utilizada para o seu preparo, o pirão é um alimento com propriedades nutricionais importantes para o organismo. Além disso, é muito saboroso, agradando aos mais diferentes paladares.
Em seguida, daremos a receita de pirão de peixe tambaqui, uma delícia de dar água na boca. Anote a receita e não deixe de preparar.
Ingredientes do pirão
- 1 cabeça de tambaqui;
- 500 kg de filé de tambaqui cortado em tiras e cozido;
- 1 cebola grande cortada em cubos;
- 2 folhas de louro;
- 1 dente de alho picado;
- 5 tomates sem sementes picados;
- ½ xícara de chá de azeite;
- 4 colheres de sopa de salsinha picada;
- 2 colheres de sopa de coentro picado;
- 2,5 litros de água;
- Sal a gosto;
- Suco de 1 limão;
- Molho de pimenta a gosto;
- 2 xícaras de chá de farinha de mandioca.
Como preparar o pirão
- Em primeiro lugar, em uma panela alta, coloque a água, a cabeça do tambaqui, a cebola, o louro, o alho, os tomates, metade do azeite, 2 colheres de sopa de salsinha, 1 colher de sopa de coentro, sal e o suco de limão;
- Logo depois, leve ao fogo alto e, assim que levantar fervura, reduza o fogo e cozinhe por 40 minutos;
- Depois que passado esse tempo, retire do fogo e passe por uma peneira, pressionando bem os ingredientes com uma colher;
- Em seguida, volte o caldo à panela, acrescente o restante da salsinha, do coentro e do azeite, o peixe cozido e então tempere com sal e molho de pimenta;
- Por fim, leve ao fogo alto e, quando começar a ferver, adicione a farinha de mandioca, aos poucos, mexendo sem parar, até obter a consistência de mingau.
Como vimos, o pirão é um prato econômico, fácil de fazer, rico em nutrientes e que utiliza ingredientes que movimentam a economia, gerando empregos e excelente opção de fonte de renda, principalmente para a agricultura familiar.