Polvilho doce vem da mandioca e é famoso no país

Inicio » Agronegócio » Polvilho doce vem da mandioca e é famoso no país
04/05/2019 Por
Polvilho doce vem da mandioca e é famoso no país

O polvilho doce é um produto muito utilizado em diversas receitas

O polvilho doce, em alguns locais, também é conhecido com amido, fécula ou goma. Este alimento é brasileiro e tem algumas variedades, por exemplo, a versão salgada. Tornou-se bastante popular no preparo de receitas diferenciadas, em especial, o delicioso pão de queijo.

O polvilho doce se deriva da mandioca, sendo um tipo de ingrediente livre de glúten, gorduras e rico em vitaminas e carboidratos. Ele é um maravilhoso aliado dentro de uma dieta equilibrada e saudável, o que o torna ainda mais interessante.

polvilho doce

O que é polvilho doce?

Polvilho doce é um tipo de subproduto delicado e versátil da mandioca, originalmente brasileiro. É um tanto diferente da farinha da mandioca que, para ser fabricada, basta fazer a tritura da raiz. Assim, o polvilho provém de uma maneira de processo bem mais complexo.

Para o seu preparo, a mandioca tem que ser amassada até que se torne uma goma que tem a base no amido. Entretanto, é mais correto designá-la como fécula. Essa fécula é desidratada a ponto de virar um pó alvo, branco e fino. Aparentemente é simples, mas para chegar a tal estado, há um caminho longo a ser percorrido.

Agora você sabe o que é polvilho doce, mas talvez não saiba que esse produto tem a sua classificação como azeda também, devido ao seu teor ácido. Ambos são fruto da decantação da raiz da mandioca. Entretanto, a diferença é que polvilhos doces devem ser secos e moídos ao sol. Já o polvilho azedo passa pela fermentação antes de entrar na fase da moagem e secagem.

O biscoito de polvilho doce

Quem já experimentou o biscoito de polvilho doce sabe o quanto essa delícia faz jus a sua fama. A receita mineira é fácil de fazer e não requer muitos ingredientes. Esse tipo de biscoito pode ser oferecido nos lanches da manhã e da tarde, uma vez que não contém muitas calorias.

Se os processos forem seguidos à risca, fica basicamente igual aos biscoitos assados que encontramos na padaria. Sequinho, leve e crocante, você vai se apaixonar por essa maravilha vinda da mandioca.

Sem segredos, a receita pode ser preparada até mesmo para venda em casa e como renda extra. Uma vez que não requer investimentos altos, é uma ótima opção para os que buscam fazer algo no conforto do seu lar.

Ingredientes:

  • 500 gramas do polvilho doce;
  • 200 ml de óleo na temperatura ambiente;
  • 1 colher de sobremesa rasa de sal;
  • 1 ovo;
  • 200 ml de água fervida;
  • 200 ml de leite na temperatura ambiente.

Modo de preparar:

  1. Colocar o polvilho doce em uma tigela, adicionando o sal e misturando. Acrescentar metade da água, mexendo bem. Em seguida, colocar metade do óleo e do leite, mexendo até que se forme uma farofa mais úmida;
  2. Posteriormente, colocar o restante da água fervendo e misturar bastante. Adicionar a outra parte do óleo e do leite;
  3. Mexer bem e ir amassando com uma colher de pau até que tudo fique homogêneo. Depois, coloque o ovo, misture mais e deixe a massa bem lisa;
  4. Transferir a massa para o saco de confeiteiro ou saco com a pontinha cortada. Modelar os biscoitos em uma assadeira ou forma, deixando o espaço entre um e outro de cerca de 1 cm;
  5. Levar ao forno preaquecido em 220 °C, por cerca de 20 minutos ou até que doure.

polvilho doce

Receitas com polvilho doce

Como citado acima, o polvilho doce, assim como o salgado, é um tipo de subproduto da mandioca. É, de fato, um ingrediente bastante versátil, não contendo gordura ou glúten. Assim, se torna ideal para os indivíduos que são alérgicos ou que seguem uma dieta restritiva.

Como seus benefícios são inúmeros, as pessoas passaram a utilizar o produto em muitas e muitas receitas diversas e deliciosas.

Confira, a seguir, algumas das principais preparações com o polvilho doce, incorporando o ingrediente ao seu dia a dia. A facilidade e praticidade certamente vão te encantar! Tome nota:

  • Biscoito de polvilho frito com queijo;
  • Nuvem de queijo;
  • Bolo salgado com polvilho doce;
  • Bolo com polvilho doce com farinha;
  • Pão de queijo de polvilho doce;
  • Biscoito de polvilho frito;
  • Biscoito de polvilho assado;
  • Massa de tapioca com polvilho doce;
  • Bolacha de nata de polvilho doce.

Polvilho doce engorda?

Esse é um questionamento que ronda a cabeça de muitas pessoas hoje em dia, ainda mais com esse boom da alimentação saudável. Saber se o polvilho doce engorda é importante para ter a certeza se ele poderá ou não ser incorporado na dieta diária de quem busca perder peso.

Esse tipo de polvilho é popular e caracteriza os tradicionais lanches mineiros. O biscoito é comumente conhecido não somente pela sua leveza e seu sabor, mas também por sua baixa quantidade de calorias.

Contudo, será mesmo viável sua ingestão, já que sua composição pode ser ou não uma ameaça aos que precisam manter uma boa forma? As informações acerca do assunto são realmente diversas, entretanto, precisam passar por uma completa análise relacionada às calorias dos alimentos.

polvilho doce

Polvilho doce pode compor dietas restritivas, porém, moderadamente

Afirmar que esse biscoito de polvilho é capaz de engordar é deveras radical, uma vez que a alimentação não deve ser limitada somente ao consumo de um único produto.

Quem pratica dietas mais rigorosas sempre se atenta às quantidades de proteínas e carboidratos ingeridos. Assim, essa é a perspectiva que precisa ser mantida no que concerne evitar o aumento de peso.

O consumo em porções pequenas, dentro dos horários apropriados, não comprometerá em nada o emagrecimento. Contudo, é fundamental administrar bem a quantidade dos carboidratos que são consumidos no dia, priorizando as fontes que são mais saudáveis.

Muitos indivíduos comem durante o intervalo das refeições principais. Seu sabor é agradável e muitos afirmam que isso reduz a compulsão alimentar trazida por ansiedade. Inclusive, outros também acreditam que existe um oferecimento da sensação da saciedade.

Caso alguém queira ganhar peso, é recomendado é que o consumo de polvilho seja feito da maneira mais moderada. Se a ingestão do polvilho doce for excessiva, reduzirá o apetite dentro das refeições importantes e principais, o que não é uma boa escolha.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo