Plátanos são árvores nativas da América do Norte e da Eurásia

Inicio » Agricultura » Plátanos são árvores nativas da América do Norte e da Eurásia
10/10/2020 Por
Plátanos são árvores nativas da América do Norte e da Eurásia

A beleza dos plátanos está nas suas folhas, que ficam avermelhadas no outono. Essas árvores são comuns para a arborização urbana. Os plátanos no Brasil são muito comuns nas regiões serranas sul e sudeste. Possuem grande porte e são utilizadas principalmente como plantas para ornamentação.

O seu crescimento rápido é um ponto positivo para o cultivo dos plátanos. A copa densa e arredondada do plátano é perfeita para formar lindas configurações de paisagismo, assim, costuma ser plantada em alamedas em linhas à beira de calçadas em ruas e avenidas.

Plátanos

O que é plátano?

Plátano é o nome popular da espécie Platanus ocidentalis, podendo chegar a 40 metros de altura e 3 metros de diâmetro. É nativa da Europa e possui ciclo de vida perene.

A casca dessa planta apresenta cores de tons cinzas mesclados com branco, castanho e verde. A folha de plátano é palmatilobada de cor verde e que muda de cor no outono, assumindo tons vermelhos bordô, algo realmente lindo de se ver.

A árvore plátano possui uma inflorescência do tipo umbela. Cada pedúnculo floral dá origem a pelo ao menos 3 frutos. Esta planta é utilizada com objetivos de ornamentação, principalmente em parques e jardins na Europa.

Esta árvore longeva tem características rústicas, resistindo aos mais diferentes climas frios ou quentes, secos ou úmidos, o que é uma grande vantagem para o seu cultivo.

Existem diferentes espécies de plátanos, sendo alguns produtores de frutos com importância econômica, principalmente nas regiões da África. Os mais conhecidos são os plátanos da terra, terrinha e da Angola. Embora o plátano para jardins urbanos seja cultivado apenas para uso ornamental, existem estas outras cultivares.

Diferenças entre variedades de plátanos

Muitas pessoas têm dúvidas de o que é plátano, pois o fruto de algumas variedades podem ser semelhantes aos da bananeira, que podem ser consumidos igualmente. Porém, a fruta do plátano se mantém verde, mesmo depois de madura.

O consumo é mais frequente na África. No Brasil, ela corresponde a 9% do total de bananas produzidas, o que é muito pouco em relação à produção de outros países. A banana é uma das frutas mais consumidas no Brasil, mas devido ao baixo consumo do plátano, a atividade de cultivo no país não ganha destaque.

Já o plátano utilizado para sombra é um híbrido resultante de duas espécies, o Platanus ocidentallis e o Platanus orientalis. Esta dá origem a frutos chamados aquênios: diferentemente dos outros plátanos produtores de frutas comestíveis, estes são pequenos e leves, sendo dispersados pelo vento, no processo chamado de anemocoria. A madeira dessa árvore também é empregada para produção de móveis e ferramentas, por ser dura e resistente.

O pólen dessa espécie pode causar alergias respiratórias, principalmente durante a estação da primavera. Outro problema decorrente da árvore é a produção de folhas, as quais caem no final da estação do outono e podem causar problemas urbanos, como entupimento de bocas de lobo para escoamento de água, devendo em alguns casos ser removidas. Isso é um aspecto que demanda grandes investimentos para a limpeza urbana e de vias públicas.

Plátanos

Como plantar plátano?

Confira algumas dicas de como plantar plátano:

  • Os solos devem ser profundos e possuir uma grande quantidade de matéria orgânica, disponibilizando nutrientes para o crescimento viçoso da planta. Também deve ser feita a fertilização do solo caso necessário;
  • Pode ser cultivado a partir de muda de plátano ou pelo cultivo de sementes;
  • Necessitam de podas anuais e precisam ser regadas frequentemente no primeiro ano de seu crescimento;
  • Podem ser propagadas por estacas;
  • Essas árvores devem ser cultivadas sob boas condições de incidência de luz;
  • Evitar plantar o plátano próximo de construções, devendo estar a pelo menos dez metros de distância delas e também de fios de luz e postes de iluminação.

É importante cuidar para que a muda não seja afetada por fungos, principalmente o micélio branco, pois estes podem retirar o vigor da planta, impedindo o seu crescimento, ou mesmo depois de crescidas. Para evitar que isso aconteça, são feitos tratamentos preventivos recomendados por agrônomos.

Além dessa doença, a árvore é comumente atacada por uma variedade de insetos, devendo ser monitorada e aplicado inseticidas quando necessário.

Plátanos

Benefícios da árvore plátano

O plátano é uma árvore com algumas propriedades medicinais que estão sendo estudadas. Já são empregados compostos de seu caule em tratamento de bronquites e asmas. Um de seus principais benefícios é a sua sombra e também a sua longevidade, resistindo a quase todos os tipos de clima.

A sua beleza é o principal motivo para se cultivar a árvore. Além disso, outras espécies de plátanos que dão frutos podem ser plantadas em pomares e ainda ser comercializadas, gerando renda.

Uma curiosidade sobre o plátano é que ele é conhecido como a árvore das 4 estações. Essa fama se deu devido ao seu comportamento diferente em cada estação, mudando as cores das folhas, produzindo flores e frutos.

Além do mais, é uma árvore muito resistente, porém, sensível às geadas quando perde as suas folhas. A característica que faz essas árvores serem especiais para ambientes urbanos é a sua capacidade de resistir muito bem à poluição.

As raízes dessa árvore costumam crescer profundamente, mas também para as laterais, o que pode prejudicar a fundação de prédios e residências. Entretanto, são ótimas para encostas de rios, evitando a erosão do solo e assoreamento do corpo hídrico. Desta forma, atuam na preservação ambiental e de recursos hídricos, o que é excelente para a preservação.

Cultivo do plátano africano

Se o intuito é a produção de frutos, as variedades africanas são as escolhas certas. Estas plantas podem se desenvolver bem à meia sombra, porém, a sua inflorescência e consequente produção de frutos está relacionada aos dias longos.

O plantio dos plátanos pode ser realizado em qualquer época do ano, em solos com umidade ou água disponível em abundância, mas bem drenados. Do mesmo modo, o solo deve ter uma boa quantidade de matéria orgânica e nutrientes. Não é recomendado plantar a variedade em solos ácidos, devendo fazer a análise do solo e a calagem quando necessário.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo