Produção de cachaça é grande e reconhecida no Brasil

Inicio » Agronegócio » Produção de cachaça é grande e reconhecida no Brasil
06/12/2020 Por
Produção de cachaça é grande e reconhecida no Brasil

A cachaça é uma bebida tipicamente brasileira, fazendo parte da história e gastronomia do país. Assim, ao longo do tempo, a produção de cachaça ganhou o Brasil e hoje ocorre de Norte a Sul.

A produção de cachaça no país já conta com mais de 4 mil marcas registradas, apresentando os mais variados sabores e aromas.

Produção de cachaça

Produção de cachaça no Brasil

Tendo como matéria-prima a cana-de-açúcar, a produção de cachaça remonta século XVI, nos engenhos de cana com os escravos. A bebida, obtida através da fermentação e destilação do caldo, teria sido descoberta pelos escravos.

Dessa forma, no início, foi considerada uma bebida sem valor para a sociedade, por ser consumida por escravos e outras classes baixas, já que as pessoas da classe alta bebiam vinhos.

Ainda assim, os engenhos foram se espalhando e o consumo da cachaça também, sendo uma bebida de teor alcoólico muito consumida no Brasil Colônia.

A cachaça é uma bebida destilada, com base na cana, leveduras e água. São cerca de cinco espécies de cana-de-açúcar utilizadas na fabricação da cachaça, variando os teores de açúcar e até o tempo de fermentação do caldo.

O processo para a produção da bebida normalmente inicia na moagem da cana, que vai resultar no caldo. Ao adicionar água ao caldo extraído, obtém-se o mosto que, com as leveduras, inicia um processo de fermentação.

Produção de cachaça artesanal

Existem algumas diferenças no processo de produção de cachaça de alambique – que em sua maioria é artesanal – e na produção industrial.
Contudo, a legislação não aponta diferenças entre o produto final oriundo de alambiques artesanais ou de destilarias industriais. Porém, na prática, há algumas diferenças, que os apreciadores costumam levar em consideração na hora de escolher uma dessas bebidas.

Nas indústrias, as produções são controladas por empresas maiores, com a cana cultivada em grande escala. Já na produção artesanal, a cachaça é produzida por agroindústrias familiares ou por pequenos produtores, e em menor escala.

De acordo com informações do Portal Embrapa, a cachaça é produzida em praticamente todos os estados brasileiros, sendo os maiores produtores os estados de São Paulo, Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Contudo, a produção artesanal se destaca nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo, sendo que MG e RJ contribuem com a maior parte da cachaça artesanal.

Produção de cachaça

Apesar da produção de cachaça de qualidade, um número muito baixo é destinado ao mercado externo, a maior parte, para países europeus. Em 2019, 44% da exportação da cachaça teve como destino a União Europeia. Porém, de toda a produção nacional, apenas 1% é destinado à exportação, o equivalente a 8,4 milhões de litros.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para ser considerada cachaça, a bebida deve ser feita a partir do mosto fermentado derivado do caldo da cana-de-açúcar. Sua composição alcoólica deve variar entre 38% e 48%.

Dessa forma, a produção de cachaça ocorre em mais de 800 municípios brasileiros, servindo como uma fonte de renda para muitas famílias que fabricam esse produto tipicamente brasileiro.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo