Pistilo é órgão essencial para a reprodução e proliferação das plantas

Inicio » Meio Ambiente » Pistilo é órgão essencial para a reprodução e proliferação das plantas
19/03/2019 Por
Pistilo é órgão essencial para a reprodução e proliferação das plantas

O pistilo é essencial para a planta e possui diversas funções reprodutivas

O conjunto em que o pistilo se encontra faz parte do sistema mais importante das flores, pois as ajuda na sua reprodução e proliferação.

O pistilo se encontra no interior das flores e, além de ser um órgão, também age na composição de outros aspectos da flor.

flores com pistilo

Você sabe o que é pistilo?

O pistilo é um órgão sexual feminino de vegetais do grupo angiosperma. Dentre os órgãos compostos pelo pistilo podemos citar o estigma, estilete e ovário. Esta parcela da flor é também chamada de gineceu e é responsável pela reprodução das flores. Além disso, o pistilo é constituído por uma ou mais folhas que foram adaptadas ao meio. Estas folhas se fundem e dão origem ao segmento denominado de ovário.

megasporângio (outra denominação ao órgão reprodutor das flores) se funde através da haplóide  (conjunto de gametas). A haplóide, por sua vez, é responsável por gerar o gametófito do gênero feminino dentro do ovário, ou seja, o saco embrionário.

Para o que serve o pistilo?

O pistilo da flor é órgão reprodutor, ou seja, é a partir dele que as flores dão seu frutos. Sua função é a de se desenvolver em todos os aspectos sexuais da planta, para que seja possível dar início seu seu estado reprodutivo.

Dado ao fato de que as flores são hermafroditas (ou seja, possuem ambos os sexos), o processo de reprodução é feito completamente sozinho. Dessa forma, não há a necessidade de que uma outra planta participe do processo para que seja iniciada a sua produtividade.

Diferença entre estame e pistilo

Os dois segmentos das plantas exercem atividades semelhantes, mas há diferenças importantes. O estame é a denominação dada à uma folha modificada que dá origem ao órgão masculino da flor. Ele é encarregado da doação de material ao segmento feminino – pistilo – para iniciar a reprodução.

O pistilo, por sua vez, é formado por carpelos (que também são plantas modificadas). Ele é classificado como o órgão reprodutor, pois está no conjunto de segmentos que formam o ovário. Uma característica do pistilo é que em sua formação podem haver até três carpelos.

O processo em que os dois órgão se interligam acontece a partir da antena da flor. Dentro da antena é formado o pólen e são armazenados os gametas masculinos. Em dado momento, a flor amadurece e libera os os grãos de pólen, bem como os gametas.

Os dois órgão são essenciais para a flor e nenhum deles funciona sozinho. Para que seu funcionamento seja efetivo, ambos devem estar em perfeitas condições.

Pistilo das flores

Cuidados para melhorar o processo reprodutivo

Todo este processo é feito de modo natural e instintivo da planta. A maneira como o responsável pelo cultivo de plantas deste caráter pode agir para facilitar o processo é por meio do manejo adequado das sementes. A partir da germinação, é essencial que haja cuidado tanto com o solo disposto quanto com a proteção contra as pragas. Estar alerta quanto às possíveis doenças também é uma maneira de proteger as flores.

Em suma, o pistilo é um órgão essencial no organismos das flores pois, sem o processo reprodutivo, as mais variadas espécies correriam o risco de entrar em extinção.

Agro20 | Portal Vida No Campo