Queijo do reino é uma variedade maturada originária da corte portuguesa

Inicio » Agronegócio » Queijo do reino é uma variedade maturada originária da corte portuguesa
17/08/2020 Por
Queijo do reino é uma variedade maturada originária da corte portuguesa

O queijo do reino possui um formato arredondado e seu peso varia entre um quilo e meio e dois quilos. A crosta dessa variedade de laticínio é fina, lisa e tingida de um vermelho puxado para o lilás, contudo, também pode receber um revestimento de parafina. Além disso, a consistência semidura da sua massa não é muito flexível e elástica, sendo classificada com uma untuosidade que beira ao seco. A textura do queijo do reino tende a ser aberta, com um fundo brilhoso e um contorno bastante nítido. O diâmetro do queijo pode variar de três a cinco mm.

Mas o melhor sobre esse queijo você ainda está por descobrir. Afinal, o que fez o queijo do reino o preferido da corte portuguesa? Confira mais informações sobre o consumo desse queijo e seu uso em receitas!

Queijo do reino

O que é queijo do reino?

Queijo do reino é um tipo de queijo maturado e semiduro, de formato arredondado e casca vermelha. Sua forma de apresentação mais tradicional é embalado em lata, normalmente na cor vermelha.

Esse foi o modo que o queijo do reino surgiu, recebendo o título de primeira variedade curada de queijo industrializado no Brasil. Saiba mais sobre a origem desse queijo a seguir!

Origem do queijo do reino

A origem do queijo do reino está na corte de Portugal durante o período de permanência em terras brasileiras, onde fazia a importação de queijos da Holanda através de Portugal.

Anos depois, em 1850, Carlos Fortes, nativo português, fechou um contrato com dois técnicos da Holanda para instalar em Santos Dumont, em Minas Gerais, uma fábrica destinada à produção de laticínios.

Assim, os técnicos holandeses iniciaram a produção de um queijo com inspiração no Edam, então muito apreciado pela realeza portuguesa. Ou seja, a origem do nome “queijo do reino” está intimamente ligada com o objetivo da sua fabricação. Afinal, o queijo produzido era direcionado ao consumo da nobreza formada pela corte portuguesa que, na época, estava estabelecida no Brasil.

No entanto, alguns anos depois, o consumo do então “queijo do reino” ganhou popularidade entre as classes mais ricas do Brasil. Atualmente, a variedade de queijo nascido em terras brasileiras por influência da corte é largamente consumida por todas as camadas sociais, sendo especialmente comum em festas juninas e em comemorações de fim de ano.

Já em Portugal, o famoso “queijo flamengo” repete a casca vermelha e o formato avermelhado do queijo do reino anteriormente apreciado pela corte. Contudo, tanto a textura quanto o sabor dessa variedade são totalmente distintos do originalmente produzido em Minas Gerais.

Afinal, a casca vermelha se deve a uma composição com urucum. O ingrediente, por sua vez, é uma prova do uso de produtos oriundos da América por parte dos holandeses. Afinal, o urucum era diretamente comercializado pelos indígenas para os holandeses.

Preço do queijo do reino

Por ter sido um queijo muito apreciado pela “nata” da sociedade no passado – a corte portuguesa estabelecida no Brasil –, muitos se perguntam sobre o preço do queijo do reino.

Essa variedade, com muitas vendas realizadas no período natalino, tem um preço médio, mas acessível à maioria. Em uma pesquisa geral, é possível encontrar a peça de queijo por um preço que varia entre cinquenta e noventa reais.

Além disso, atualmente, esse queijo é consumido principalmente no estado de Pernambuco. De fato, o estado corresponde a 80% de todo mercado nacional dessa variedade de queijo.

Queijo do reino

Receitas com queijo do reino

Com o Natal chegando, talvez você esteja procurando por receitas com queijo do reino para diferenciar a ceia. Sem dúvida, essa é uma ótima ideia para surpreender os convidados com o sabor desse queijo que, não à toa, era o preferido da realeza portuguesa.

Abaixo, separamos duas receitas para incrementar com esse delicioso queijo. Confira!

Pão feito com queijo do reino

Ingredientes

Você vai precisar de:

  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 1 colher de chá de açúcar;
  • 1 colher e meia de chá de sal;
  • 4 colheres de sopa de manteiga sem sal;
  • 1 colher e meia de de fermento em pó;
  • 250 gramas de queijo do reino (ralado em tiras grossas);
  • Uma xícara de chá de leite;
  • Um ovo batido.

Modo de preparo

  1. Primeiramente, comece untando e enfarinhando uma forma própria de bolo;
  2. Em seguida, deixe o fogo pré-aquecer em uma temperatura média de 180 graus;
  3. Mistura o sal, o fermento, o açúcar e a farinha em uma tigela;
  4. Corte a manteiga em pedaços e misture o conteúdo da tigela com os dedos, até obter a consistência grossa de uma farofa;
  5. Feito isso, é hora de acrescentar o queijo e misturar bastante;
  6. Enfim, junte o ovo e o leite e despeje o conteúdo na forma de bolo, levando ao forno por quarenta minutos ou até dourar.

Agora, se você quer preparar um pão de queijo tradicional, essa substituição com esse tipo de queijo vai surpreender você! Não perca!

Queijo do reino

Pão de queijo tipo do reino

Ingredientes

Você vai precisar de:

  • 375 gramas de polvilho azedo;
  • 125 gramas de polvilho doce;
  • Uma colher de chá de sal;
  • 75 gramas de óleo;
  • 300 gramas de leite;
  • 75 gramas de ovos;
  • 200 gramas de queijo do reino ralado e devidamente fresco;
  • 120 gramas de queijo do tipo parmesão ralado e fresco (adição opcional).

Modo de preparo

  1. Coloque o sal e os dois tipos de polvilho em um recipiente;
  2. Coloque o leite e o óleo em uma panela e leve para o fogo até ferver;
  3. Uma vez que a mistura estiver fervida, derrame pacientemente em cima dos polvilhos. Misture a composição até que ela esfria e a massa comece a adquirir uma textura homogênea e totalmente lisa;
  4. Agora, faça a adição dos ovos e volte a misturar até a massa voltar à sua consistência homogênea;
  5. Por fim, acrescente as variedades de queijo (ou apenas o queijo do reino) ralados em tiras grossas;
  6. Com as mãos, molde as bolinhas de queijo;
  7. Coloque as bolinhas modeladas em uma forma ou assadeira e leve até o forno pré aquecido por cerca de vinte minutos ou até os pães de queijo do reino dourarem.
Tags:

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo