Densidade do leite indica nível nutricional e qualidade da bebida

Inicio » Agronegócio » Densidade do leite indica nível nutricional e qualidade da bebida
01/08/2019 Por
Densidade do leite indica nível nutricional e qualidade da bebida

A densidade do leite é medida com a ajuda de um aparelho chamado termolactodensímetro

Medir a densidade do leite é importante para manter a qualidade do produto. Quando a densidade sofre alterações, portanto, pode indicar que a bebida foi alterada com o acréscimo de água ou outros produtos.

A densidade do leite geralmente é medida quando a bebida está em temperaturas amenas. Isso porque quando o líquido está muito quente, ou muito frio, suas partículas podem sofrer alterações o que modifica a densidade.

densidade do leite

O que é a densidade do leite?

Densidade do leite é a relação entre o peso e o volume do líquido. Ela é geralmente medida com a ajuda de um aparelho chamado termolactodensímetro.

Poucas pessoas sabem, porém, medir a densidade é importante pois pode trazer alguns indicativos sobre a bebida. Se o nível estiver muito abaixo do considerado ideal, por exemplo, pode indicar a adição de água no líquido. Além disso, a medição também pode mostrar problemas de saúde da vaca ou deficiências nutricionais.

O nível de densidade, portanto, vai depender do nível de gordura e sólidos não-gordurosos presentes na bebida. Isso porque a gordura tem densidade menor do que a água. Já os sólidos, por sua vez, possuem densidade maior.

A densidade do leite em detalhes

A densidade da bebida, então, pode trazer alguns indicativos sobre a qualidade da bebida. Mas afinal, qual a densidade indicada para cada tipo de leite?

densidade do leite

Vejamos alguns níveis considerados normais a seguir:

  • Densidade do líquido em seu estado normal, portanto, gira em torno dos 1.032kg/m³. Ela pode variar entre 1.023 e 1040kg/m³.
  • Densidade do leite em pó: já o formato em pó apresenta a densidade de 1.022kg/m³.
  • Densidade do leite integral: o tipo integral possui densidade bastante semelhante à bebida comum, em torno dos 1.027kg/m³.
  • Densidade do leite condensado: como já era de se imaginar, o tipo condensado possui a maior densidade entre os outros existentes no mercado. Conforme o método de produção e a marca, portanto, varia em torno dos 1.300kg/m³.

Calculando a densidade dos líquidos

A densidade varia conforme cada substância. Ou seja, ela é uma propriedade específica e pode ser mensurada em líquidos assim como sólidos e gases.

E como se faz para calcular a densidade do leite? Não é diferente das outras substâncias. O cálculo se faz por meio de uma fórmula matemática onde a massa é dividida pelo volume do objeto medido.

densidade do leite

A unidade mais utilizada para estas medidas, portanto, é a medição de gramas por centímetros cúbicos, ou seja: g/cm³. Entretanto, conforme o Sistema Internacional de Unidades, a referência utilizada para a densidade também pode ser de quilos por metros cúbicos, ou seja: kg/m³.

De maneira geral, os líquidos são medidos através de densímetros. O aparelho possui um tubo de vidro, no qual são registrados os níveis de densidade. Ao ser inserido no líquido, então, ele indica o nível através de sua haste.

Vale ressaltar que a densidade por variar conforme a pressão e temperatura na qual a substância é submetida. Por isso a densidade do leite é geralmente medida quando o líquido está na temperatura de 15 graus celsius.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo