Queijo emmental e o seu processo de produção no mundo

Home » Agronegócio » Queijo emmental e o seu processo de produção no mundo
23/05/2019 by
Queijo emmental e o seu processo de produção no mundo

O queijo emmental é conhecido no mundo todo por conta dos seus furos

O queijo emmental é de origem suíça e muito popular no mundo todo. A sua principal característica são os seus furos e o sabor único. Esse tipo de queijo é muito utilizado na culinária em diversas receitas; desde o fondue até cremes brancos, sendo muito explorado em receitas brasileiras.

O comércio do queijo emmental é muito forte no mundo todo por conta da popularização. Além de muito saboroso, ele é também rico em proteínas benéficas para o organismo. Contudo, ele é também um queijo muito calórico e, por isso, seu consumo pode ser equilibrado.

O queijo emmental é conhecido pelos furos

O que é queijo emmental?

O queijo emmental é originário da Suíça, por isso, no Brasil é também conhecido como queijo suiço. Em outras parte do mundo este queijo pode ser encontrado pelo nome emmentaler ou emmenthar. Ele é fabricado a partir do leite de vaca pasteurizado e da aplicação da bactéria propiônica. O seu sabor é suave e levemente doce. Sua maior característica são os furos que contém; quanto menores e mais arredondados, mais forte é o sabor.

Além disso, quanto maior de tempo dedicado para a cura do queijo, ou seja, maturação, mais picante é o seu sabor. Ele pode pesar até 130 kg em seu formato completo, com diâmetro de 70 cm e 1 metro de espessura. O consumo deste tipo de queijo acontece o ano todo no país, ele é comumente consumo acompanhado de vinho branco frutado e de caráter suave.

No início da produção desse tipo de queijo, os seus furos eram considerados sinais de imperfeições pelos produtores; eles tentavam evitar a cada nova remessa, entretanto, o formato foi se popularizando e tornou uma marca registrada, identificando como um legítimo “swiss cheese”.

Ele é também muito confundido com o queijo gruyere por conta das características semelhantes. Quase metade do queijo é composto por gordura, portanto, não é um alimento de baixo teor calórico e seu consumo pode ser moderado. Este queijo é geralmente combinado com omeletes, fondues e também molhos brancos.

Além do sabor apreciado em muitas parte do mundo, este queijo também contém diversas propriedades benéficas. Os probióticos que são encontrados no queijo suíço podem auxiliar no processo de diminuição de sintomas anti-inflamatórios e, por consequência, aumenta a imunidade. Além disso, estas mesma características podem ajudar a melhorar sinais de expressão e evitar o envelhecimento precoce.

O queijo emmental é também chamado de queijo suíço

Curiosidades sobre o queijo emmental

Antigamente, os cientistas acreditavam que os furos nos queijos eram provocados pelo dióxido de carbono que a bactéria injetada produzia. No entanto, em 2015, após muitas pesquisas, foi descoberto que a origem dos furos tão característicos é por conta dos gases; que são produzidos por minúsculas partículas de feno durante o período da fermentação do queijo.

A maturação do queijo emmental leva, em média, 30 dias em uma câmara fria; e depois mais 15 em uma câmara quente. Este processo de fabricação é de origem suíça e é reproduzido no mundo todo. A fabricação desse queijo é feita desde a Idade Média por povos da França.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo